sábado, 25 de agosto de 2007

A percepção do brasileiro sobre a realidade

Tenho para mim que o povo brasileiro simplesmente perdeu a noção da realidade. Abaixo vou colocar 4 afirmações, todas consideradas como verdadeiras pela maior parte da população, e as comento em sequência.

1) Brasileiro é o melhor povo do mundo.
Que tal montarmos um ranking sobre a bondade dos povos? Critério: o povo mais bondoso do mundo é aquele que vê uma única criança abandonada na rua, passando frio e fome, e fica extremamente indignado. O segundo melhor povo do mundo é aquele que, para atingir o mesmo nível de indignação, precisa ver duas crianças abandonadas na rua. O terceiro melhor povo é aquele que necessita ver três crianças abandonadas para atingir o mesmo grau de indignação. E assim por diante. Quantas crianças passando fome o brasileiro precisa ver para ficar indignado? Alguém se arrisca a dizer que o povo brasileiro está no topo desse ranking? Comparado a outros povos, alguém se arrisca a dizer que o povo brasileiro está entre os mais caridosos? Ou entre os que mais prestam serviço voluntário? Ou entre os que mais doam recursos para os pobres (não vale contar imposto)? Então, por que é que temos a mania de dizer que brasileiro é o melhor povo do mundo?

2) O Brasil é o melhor país do mundo.
Pegue 10 índices diferentes que medem a qualidade de vida em um país. Em NENHUM deles o Brasil estará entre os 10 melhores países do mundo. Pegue 10 índices diferentes que ranqueiam os piores países do mundo para se morar; tenho para mim que o Brasil irá aparecer entre os 10 piores países do mundo em pelo menos um desses rankings. De onde veio esse mito que o Brasil é o melhor país do mundo?

3) A escola pública de 1ª à 8ª série no Brasil é de boa qualidade.
Sim leitor, você entendeu bem. A maioria da população brasileira acredita que o ensino público de 1ª à 8ª série é de boa qualidade. Apenas 5% dos alunos de 8ª série sabem o que deveriam saber de matemática; apenas 6% sabem o que deveriam saber de português. Em comparações internacionais, os alunos brasileiros estão entre os piores em matemática e ciências (e notem que essa amostra inclui países muito mais pobres que o Brasil). Em resumo, a maioria esmagadora termina a 8ª série sem saber o básico de portugês, matemática e ciências. Mesmo assim, a maioria dos brasileiros concorda que a qualidade da educação pública no Brasil é boa.

4) A universidade pública no Brasil é de qualidade.
Papo furado. A universidade pública brasileira é tão ruim quanto o ensino fundamental público. A diferença é que, no primeiro e segundo grau, temos excelentes colégios privados que mostram as deficiências da escola pública. No caso do nível superior isso não ocorre. O Brasil tem pouquíssimas universidades privadas de qualidade; e mesmo elas são fracas quando comparadas internacionalmente. Assim, quando comparamos a universidade pública com a privada temos a falsa impressão que a universidade pública tem uma ótima qualidade. Apenas como exemplo: o melhor curso de pós graduação em economia no Brasil é o da EPGE (que é privada). A EPGE não está entre os 150 melhores programas de pós graduação de economia no mundo. A melhor universidade pública em economia é a USP, que não está sequer entre os 200 melhores centros do mundo.

O primeiro passo para melhorarmos a nós mesmo é reconhecermos nossas deficiências. O mesmo vale para nações. Enquanto não confrontarmos nossas fraquezas nunca seremos capazes de corrigir nossos pontos falhos. Afinal, o fato de você não reconhecer o problema não implica que ele irá desaparecer.

6 comentários:

Anônimo disse...

Mas o melhor futebol do mundo se está no Brasil, ai você tem que concordar, não é não?

Anônimo disse...

Mas o melhor futebol do mundo se está no Brasil, pelo menos isso tem que concordar.

Rico disse...

Está entre um dos doze trabalhos de Hércules encontrar bons livros sobre ciências em geral - em português - para crianças e pré-adolescentes em qualquer das melhores livrarias do Brasil.

Não sei o que houve com o país nos últimos 20 anos (ou sei, sei), mas não dá para se ter muita esperança de futuro se continuar assim.

Anônimo disse...

Não é dificil imaginar por que os brasileiros acreditam nessas pérolas...somos um povo extremamente carente de educação, sáude,de bons exemplos,..., etc e logo de boas referências, além do fato de sermos um pais muito fechado para o resto do mundo. A questão é "a quem interessa essas crenças e quais grupos se beneficiam com elas?". Tais crenças contribuem para que o povo mantenha-se dócio e resignado à vida que lhe foi reservada,....,é a vontade de Deus, muitos pensam,..., enquanto isso uma quadrilha que se perpetua no poder por gerações se beneficia da exploração e do saque das nossas riquezas...

Fábio Mayer disse...

O ensino público brasileiro, salvo exceções, não é ruim, é em verdade, um verdadeiro desastre, a ponto de mandarmos para as faculdades privadas pessoas que sequer sabem ler e escrever, pois, nas faculdades públicas, os alunos são pessoas que tiveram ensino fundamental privado, um pouco (mas não muito) melhor.

E isso tudo que você citou é verdadeiro, o brasileiro não é solidário, o brasileiro não tem e não quer ter consciência política, o brasileiro abre mão de pensar... claro que há exceções, mas a regra geral é que impõe a um país tão rico, tanta miséria.

Anônimo disse...

EU ESTUDEI FORA DO BRASIL EM UMA ESCOLA PRIVADA E AQUILO SIM É UM ENSINO FRACO,ESPERO QUE SAIBAM O QUE FALEM ANTES DE CRITICAR O BRASIL

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email