quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Nada de novo no front

Muita reclamação contra o Senado devido a absolvição de Renan Calheiros. Eu tenho uma dúvida: do que as pessoas estão reclamando? O que esperavam dos senadores? Vamos aos fatos: ACM, Arruda, Jader Barbalho, Collor, aquele que era presidente do PL, João Paulo Cunha, ENTRE OUTROS. TODOS eles foram cassados ou renunciaram para evitar isso. TODOS eles foram reeleitos pelo povo. O povo elege os senadores, os senadores fazem a vontade do povo. O povo brasileiro iria e IRÁ reeleger Renan Calheiros independentemente deste ser cassado ou não. Este é apenas um dos custos de se viver no Brasil.

Muitas vezes ouvimos falar de "custo brasil", hoje o senado nos deu um exemplo prático desse custo. Pior do que o senado ter absolvido Renan é o fato de que os eleitores de Renan já o absolveram há muito tempo. Antes de criticarmos os senadores, temos que entender o óbvio: eles não estão lá por acaso.... foram eleitos pelo povo. A verdade é que quem elege corruptos não pode bancar o santo depois.

Claro que temos o direito de nos indignarmos com mais essa palhaçada do Senado. Mas não adianta querermos esconder o óbvio: os eleitores de Renan continuarão votando nele. O que me preocupa não é o fato de Renan ter sido absolvido pelo Senado; o que me preocupa mesmo é que tal como seus antecessores Renan continuará ainda por muito tempo na vida política nacional. O que me preocupa é que a população brasileira simplesmente PERDEU POR COMPLETO a capacidade de indignação.

Este post não é uma crítica à democracia. Este post é apenas um alerta: nossas escolhas têm consequências. Quando não nos empenhamos para eleger os melhores, os piores inevitavelmente chegam ao poder. Ou nas palavras de Edmund Burke: "a única condição para o triunfo do mal é que os homens de bem não façam nada".

Nosso encontro de pensadores liberais está tomando forma: a Universidade Católica de Brasília aceitou fornecer parte de suas instalações para nosso encontro. O encontro ocorrerá nos dias 01 e 02 de dezembro (sábado e domingo). Já temos um local. Já temos as datas. Em breve teremos os temas. Se queremos mudar nosso país, esse parece ser um passo importante. Conto com vocês em Brasília.

7 comentários:

Erik Figueiredo disse...

Certa vez uma amiga ficou revoltada com o Severino Cavalcanti. Ela queria que ele fosse prontamente substituído. Então eu disse: o povo brasileiro parece mais com você ou com Severino? Ela Falou: com Severino. Vivemos em uma democracia? Então ele é legítimo!

Conformismo da minha parte? Não, só queria destacar isso que você acabou de ressaltar no post.

Anônimo disse...

O erik só não lembrou que o severino foi defenestrado da Presidência da Câmara dos Deputados. O Renan até agora não. O Severino de fato tem a cara do povo, por isso foi retirado pela chamada esquerda da presidência da Câmara dos Deputados. O Renan não é o Severino do Senado. O João Paulo Cunha era o Renan da Câmara e a esquerda lá o colocou na Presidência da Câmara. NINGUÉM o tirou de lá. ELe perdeu, mas conseguiu voltar. O Severino não.Falando sobre o tema Senado especificamente, eu estou com a turma do PT na questão da extinção do Senado. Quero apenas representantes populares. QUero apenas a Câmara Federal. PELO FIM DO SENADO.
um abraço
Marco

Carlo Rocha disse...

O único problema é que "o povo" não é uma entidade com vontade própria..

Não foi "o povo" que elegeu e reelegerá(ia) Renan e Severino, foram diversos indivíduos. Mas outros indivíduos estão indignados...

Pode ter certeza, não são os que reclamam que colocaram eles lá, não há ninguém bancando o santo.

Outra coisa: Não foi a população que brasileira “PERDEU POR COMPLETO a capacidade de indignação”, a maioria da população nunca a teve.
A única coisa que mudou é que os políticos corruptos entenderam isso..

Anônimo disse...

Sim Rocha, e o que fazem os que não são corruptos? Se o povo não tem vontade própria, quem as terá?

GAbiRu disse...

quem não puder ir, como terá acesso ao conteúdo do encontro?

Rodrigo disse...

Estarei presente.

Totti_UCB disse...

Ao meu ver, este pais sofre de perca de memoria! nao é possivel tanta impunidade num pais onde a maior parte da populaçaõ passa fome! nao aguentamos mais, bezerras de 300.000,00 reais, anoes do orçamento e mensaloes mensalinhos, valeriodutos, e o caralho de asa! chega de impunidade! o povo merece respeito.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email