domingo, 2 de setembro de 2007

Que tal um encontro de pensadores liberais?

As idéias de planejamento central nunca estiveram tão presentes em nosso país como estão agora. Nossas liberdades individuais parecem significar muito pouco para muitos. Mas existe uma esperança: a Europa e os Estados Unidos já se confrontaram com esse inimigo no passado e conseguiram sobrepujá-lo. Logo após o final da Segunda Guerra Mundial, parecia haver um consenso de que o planejamento central era a melhor e mais eficiente maneira de organizar a sociedade e a atividade econômica. Vendo os perigos inerentes desse pensamento, Hayek organizou um encontro em Mont Pelerin. Desse encontro participaram indivíduos que reverteram a tendência socialista e deram novo fôlego ao capitalismo e ao livre mercado. Claro que a luta pela liberdade é incesante, mas o que Hayek e os membros da Sociedade de Mont Pelerin nos ensinaram é que essa não é uma luta inócua.

Os admiradores do socialismo se organizaram sob o Foro de São Paulo, movimento que embarca membros de vários partidos políticos de esquerda de outras nações. Por que enfrentar um inimigo desse porte sozinho? Que tal começarmos a pensar em nosso encontro? Um encontro de pessoas comprometidas com o LIBERALISMO NO SENTIDO CLÁSSICO. Um encontro SEM VINCULAÇÃO PARTIDÁRIA. Um encontro para discutirmos os rumos e as ações que devemos tomar para trazer nossa sociedade de volta ao caminho do liberalismo. Seria um primeiro passo no sentido de formarmos nossa própria sociedade. Uma sociedade que lute pelo direito inalienável da liberdade individual.

Eu sei que parece estranho, mas toda jornada começa com um primeiro passo. Minha idéia é organizar um encontro para dezembro desse ano. Não interessa quantas pessoas poderão vir a Brasília, mas esse encontro irá acontecer. Iremos passar dois dias discutindo sobre nossa sociedade, sobre a importância do liberalismo e sobre os riscos que a liberdade em nosso pais esta enfrentando. Se você tem sugestões de temas para nosso encontro, por favor envie-as para este blog. Se você gostaria de participar do encontro manifeste-se. Aos poucos iremos definindo datas, temas e compromissos. No post abaixo esta um resumo do Encontro de Mont Pelerin.

20 comentários:

Nemerson Lavoura disse...

Adolfo, pode contar comigo. Não sou economista ou filósofo (sou médico), mas estou disposto a ajudar no que for possível para a realização de sua idéia. Você tem toda a razão, o caminho é esse. A liberdade tem poucos defensores no Brasil. Vamos arregaçar as mangas, portanto, pois temos muito trabalho.
Um grande abraço e, mais uma vez, conte comigo!

Erik Figueiredo disse...

Boa Adolfo,

Acho que devemos pensar com seriedade neste encontro. Inclusive tomei a liberdade de divulgar esta idéia (remetendo ao seu blog) em uma comunidade de liberais. Espero que eles possam participar das discussões iniciais.

Badger disse...

Excelente idéia Adolfo, eu certamente participaria se pudesse.

Daniel disse...

Adolfo, moro em Brasília e pode contar com a minha presença.

Daniel Marchi disse...

Caro Adolfo
Navegando pelo site da Mont Pelerin Society, na lista de encontros regionais pude observar que tivemos um no Rio de Janeiro de 1993 (http://www.montpelerin.org/meetings.cfm). Você tem alguma informação sobre este encontro? Obrigado pela atenção.

Eric disse...

Essa deveria ser a nossa postura:

http://libertyzine.blogspot.com/2007/07/por-que-ser-libertrio-murray-n-rothbard.html

Blog do Adolfo disse...

Caro Daniel Marchi,

Eu nao sei muito sobre o encontro da Mont Pelerin Society no Rio de Janeiro em 1993. Mas com certeza irei entrar em contato com eles para colher mais informacoes.

Abraco
Adolfo

Anônimo disse...

Também moro em Brasília. Pode contar com a minha participação.

Diego disse...

Caro Adolfo,

É uma ótima idéia, eu sugiro que você faça um esforço para divulgá-la no Orkut, se você tiver, especificamente nas comunidades Liberalismo e Economia Brasileira, onde garanto que encontrará simpáticos à sua causa.

Algo assim, creio, já foi feito:

http://www.acsp.com.br/seminario/index.html
http://heliopereiriano.blogspot.com/2006/07/como-fazer-revoluo-liberal-hlio.html

Bem, acho que será necessário a presença de pessoas com alguma influência e prestígio, economistas, filósofos, jornalistas e, se possível, políticos.

Pode contar com minha presença em Brasília.

Adolfo, por acaso há mais professores liberais como você na UCB?

Artur Lerner disse...

Sugiro contato com José Osvaldo de Meira Penna, que já reuniu em Brasília simpatizantes à causa liberal. Aqui estão suas informações de contato:

http://www.meirapenna.org/en/biography/index.htm

Blog do Adolfo disse...

Caro Diego,
Sim, existem outros liberais na UCB. Eu conheco pelo menos mais dois deles.
Abracos e obrigado pelas sugestoes
Adolfo

Anônimo disse...

Caro Adolfo, acho uma boa idéia a mobilização politica para a defesa da liberdade. Gostaria muito de participar. Um abraço
Marco Bittencourt

Ricardo - ricardopaesleme at yahoo dot com dot br disse...

estou dentro caso aconteça
entre em contato comigo pq eu acredito que posso dar alguma ajuda.

Anônimo disse...

Grande Adolfo, pode contar comigo... temos que apoiar as iniciativas que contribuam para repensar o país, vamos somar os esforços...
Abs,

Tito Moreira

FriendlyFire disse...

bom dia! Concordo com um encontro, fazia economia, e migrei para engenharia. Continuo com os mesmos pensamentos em comum seria ótimo? Sugestão marquem em Minas Gerais!

Orlando Tambosi disse...

É uma boa idéia. Mas, todos com escudo, para se defender das pedras petralhas.

Erik Figueiredo disse...

Adolfo,

Como te disse, divulguei a idéia na comunidade de liberais. O assunto foi bem recebido, mas a grande maioria deseja a realização do congresso no Rio, cada um com seus motivos. Nada de mais relevante foi sugerido.
Abraços,

Freeman disse...

Caro Adolfo,
A idéia é ótima! Entretanto, é preciso que exista um canal de comunicação com a representação política. Se isso não existir, ficaremos a discutir o sexo dos anjos. Aliás, nós liberais sabemos exatamente o que fazer para tornar este país verdadeiramente livre e civilizado. A grande questão está em "como fazer"!
Também pode contar comigo. E em Brasília há o meu dileto amigo o embaixador Meira Pena - baluarte do liberalismo e de uma cultura excepcional. (certamente você o conhece)
Saudações Libertárias

Rodrigo disse...

Quem sabe o Rio de Janeiro possa sediar o segundo encontro!

Se o mais importante é acontecer, Brasília é a cidade no país que mais próxima está de qualquer capital, além de sediar todas as embaixadas. E em um segundo encontro o Rio possui a qualidade de expandir para a mídia os significados deste encontro, de antemão reconhecendo as dificuldades que todo primeiro encontro possui: organização, números de participantes, dinheiro...

Assim, excelente oportunidade de vivenciar a discussão do pensamento liberal no Brasil na própria capital do país.

Sucesso para todos nós!

Ilíada disse...

Prof. Adolfo,
Brilhante idéia. Apenas tenho uma sugestão quanto ao horário, sábado à tarde, preferencialmente, pois no período da manhã tenho trabalho. A 'seco' ninguém merece. Ncessitamos de um estímulo, não concorda?
Abraços,
I.
Posso levar um puro malte!

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email