segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Por que a vaca é discriminada?

A vaca é um animal pacífico. Além do leite ela também pode ser usada como animal de tração. Ela também não transmite doenças e nem disputa o mesmo alimento que os seres humanos. Enfim, por que somos tão cruéis com as vacas? Por que matamos tantas vacas? Basicamente, porque comer carne de vaca é bom. Infelizmente essa resposta esta incompleta. Carne de pombo também possui seus admiradores, mas não podemos sair por ai matando os pombos que infestam as cidades. Ou seja, enquanto os pombos gozam de proteção legal para sua sobrevivência as vacas são friamente executadas.

Já há algum tempo, os “defensores do universo” fazem intensa movimentação contra o uso de animais em experimentos científicos. A maioria esmagadora dos animais usados em tais pesquisas é composta por pequenos roedores, ratos na maioria. Novamente, nenhum dos “defensores do universo” despreza um bom filé. Mais uma vez a pobre vaquinha paga o pato.

Pombos e ratos podem ser facilmente confundidos com uma praga. Ambos transmitem doenças e disputam alimentos com seres humanos. Por que animais assim recebem proteção do governo e a vaca não? Minha resposta é simples: tem gente demais sem nada para fazer. Os pombos são pragas que infestam as cidades, transmitem doenças, obrigam o setor público a gastar recursos limpando suas fezes, poluem o ar com um cheiro horrível. Qual o grande problema de evitar grandes concentrações de pombos nas cidades? Por que tanta reclamação quando se tenta eliminar centenas de pombos e nenhuma reclamação frente a morte de milhares de vacas?

No caso dos ratos a coisa é mais irônica ainda. Geralmente, os “defensores do universo” tão preocupados com os experimentos em ratos SÃO OS MESMOS que apoiavam pesquisas com células tronco provenientes de embriões HUMANOS. Engraçado como estes ícones do pensamento social se preocupam com ratos, mas deixam de lado vidas humanas. Talvez estejam apenas legislando em causa própria, defendendo sua espécie.

Quando determinado Ministro do Trabalho disse que seu cachorro também era um ser humano nós rimos. Hoje entendo que era caso para se levar a sério, os “defensores do universo” não brincam com a vida de cachorros, ratos e pombos. Eventualmente eles assumem o poder e exterminam 10 ou 20 milhões de seres humanos, mas os ratos estão sempre a salvo.

Os pombos continuam emporcalhando as cidades, e as vacas pobrezinhas continuam a ser o prato do dia. Por que discriminamos tanto a pobre vaquinha?

4 comentários:

Nilo disse...

Falou bem!! Muita gente está sem ter o que fazer!!!

Anônimo disse...

Porque é da nossa cultura. Em outras ela é sagrada. Em relação aos pombos, quando pousam em meu quintal, os enxoto sem dó e piedade. O que mais me incomoda nos pombos da cidade é que parece que eles estão ficando lesos. Quando passam em frente ao meu carro, tenho a impressão que irei atropelá-los.
Um abraço
Marco B

Liz disse...

Nao vamos nem entar no mérito da questao de que as doenças que as vacas contraem sao extremamente perigosas...etc...e tal...
Pois eu concordo com você!

Orlando Tambosi disse...

"Defensores do universo" - boa denominação para essa praga contra as ciências.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email