quarta-feira, 30 de abril de 2008

Viva a PETROBRAS !!!

O Brasil é auto-suficiente em petróleo, obrigado PETROBRAS.
A PETROBRAS é líder mundial em exploração de petróleo em águas profundas, parabéns!!!
Ops... será que alguém se lembrou de perguntar: quanto custa isso? Para os que gostam da PETROBRAS aí vai uma informação: nos Estados Unidos a gasolina atingiu hoje seu preço mais alto na história, custando em média 3,6 dólares por galão. Um galão tem aproximadamente 3,8 litros. Assim, grosso modo, a gasolina americana custa 1 dólar o litro. O dólar está cotado ABAIXO de 1,70 reais. Ou seja, a gasolina MAIS CARA da história nos Estados Unidos é uma verdadeira pechincha quando comparada aos 2,70 reais/litro da gasolina brasileira. É verdade que a gasolina brasileira, tal como tudo no Brasil, paga um montande absurdo de impostos. Mas mesmo assim, esta breve comparação ilustra bem o custo da estatal brasileira.

Se a PETROBRAS é tão eficiente, e competitiva, como afirmam seus admiradores, então por que a mesma precisa estar associada ao Estado? Está na hora de nos livrarmos dessa empresa. Está na hora de terminarmos com a “boquinha” das centenas de políticos empregados nessa estatal. Está na hora de acabarmos com as mamatas que outros tantos políticos recebem dessa estatal. Uma empresa estatal de petróleo só interessa aos que participam desse conchavo. PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!! QUE A PETROBRAS SIGA SEU CAMINHO COMO EMPRESA PRIVADA.

4 comentários:

Badger disse...

Adolfo, faltou dizer que, enquanto a gasolina americana é de excelente qualidade, a gasolina braileira é uma das piores no mundo. Não somente é feita com petróleo ruim e caro, além disso misturam todo tipo de porcaria, para não falar dos tanques e bombas enferrujados e dos donos de postos picaretas que adicionam tudo quanto é lixo no produto que vendem.

Mário Guedes disse...

Outro dia, fui abastecer o veículo no posto da 105 Norte. Lá, em enorme cartaz de plástico de excelente qualidade, detalhadamente, estavam exibidos todos os custos de um litro de gasolina. 50% são impostos, taxas e contribuições.
Via-se, ali, claramente, que o lucro do posto é irrisório, praicamente tabelado, com flutuação mínima, entre os varejistas, para propiciar alguma concorrência.
Garanto que ninguém vai sair da Asa Norte para abastecer na Asa Sul por causa de 5 centavos de real; não pagaria os custos do deslocamento e o precioso tempo à-toa consumido.
Também nem necessário é fazer contas para se entender porque nossa gasolina (dolarizada) sai para o consumidor o dobro do que custa nos Estados Unidos.

Anônimo disse...

Perfeito Professor,
Só sugiro que a privatização seja através de oferta pública de ações.
MP

Anônimo disse...

Muito pelo contrario. Sou contra a sua privatização, até mesmo porque já está privatizada. Além disso, a discussão importante em relação a Petrobras é da sua gestão da matriz energética. O que um economista sério diria sobre a estrategia da petrobras de controlar a quantidade de alcool, biodiesel e gas? Cartelização!!!
Quem está discutindo isso? Os liberais brasileiros?
Um abraço
marco b

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email