sexta-feira, 11 de julho de 2008

O País dos Vereadores

Para que servem vereadores? Por que uma cidade com 50 mil habitantes precisa gastar grandes somas de recursos com vereadores? Vereadores cuidam da legislação da cidade, mas será que a legislação de uma cidade muda tanto assim para justificar tamanho gasto? Se muda, então está errado. Afinal, estabilidade da legislação é fundamental para um bom ambiente de negócios. No Brasil, o salário dos vereadores gira em torno de 10 mil reais/mês. Nos Estados Unidos, na maior parte dos casos, um vereador não ganha mais de 500 dólares/mês.

Os vereadores dão uma boa medida da situação brasileira: aqui o Estado interfere em tudo. Os vereadores têm poder suficiente para interferir decisivamente no sucesso/fracasso de qualquer empreitada a nível municipal. Daí a quantidade enorme de corrupção presente entre vereadores.

Nada ilustra tão bem o poder dos vereadores quanto uma passagem da antiga novela das 8 da Globo. Nela um poderoso advogado está falando mal do jovem que namora sua filha (apenas porque o jovem é pobre e negro). Sua esposa vira para ele e diz: “Cuidado, já já esse jovem vira vereador e aí você vai ficar em dificuldades”. Notaram? Não importa se a pessoa é qualificada, trabalhadora e honesta. Mas se ela pode se tornar um vereador, então todos devem tratá-la com respeito. Essa é uma ótima medida do poder do Estado de interferir conosco: temos que temer a todos, afinal basta alguém se tornar vereador para poder complicar nossas vidas.

2 comentários:

Fábio Mayer disse...

Vereador é um cargo inútil, que drena recursos públicos para entregá-los a analfabetos.

Anônimo disse...

Ai Fabio, nao seja injusto!!! Ser analfabeto não é exclusividade de vereador, note que nosso presidente não é muito melhor que isso.

Pedro

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email