domingo, 20 de setembro de 2009

Quem era quem na II Guerra Mundial

Somos ensinados que durante a II Guerra Mundial existiam dois lados: os Aliados que eram compostos na sua maioria pelos Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e França que lutavam contra o Eixo que tinha a seu lado a Alemanha, a Itália e o Japão. Mas a rigor as coisas foram bem mais confusas. Por exemplo, a maior derrota naval francesa durante a guerra foi causada pela marinha inglesa. Também devemos destacar que a defesa de algumas posições do Eixo chegou a ser realizada por tropas francesas. Papel dúbio também coube a Itália que começou do lado do Eixo e terminou do lado Aliado.

A II Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia, quem invadiu a Polônia? Resposta: Alemanha E União Soviética, que começaram a guerra como aliados mas terminaram como inimigos. Aliás a II Guerra começou com o objetivo de libertar a Polônia, mas no final a Polônia continuou ocupada (só que agora exclusivamente por tropas soviéticas). A União Soviética tentou também invadir a Finlândia, a Finlândia contava com a simpatia dos franceses e ingleses. Mas quando entrou na guerra a Finlândia entrou do lado alemão. A própria União Soviética é um caso curioso, quando os alemães invadiram a URSS parte da população local apoiou o exército invasor. Na famosa batalha de Stalingrado, parte significativa do 6º exército alemão era composta por cidadãos soviéticos contrários ao regime Stalinista.

7 comentários:

Anônimo disse...

A União Soviética, stalinista, NUNCA foi contra a Alemanha nazista. Estavam felizes com a divisão da Polônia até que os Nazistas invadiram a União Soviética e eles tiveram que se defender. Toda vida que um comuna falar sobre como a Stalin derrotou o Nazismo é preciso deixar claro que Stalin nunca se incomodou com o que os nazistas faziam, são farinha do mesmo saco. Aliás nunca é demais lembrar que o partido nazista de fato era o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Nacionalismo, Socialismo e Trabalhismo... alguém fica surpreso que deu no que deu?

Abraço,

Roberto

Pedro H. Albuquerque disse...

Sobre o assunto, este documentário aqui é imperdível:
http://incentives-matter.blogspot.com/2009/05/how-stalin-won-world-war-ii.html
Os filmes da HBO sobre a vida do Churchill também são obrigatórios.

Leonardo Monasterio disse...

"a maior derrota naval francesa durante a guerra foi causada pela marinha inglesa."

Meu conhecimento sobre a II guerra vai pouco alem de episodios de "Guerra, sombra e agua fresca", mas imagino que vc esteja se referindo ao ataque ingles jah durante o governo vichy, neh? Po, isso nao conta... afinal, o pais estava invadido. abracos,
leo

C disse...

O que nos leva a um dos episódios mais curiosos da guerra:

http://lolhehehe.com/wp-content/uploads/2009/09/633511023806381728-finland-be-afraid-very-afraid.jpg

Alias se eu me recordo o que eu aprendi no segundo grau, os nazistas cozinhavam bebes em oleo fervente, a guerra acabou por causa da batalha da Normandia e os russos não tiveram nada haver com isso.

Chesterton disse...

para fazer mais confusão ou esclarecer?

http://constitutionalistnc.tripod.com/hitler-leftist/

José Luis disse...

Adolfo,

Apenas uma pequena retificação sobre a "derrota naval" francesa. Antes da rendição da França, Churchill havia combinado com o Almirante Darlan, comandante da esquadra francesa, que caso a França capitulasse a esquadra do mediterrâneo deveria zarpar para portos do Império Britânico e continuar a guerra contra os alemães. Após a rendição, Darlan mudou de idéia pois gostou de ser o comandante da quarta maior marinha do mundo. Então Churchill ordenou a RAF que destruisse todos os navios franceses ancorados nas bases francesas do Mediterrâneo.

Abs,

Oreiro

Austríaco disse...

Difícil escolha do povo soviético: Stalin ou Hitler?

Qual é o bigode que te instiga mais?

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email