terça-feira, 29 de setembro de 2009

TIM Celulares

O plano Infinity da TIM é realmente muito bom: toda vez que você liga para outro TIM você paga apenas o primeiro minuto. Só tem um detalhe: a quantidade enorme de vezes que a ligação cai ao redor de 1 minuto de conversa, obrigando você a ligar novamente e pagar novamente pelo primeiro minuto.

Não falo isso por ter ouvido dizer. Digo isso pois me filiei a esse plano e tenho minhas faturas telefônicas para mostrar a quantidade enorme de ligações finalizadas após o primeiro minuto. Não digo que haja má fé da TIM, talvez o que ocorra é que o grande aumento da demanda tenha comprometido a eficiência técnica do sistema.

O objetivo desse post é mostrar, mais uma vez, que a eficiência de uma empresa esta muito mais ligada a estrutura de mercado do que a quantidade de capital e tecnologia que ela possui. Mercados competitivos geram empresas mais prontas a atender o cliente do que estruturas oligopolistas de mercado (mesmo que em tais setores o nível de capital e tecnologia adotado sejam altos).

7 comentários:

marco bittencourt disse...

O Brasil é muito engraçado. Ao invés de aumentar a produtividade pelo aumento da escala, o tal do efeito aprendizagem e os escambau, as coisas só pioram. O que significa que o processo produtivo da TIM é todo importado. Assim, quando o técnico brasileiro liga para o mexicano para este ligar para o espanhol a ligação cai.
um abraço

Pedro disse...

Há alguns pontos:
1) A planta brasileira quadriplicou de 2003 pra cá.Hoje são 160 milhões de celulares.
2) A demanda média (trafego total em minutos/usuário) anual aumentou de 480 para 560 min/usuário de 2006 para 2007. Números de 2008 ainda não fecharam mas vai aumentar em razão do 3G.
3) O custo do minuto médio (Receita operacional bruta/total de minutos trafegados) saiu de R$1 ,10 para R$ 0,77 em 2007. Isso quer dizer que, o total de receita bruta do setor dividido pelo total de minutos falados está caído, o usuário, na media, esta pagando menos por cada minuto falado.
4) Com a implantação do 3G, e a expansão da banda larga móvel, serviço relativamente recente no pais,, a demanda já está aumentando e vai aumentar ainda no setor.
5) Já estão ocorrendo alguns problemas na rede movel, por falta de capacidade, por incrível que parece. Inclusive com algumas fraudes na utilização do serviço de banda larga móvel que sobrecarregam as redes.
6) Contudo, pode sim estar tendo algum problema nesta rede da TIm Adolfo, inclusive com manipulação de chamadas e bilhetagem. Já ouvi algumas historias na Anatel de manipulação. Seria muito bom que você reclamasse na Anatel, e na TIM, mediante uma denuncia, seria um caso de abrir um processo de fiscalização, que é precária, tenho que admitir.

Ginno disse...

Ta acontecendo um problema com a TIM existem celurares que nao possue planos e ta desse jeito. Ou será mais uma estratégia? Outro detalhe importante: cada dia que passa diminue a validade de creditos no caso dos pré pagos, ou seja, estamos sendo obrigados a usar mais rapido sob pena de perder os creditos.

Cibele Bastos disse...

Tb tenho o mesmo plano e acredito que seja mais um aumento na demanda (assim como ocorreu na Oi em meados de 2007 com aquela promoção do Ligador).
O ruimd e tudo é a o preço da ligação com menos de 1 min: é muiiiito mais cara! logo, se for pra avisar um tô chegando é melhor enviar uma msg!

abs!

Fábio Mayer disse...

EU não acredito em promoções como esta, razão pela qual não altero de jeito nenhum os planos telefônicos que tenho em curso, o que é causa de grande irritação nas companhias, que me ligam toda a semana.

Hoje recebi uma ligação de uma empresa de cartão de crédito ligada a uma fábrica de automóveis me prometendo um desconto de até R$ 10.000 na compra de um carro zero, se aderisse ao cartão. Claro que é balela, para ter desconto de 10mil, eu teria que consumir pagando pelo cartão pelo menos uns 200 mil, o que ultrapassa umas 10 vezes a minha renda anual...ahahahah!

Austríaco disse...

A evolução na qualidade da telefonia móvel da privatização até hoje é ímpar na história mundial.
Nem é que a telefonia seja muito boa hoje; é que ela era MUITO ruim antes.

VW disse...

Algumas conjecturas técnicas:

1). Um aumento no tráfego pode causar queda de ligações?

A maioria dos equipamentos de telecomunicações possui dispositivos de segurança no caso de sobrecarga provocada por excesso de tráfego. Nessas situações, normalmente, são restringidas as ligações que excedam o número limite permitido pelo sistema. Em outras palavras, excesso de tráfego não causa queda de ligação e sim restrição de novas ligações.

Existe apenas uma situação em que um excesso de tráfego pode causar queda de ligação: quando a switch, a erb ou a controladora caem por overflow. Dependendo do equipamento, o aumento do tráfego provoca uma sobrecarga que reseta todas as ligações (TODAS) atuais. Isso é raro dentre os equipamentos disponíveis hoje em dia.

2). O problema da Oi se compara ao da TIM?

Ambas sofrem um problema clássico em telecomunicações: não saber dimensionar a sua planta para o tráfego potencial. Parece que não existem engenheiros com know-how suficiente para adequar a oferta de serviços a demanda por eles durante as 24h de um dia. É um problema que afeta, em maior ou menor grau, todas as operadoras brasileiras.

3). A TIM está sendo desonesta?

A minha opinião (técnica) a respeito é que há indícios de que as ligações estão sendo programadas para serem desconectadas com 1min. Do ponto de vista técnico isso é perfeitamente possível. Caberia um sindicância da ANATEL a partir, claro, de reclamações de usuários. Você, Adolfo, já reclamou lá? Sabe como reclamar? Ligue 133 ou acesse o site (www.anatel.gov.br).

Sds,
Vítor Wilher
www.vitorwilher.com

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email