quarta-feira, 4 de novembro de 2009

EBook: A Crise Financeira de 2007-09: Uma Explicação Liberal

Já está disponível meu novo E-Book: A Crise Financeira de 2007-09: Uma Explicação Liberal.

Segue o prefácio do livro:

Saber as causas de uma crise econômica nunca é tarefa fácil. Mesmo hoje os fatores determinantes da crise de 1929 ainda são objeto de discussão. Dessa maneira, dizer com certeza o que originou a crise financeira atual é uma tarefa com pouca probabilidade de sucesso. Assim sendo, causa espanto o fato de que a explicação corrente – que culpa a desregulamentação do setor financeiro americano – seja aceita com tamanha credulidade.

O objetivo deste e-book é propiciar ao leitor uma explicação alternativa para a crise atual. Explicação essa que busca as raízes da crise na atuação do Congresso dos Estados Unidos aliadas a políticas monetárias equivocadas levadas a cabo pelo Banco Central Americano. Esta explicação mostra que a desregulamentação do setor financeiro americano nada teve de responsável pela presente crise. Ou seja, políticas públicas que tentem controlar e regulamentar o setor financeiro não irão de maneira alguma evitar próximas crises. Ao contrário, tal regulamentação e restrição a inovações financeiras têm o potencial de piorar o acesso ao crédito, piorando assim a situação de toda sociedade.

As origens da crise, a resposta dos governos, a reação dos Bancos Centrais, o comportamento das Bolsas de Valores e as semelhanças com a crise de 1929 são alguns dos tópicos tratados nesse livro. Além disso, ao final do livro são entrevistados três pesquisadores de renome internacional. Nesta entrevista eles debatem, de maneira didática, sobre a atuação dos governos frente a crise financeira.

TODOS que queiram uma cópia do E-Book podem obtê-lo DE GRAÇA. Para tanto basta enviar um e-mail para sachsida@hotmail.com solicitando uma cópia. Se você possui um blog e quer divulgar o livro, pode disponibilizá-lo em seu site. Se você quiser mandar o livro para sua lista de e-mails sinta-se livre para fazer isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adolfo,

Essa tarefa a que você se propõe - ensinar a meninada a pensar logicamente - é algo digno dos mais calorosos aplausos. Parabéns pelo livro. Parabéns pelo sucesso.

J. Coelho

Pedro H. Albuquerque disse...

Excelente trabalho Adolfo, parabéns!

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email