segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Foto Suspeita no Correio Braziliense



Acima é a fotografia que apareceu no Correio Braziliense.

Vou interromper minhas férias para fazer um alerta: o jornal Correio Braziliense publicou hoje (segunda-feira, 12 de janeiro) uma foto que eu considero suspeita de ter sido montagem. A foto refere-se ao conflito palestino e está localizada na página 14. Na foto aparece um jovem carregando no colo um bebê ensanguentado. A legenda diz “bebê palestino é carregado para o hospital Shifa, em Gaza: Horror”.

Indícios da fraude:

1. A face do bebê esta completamente suja de sangue, mas não há sangue na jaquete do bebê. Também não vejo sangue na roupa do jovem que o está carregando, e nem na roupa do adolescente que vem atrás na foto. Ou seja, parece que o sangue do bebê de maneira alguma suja a roupa das pessoas que o estariam ajudando.

2. A foto sugere que as pessoas ajudando o bebê chegam de carro ao hospital. Pergunto ao leitor: se a face de seu filho esta suja de sangue, e você o está segurando no carro a caminho para o hospital, o que você faz? Acredito que a maioria de nós iria limpar o sangue da face do bebê. Por que isso não foi feito? Parece que o sangue foi deixado lá de maneira proposital para causar maior impacto.

3. Se a cabeça de um bebê foi ferida, então o correto seria correr com a cabeça do bebê apoiada ao seu próprio peito (ou ombro), segurando a face do bebê junto ao peito (ou ombro) daria mais firmeza e evitaria que a cabeça do bebê sofresse com o balanço da corrida. Contudo, na foto publicada, a cabeça do bebê está apenas parcialmente apoiada no braço (e não no peito) do rapaz. Isso é ruim para o bebê, mas propicia um ótimo ângulo para uma foto.

4. A foto sugere um ferimento muito grave, mas: a) o bebê esta literalmente olhando para a câmera; e b) o bebê não parece estar tão assustado (note como as mãos do bebê estão tranquilas).

5. O ângulo da foto está perfeito. Até parece que as pessoas estavam posando para a foto. Convenhamos que uma pessoa que esta correndo com um bebê no colo, desesperada por ajuda médica, dificilmente dará tempo a um fotógrafo para que este possa ter enquadramento tão perfeito.

Não sei se esta foto é falsa ou não. Mas tenho a impressão de que ela deliberadamente procura dar maior dramaticidade ao fato. Ou seja, por meio de subterfúgios, procura chocar o leitor e fomentar uma opinião favorável a um dos lados combatentes. Esta não seria a primeira vez que isso acontece.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Voltamos dia 02 de fevereiro

Meus Caros,

Espero que tenham tido um excelente Natal e que esse novo ano seja repleto de vitorias e realizacoes para todos.

Nesse ano teremos mais novidades no blog, em breve estarei anunciando-as.

Estou refazendo algumas tarefas e me atualizando em algumas leituras. Assim, preciso de algum tempo para isso.

Estarei ausente do blog ate o final de janeiro. No dia 02 de fevereiro estarei retornando ao blog.

Ate 02 de fevereiro amigos!!!

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email