domingo, 31 de maio de 2009

Coréia do Norte: A Culpa é dos Humanistas

Num post polêmico me posicionei contra a ajuda humanitária a países que não preservam a liberdade econômica de seus cidadãos. O argumento é simples: regimes totalitários sempre enfrentam algum tipo de resistência interna, e a força dessa resistência cresce com resultados ruins do regime. Assim, ajudar países que não respeitam a liberdade econômica implica em diminuir a força da oposição interna ao regime. Tempos de crises, catástrofes e episódios tristes são a melhor chance da oposição derrubar o regime autoritário. Ajudar países totalitários nesses episódios apenas aumenta a chance do regime antigo permanecer no poder, e realizar um mal maior ainda no longo prazo.

A Coréia do Norte é um exemplo claro de meu ponto: por anos sua população foi quase dizimada pela fome. Não fosse pela ajuda humanitária simplesmente não haveria comida no país. Sem comida a força do regime teria decaído exponencialmente, e mudanças se tornariam obrigatórias. A oposição ao regime, e o clamor por liberdade, ganhariam força. Contudo, anos de ajuda humanitária internacional impediram esse movimento, e serviram para consolidar a posição do regime comunista norte-coreano.

A idéia da comunidade internacional ao dar comida para um inimigo em potencial era de que isso tornaria o governo norte-coreano mais simpático, e menos inclinado a se envolver em conflitos armados com sua vizinha Coréia do Sul. Essa política de ajuda humanitária a regimes que não preservam a liberdade econômica já se mostrou errada. Ajudar tais ditaduras apenas fortalece o ditador local, e mantém a população refém de um regime fracassado. A maior parte dos ditadores assume que a ajuda humanitária é um sinal de fraqueza da comunidade internacional, e não como sinal de gentileza e boa intenção.

Selvagens não são capazes de compreender conceitos nobres como piedade e gentileza para com os adversários. Selvagens entendem apenas uma linguagem: força bruta. Selvagens não são piedosos, se eles não destróem seus inimigos isso se deve apenas a sua incapacidade física para tal, e não a algum conceito moral mais elevado. Selvagens assumem que seus inimigos são como eles, ou seja, se o inimigo não os destrói é porque não pode (e não porque não quer, ou acha errada esse tipo de intervenção). Dessa forma, regimes selvagens confundem a caridade internacional com um sinal de fraqueza. Daí suas incessantes demandas, cada vez mais exorbitantes, mediante cada nova concessão internacional.

Por anos a Coréia do Norte gastou quase todos seus recursos produzindo armas, ao invés de alimentos. Tivesse a comunidade internacional se recusado a ajudar e o problema norte-coreano já teria sido resolvido. Claro que haveriam custos, mas estes seriam bem menores do que os que estão prestes a se materializar. Só existe uma maneira de ajudar o povo norte-correano: parar de ser gentil com seu governo, e deixar a oposição local em posição de força para realizar suas demandas.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os Vigias e o Setor Bancário

Os vigias de bancos entrarem em greve aqui em Brasília, resultado: TODOS os bancos suspenderam seus atendimentos.... vou repetir: em Brasília os bancos fecharam porque os vigias entraram em greve.... dá pra levar um sistema bancário desses a sério?

O melhor é que ninguém sabe informar quando os bancos irão reabrir para atendimento ao público... a informação disponível é: os bancos só voltam a atender ao público quando acabar a greve.... Resumindo: greve de bancário não pára banco, mas greve de vigia pára.

Da próxima vez que você for a um banco lembre-se: a única pessoa lá capaz de fechar o banco é o velhinho com o cacetete que fica atrás da porta giratória....

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pergunte que o Tagushi responde

"Pergunte que o Tagushi responde" eh outra novidade do blog.

Voce tem duvidas sentimentais? Amorosas? Nao sabe o que fazer em determinadas situacoes? Entao Pergunte que o Tagushi responde.

Para mandar perguntas, basta enviar um e-mail para sachsida@hotmail.com com o titulo Tagushi.

Continuem divulgando o blog, que segunda-feira comeca pra valer!!!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Sessao Foda-se de Cinema

Esta chegando a hora!!! Segunda-feira da semana que vem o blog esta de volta!!!

A Sessao Foda-se de Cinema eh mais uma novidade que sera implementada. Ela funciona de maneira simples: voce quer mandar um foda-se para alguma instituicao? Quer mandar um foda-se para algum fato isolado? Quer mandar um foda-se para determinado tipo de situacao? Entao escreva para sachsida@hotmail.com com o titulo "Foda-se" e conte sua historia. Na medida do possivel ela sera publicada neste blog.

A Sessao Foda-se de Cinema tem como objetivo dar voz ao cidadao comum, propiciar a ele um espaco onde possa mandar alguma coisa a merda e ser ouvido.

Por que o nome "Sessao Foda-se de Cinema"? Esse nome eh uma homenagem a antiga "Sessao Carlton de Cinema", ou seja, procura-se dar um ar poetico e nostalgico a essa sessao.

Quer mandar um Foda-se? Entao mande pra gente que publicamos!!! So nao vale colocar nomes de pessoas, todo o resto eh licito.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Semana que vem estamos de volta

Amigos,

Demorou, mas segunda-feira da semana que vem 01/06 estaremos de volta.

Por favor, comecem a divulgar o blog novamente em suas listas que as novidades serao grandes. Alem das tradicionais analises economicas e politicas, e das entrevistas esporadicas, o blog vai trazer as seguintes novidades:

1)Sessao Foda-se de cinema
2)Tupac Talib, meu amigo da Republica Sangalesa, como colaborador
3)Pergunte que o Tagushi responde
4)Contos de Cabare

Amanha estarei dando mais detalhes de como cada uma dessas secoes ira funcionar.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email