quarta-feira, 9 de junho de 2010

Considerações Sobre a Copa do Mundo

Toda Copa do Mundo tem três coisas em comum: uma seleção famosa que desaponta, uma seleção fraca que surpreende, e a melhor seleção espanhola de todos os tempos que não passará das quartas de finais.

A tradicional incapacidade dos experts em finanças já deu o ar da graça. Segundo o modelo matemático dos gênios do mercado financeiro a final da copa será entre Espanha x Inglaterra. Nada mais natural que o mercado financeiro estar na situação atual.... alguém pode me explicar uma predição dessas? Só espero que eles não sugiram nenhum bailout (perdão) para tais seleções... não deixaria de ser engraçado ouvir a argumentação: se a Espanha for eliminada da copa isso gerará um efeito cascata que se propagará pelos mercados levando o caos aos mercados globais.... Assim, é fundamental para a estabilidade do mercado que a seleção espanhola sagre-se campeã.

A Espanha ganhou um único torneio europeu até hoje*, a pobre Inglaterra já há muito não ganha nada. A única final que Espanha e Inglaterra irão disputar será para ver quem será a maior decepção da copa e, nesse quesito, é inegável que a Espanha é a franca (parecido, mas não confunda com França) favorita.

Mas deixando a Espanha de lado, vamos falar de futebol sério. Qualquer econometrista digno do nome usa informações do passado para inferir sobre o futuro (mesmo que isso não funcione em alguns casos). Alguém se lembra de alguma copa do mundo sem que ao menos um entre Brasil, Argentina, Itália ou Alemanha estivesse final? Então qualquer predição de final sem uma dessas quatro seleções é um chute maior do que os tradicionais chutes educados (feitos pelos econometristas).

Após exaustivos cálculos, aliados a noites mal dormidas, finalmente cheguei não só a final da copa, mas também ao placar: Brasil 4 x 1 Argentina, com três gols de Elano e outro de Julio Batista. A verdade é que Dunga tem ao seu lado o que poucos técnicos do mundo tem: a seleção canarinho. A camisa da seleção brasileira joga sozinha, basta o técnico assinar a súmula. Um dia ainda teremos a sabedoria de promover Joel Santana para técnico da seleção brasileira. O gênio Joel vai sentar no banco, palitar os dentes e falar o óbvio: podem jogar e me deixam aqui em paz. É título na certa.

*: para ser honesto, a Espanha venceu dois torneios europeus.

9 comentários:

andrade disse...

É o melhor post sobre a Copa que li até agora!

Anônimo disse...

Concordo com o Andrade, o melhor post sobre a copa!

Anônimo disse...

Três gols de Elano em uma final de copa do mundo. A chance de isso acontecer é a mesma que o Brasil tem de alcançar o primeiro mundo rsrsrsrs. Esta com o humor em dia hein professor? Rsrs Que os anjos digam AMEM. CONCORDO QUE VAMOS SER CAMPEOES.

Abraço

Gino

Anônimo disse...

Adolfo, amigão,

Perdôe-me por discordar de você. Pode ser que o jogo final Inglaterra vs Espanha não aconteça. Concordo que a tal regularidade estatística conta. Mas equipe ruim, também, não ganha jogo difícil. Imagine seis jogos difíceis. Dito isso, um jogo final Brasil vs Argentina parece psicodelismo. Não dá para imaginar os soldadinhos (do Dunga) Juan e Lúcio, se defendendo feito um bando de condenados, fazendo um lance de cinquenta metros para o Robinho fazer gol. Essa equipe pode até ser boa para enfrentar as Argentinas da vida comandadas pelos Maradonas da vida, mas não ganha jogo sério. Essa equipe perdeu para a Venezuela, empatou com a Bolívia... Quando tiver de enfrentar uma equipe realmente forte, será um Deus nos acuda. Do meu ponto de vista, é melhor começar secar desde já, para evitar sofrer mais depois.

Um abraço,

J. Coelho

Anônimo disse...

Concordo com o Andrade e com o senhor, agora com 3 gols do Elano ai é outra história. Ontem estava eu em um debate e disseram que o time do Dunga não irá longe na copa, falei a mesma coisa que você,independentemente do time essa camisa verde e amarela joga sozinha parceiro, e é isso ai, belo post.

José Luiz

Anônimo disse...

Me perdoe mas que a Espanha tem um time muitíssimo melhor que o do Brasil, tem. Não tem dúvida disso. Outra coisa é se ganhará a Copa. Aí entram outros fatores de dificil mensuração que são incontroláveis.

Se preparem para curtir de bom futebol com a Espanha, chegue até onde ela chegue.

Abrs,

U

José Carneiro da Cunha disse...

Discordo da piada sobre o pessoal de finanças.

Pô, o cara faz um monte de molos complexos, erra todas as previsões e ainda sim permance 10 anos ganhando 1 mi por ano... os modelos podem ser uma procaria, mas que o cara é "expert" em algo, isso ele é.

abs

José Carneiro

Anônimo disse...

Nao sabe admitir o proprio erro, espanha foi campea, acabou com a badalada alemanha e ainda por cima calou a boca desses comentaristas conservadores, quem entende de futebol msm como tostao, pvc, sabem que a espanha sempre teve o melhor elenco e o melhor toque de bola, quem nao entende vai falar o obvio que nao eh obvio e apostar nas mesmas de sempre

wesley ramos disse...

a copa do mundo vai ser a coisa mais fantástica do mundo porém vai continuar esses protesto q acho muito legal isso o povo lutando por um mundo melhor !!!!!!!!!!!!!!

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email