segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bola Fora

Meus Caros,

No meu post sobre Imposto de Renda, teve um comentário que esculhambou o que eu escrevi. O autor era anônimo e dizia algo como:

"Você não sabe de nada, escreve mal, eu não visito muito seu blog, etc.".

Infelizmente minha internet travou e esse comentário acabou não sendo publicado. Assim, fica aqui registrado meu pedido de desculpas por não publicar esse comentário. Se o Anônimo puder re-enviar o comentário ele certamente será publicado.

15 comentários:

Chutando a Lata disse...

Anônimo é o refúgio dos canalhas. E assim minha mensagem para estes anônimos é a seguinte: vão tomar no toba!

Anônimo disse...

Adolfo,

Anonimato é um direito de quem não deseja aparecer. Qual é o problema? No entanto, embora comentários grosseiros não indiquem que o blog (ou o blogueiro) é ruim, afastam outros comentaristas. Pense nisso.

Um abraço,

Anônimo

D. disse...

Travou coincidentemente no comentário que falava mal de você, né? Muito esperto. haha

Lucas disse...

De acordo com o Chutando a Lata!!!
O lado bom de discordar é que podemos debater de forma RESPEITOSA para melhorarmos nossos conceitos e compreender outros pontos de vista!

Se esse anônimo não consegue ser civilizado não deveria ler esse blog!

Anônimo disse...

Adolfo,
Essa foi ótima! Lembro-me da sua primeira aula lá no mestrado pra minha turma, que também estreava naquele dia. Um dos alunos (que logo dançou...) rodou as baianas por vc dizer que não era formado pelo IMPA, que só estava lecionando o alinhamento matemático etc. Esse anônimo aí deve ser desse time! rs rs
Wagner.

Anônimo disse...

É muito fácil acabar com o anonimato. Faça um blog somente com comentários de pessoas previamente registradas.

Chutando a Lata disse...

É isso aí Lucas. Vou repetir o que disse: o anonimato é o refúgio dos canalhas.

Nilo disse...

Esses anônimos só servem pra recriminar as opiniões dos outros, todos covardes!!! (Os coverdes tem q se esconder, vai q alguém os reconhece!)

Anônimo disse...

De acordo com o Lucas, devemos discordar de forma respeitosa. comentário de autoria do Chutando a Lata, mas senti uma ironia qdo o Lucas disse isso, pois faltou respeito do próprio Chutando a lata para com os anônimos...

Sérgio Ricardo disse...

Professor, boa noite!

Aqui é o Sérgio que foi seu aluno na Católica e apresentei o trabalho em sua banca e do Amairte. Entrei na onda dos blogs por incentivo seu e do Marco Aurélio e montei o meu. Quando puder, dê uma passada lá e veja o que acha. O endereço é: www.bdsergio.blogspot.com

Obrigado e um abraço!
Sérgio Ricardo

Chutando a Lata disse...

Saber a língua pátria é obrigação de todo cidadão. Por isso vou repetir o que disse:o anonimato é o refúgio dos canalhas.

José Carneiro da Cunha disse...

Só para refutar a declaração do anônimo mula do segundo comentário, anonimato em debates NÃO É DIREITO!!!! Ao contrário, é violação de obrigação constitucional.

A CF88 garante a liberdade de expressão e o livre debate, mas proíbe explicitamente o anonimato.

Além disso, é, como no caso em questão, ação de gente COVARDE, atitude de cara CAGÃO!

O direito de expressão livre deve ser preservado e protegido, isso é fundamental para a manutenção da democracia. O anonimato não é forma de protegê-lo!, termina sim sendo uma maneira de fragilizá-lo.

É útil destacar que sigo essa posição em TODO blog e debate que freqüento, por exemplo, não concordo com a postura do “O” (Mão Visível) e do Selva Brasilis, apesar de muitas vezes concordar com aquilo que eles falam. De fato creio ser isso violação clara não só da lei quando de princípios básicos do bom debate e troca de idéias.

Vejo como comum a declaração: “uso isso para me proteger de retaliação”. Ora, serão esses anônimos defensores de idéias e ideais apenas na internet?! Será que no “mundo real” estão eles de braços dados com aqueles que atacam e a internet é apenas instrumento para extravasar frustrações? Não sei. Mas sei que não há notícia recente de preso por idéia no Brasil, mas há muitas informações sobre redes de difamação viabilizadas pelo anonimato.

Não confio muito em quem tem vida dupla. No meu dia-dia não escondo (nem haveria como) aquilo que penso das pessoas que me cercam, acho a explicação do uso do anonimato em blogs muito estranha. Se a pessoa seria retaliada pelo que ela escreve, por qual razão não a retaliam pelo que ela faz no cotidiano, por suas posições nos debates diários de trabalho e estudo? Só vejo uma explicação e ela não é muito agradável.

E, por fim, para mim anônimo não tem direito à opinião! Como disse uma vez meu primeiro professor de economia (foi algo parecido): “idéias têm conseqüências, e você é responsável pelos resultados das suas”! Ou tem testosterona para segurar a onda daquilo que defende, ou se cala!, principalmente quando vive em uma democracia!!

Abs

José Carneiro

Marcus disse...

Adolfo:

Depois dessa notícia abaixo, o que falta para termos nossa bolha imobiliária?

http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201008141140_RED_79213054

Anônimo disse...

quero rg e cpf de todo mundo, assim como endereço e telefone para entrar no debate.

Nathalia disse...

Se for pra permitir isso, qual a lógica de moderar os comentários??

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email