quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Estratosférico Analfabetismo Econômico de Serra

Impressiona o analfabetismo econômico de Serra. Eu quero votar em Serra, estou fazendo um esforço enorme para apoiá-lo. Mas Serra realmente não ajuda. Agora ele promete proteger ainda mais a ineficiênica de algumas indústrias às custas de todos os consumidores de nosso país.

Serra te faço um pedido: você é um analfabeto em matéria de economia. Reconheça isso e coloque ao seu lado uma equipe econômica competente. Sem isso, mesmo pessoas que não gostam da Dilma não irão votar em você. Eu sei que seu ego sofre com isso, mas a verdade é que você não entende de economia.

Serra você é o pior tipo de analfabeto que existe: você acha que sabe o que você não sabe. Você tem muitos méritos, mas em matéria de economia você é fraco. Faça como a Dilma fez: reconheça seus pontos fracos e explore os fortes.

Serra, se você quer ser presidente do Brasil, você precisa mudar urgentemente sua postura em relações a assuntos econômicos. Mas, verdade seja dita, em sua chapa parece que apenas Indio Costa quer vencer. O resto parece que já aceitou a derrota. Continuo votando em você Serra.

26 comentários:

Anônimo disse...

Pois é meu caro,

Eu estou menos esperançoso que você em relação ao Serra. Estava esperando começar o horário eleitoral para ver se algo podia me convencer a votar nele, o que deveria ser fácil. Infelizmente cada vez que leio o escuto o Serra fico mais convencido que é melhor não votar em ninguém. Estou desconfiado que esta sua impressão, da qual compartilho, de que apenas o vice parece querer vencer as eleições pode ter mais verdade do que parece.

A situação não é de todo ruim para a turma do Serra. Eles controlam São Paulo, o que é não pouco coisa, enquanto observam o PT colocar em prática várias propostas que poderiam ser deles. No fim ficamos vendo a briga das esquerdas e tentamos escolher o menos pior, e nem sequer temos um critério confiável para saber quem é o menos pior.

Começo a achar que o melhor para o Brasil seria uma derrota do Serra no primeiro turno e de preferência uma derrota humilhante. Talvez assim esta turma do PSDB paulista (olhe o que eles faziam nos anos 70 e me digam o quão diferente eram da Dilma, quantos figurões do PSDB paulista foram companheiros terroristas?) suma do mapa ou deixe cair a máscara e se junte com o PT. Assim teríamos espaço para um partido não-esquerdista, que pudéssemos confiar, trocar idéia e até mesmo participar.

Uma derrota humilhante do Serra pode ser o caminho para que em 2014 tenhamos, Katia Abreu ou Índio da Costa como candidato a presidente ao invés de algo do tipo Dilma vs Alckmin (o garoto do Covas que não foi capaz de defender as privatizações) ou Lula vs Serra. Tenho dúvidas...

Abraço,

Roberto

Anônimo disse...

Terminei meu comentário e dei de cara com isto:

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, criticou hoje a política de comércio exterior do Brasil que, segundo ele, permite a “invasão” de produtos subfaturados da China e prejudica o emprego no País. Em discurso a diretores da Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), em São Paulo, Serra prometeu que, se eleito, mudará essa situação em dois meses. O tucano atacou também a política econômica do governo Lula. “Falta uma política econômica eficiente. Sobrevaloriza-se a taxa de câmbio de uma maneira que a importação é incentivada artificialmente e é retirada a competitividade da exportação também artificialmente”, afirmou. “Eu estava dizendo para o Synésio (Synésio Batista da Costa, presidente de Abrinq) que, chegando ao governo, em dois meses nós vamos resolver esse assunto.

Assim fica difícil...

Abraço,

Roberto

Dedé Ramos disse...

Eu desisti de escolher um candidato que defenda políticas econômicas nas quais eu defendo. Todos defendem teses de esquerda. Escolho pela experiência, pelas possíveis alianças internacionais e etc.

Entretanto, é complicado se falar que Serra é analfabeto em Economia. Ele têm um mestrado no Chile outro nos EUA e um Doutorado nos EUA. No máximo têm opiniões divergentes ou casuísticas a respeito de temas.

Anônimo disse...

Bom, seria mais convincente se você expusesse as bobagens que o Serra disse e mostrasse porque elas são bobagens. Outra coisa, a minha melhor razão pra votar em Serra é institucional: a tal da "democracia participativa" que o PT defende e que está, dia a dia, construindo, é pra mim fascismo de esquerda, e quanto antes eles forem afastados do poder, mais seguros estaremos desse tipo de autoritarismo. Dito isto, concordo que um partido que defenda uma agenda liberal é mais que necessário no Brasil.

Anônimo disse...

Adolpho, o candidato José Serra já disse que prefere ser chamado de Zé. Na campanha ele mesmo disse: "Depois de votar no Silva, agora vote no Zé". Entao o analfabeto econômico é o Zé, e nao o José Serra. (lamentavel)

Eu tb gostaria que vc fizesse uma análise sobre os ex-famosos que viraram candidatos, como Tiririca, Klb e etc (lamentavel^1000).

(E eu sei que esse é um blog de economia e nao de política. Mas a essa altura do campeonato...).

Chutando a Lata disse...

Quem viu o diploma do Serra? Ele passou quantos anos Nos EUA? Nâo foram dois?

Anônimo disse...

ai a tese do serra so n sei como faz pra ler
http://cornell.worldcat.org/title/some-aspects-of-economic-policy-and-income-distribution-in-chile-1970-1973/oclc/004553548

quanto ao klb acho que eles foram bem, quer dizer eles defenderam uma bandeira (combate a pedofilia)e falaram o nome do alkmin e serra. outros não falaram o proprio numero

D. disse...

Esse chutando a lata é um fanfarrão mesmo. Antes de falar merda, você devia pesquisar um pouco antes. Não mata ninguém.

O Serra tem mestrado e PhD em Cornell. O tutor dele se chama Tom Davis, que na época era um dos principais pesquisadores de Cornell, junto com o Karl Shell, Alfred Kahn, Dick Schuller, etc.
Cornell não me parece o lugar mais apropriado pro cara "comprar" o diploma ou passar sem fazer muito como você sugere.

Eu até acho que as opiniões do Serra sobre economia são absolutamente retrógradas, mas que ele é formado, ele é.

Ele pode não saber de economia hoje, mas que algum dia ele já teve de saber, isso é fato.

Eu até vou votar no Serra por um motivo muito simples: Não acredito que ele vai fazer essas doideras que ele tá falando. Imagina se ele vem e fala: "Vou acabar com o BNDES, acabar com a reserva de mercado da OAB e dividir e privatizar o banco do brasil, a caixa e a petrobras"
Ia ter meu voto, mas só o meu. (Do Adolfo, do Vítor e do Roberto também, mas só.)

Dedé Ramos disse...

Bom, essa história de criar fatos, com a devida vênia, é coisa de Comunista. Acredito eu que, os leitores desse Blog não o sejam. Vamos tentar argumentos mais sólidos ao invés de ficarmos no puro blá, blá, blá.

Segue o Link da tese de Doutorado do Serra nos Eua:

http://cornell.worldcat.org/title/some-aspects-of-economic-policy-and-income-distribution-in-chile-1970-1973/oclc/4553548?referer=brief_results

Quem viu o homem ir a lua? Quem viu Eliza Samúdio morrer? Será que um dia o papaléguas vai ser capturado pelo Coyote?

D. disse...

Acabei de lembrar. Além de Doutorado em Cornell, o Serra foi professor de Princeton.

E tem uma turma falando que nem formado ele é. Brincadeira.

Ele pode ter uma visão horrenda de economia, mas que a teoria ele sabe, ele sabe. Pode até não acreditar.

Anônimo disse...

se o serra chamasse o adolfo...
isso aqui ficava menos selva

Anônimo disse...

Caros,

Alguns de nós gostamos do Índio, porque ele é corajoso e porque ainda não falou de economia. Quando falar também vai ser uma torrente de bobagens.
O único economista de verdade que está na campanha presidencial é o Gianetti, que infelizmente assessora outra semi-analfabeta chamada Marina Silva.

Abraços,

Rogê

Ginno disse...

Escolher candidato a presidencia ta mais dificil do que entrar para o IPEA kkkkkkk

Anônimo disse...

Acredito também que o Serra só fale esse tipo de coisa pra conseguir o voto da categoria. Assim como o Lula que inventou milhares de coisas pra conseguir seus votos.

Uma "trapaça", mas, infelismente um hábito de alguns políticos brasileiros.

Ele só está entrando no jogo de "coitadinhos" da esquerda.

Abraço!

Anônimo disse...

Caros D. e Anônimo das 13:59,

O problema é um pouco maior do que apresentar promessas mentirosas em campanha; não que este seja um problema pequeno...

Quantas estatais o Lula criou no primeiro mandato? Que eu me lembre nenhuma. Aí veio a campanha e o candidato do PSDB resolveu ser contra as privatizações, ou pelo menos não defendê-las. Isto fez com que se criasse um consenso em torno de que as privatizações foram ruins. a Lógica deles é simples: se o PT era contra e o candidato do PSDB não podia defendê-las chegando ao ponto de se comprometer a não continuá-las caso eleito então é porque privatizar foi um erro. Resultado? Em seu segundo mandato Lula ficou livre para criar estatais, e criou. Com que autoridade moral a oposição pode criticar a criação de estatais?

Agora a mesma coisa. O PT certamente gostaria de criar proteção a indústria nacional e controlar o câmbio, significa mais poder para o estado, especificamente, mais moeda de troca com os empresários. Se foi tímido até agora é porque teve medo da reação da sociedade, afinal todo mundo gosta de comprar importado baratinho. Novamente o candidato da oposição levanta a bola. Quem será contra a proteção a indústria e ao controle do câmbio se a Dilma ganhar? o PSDB do Serra? Mas ele disse que faria isto...

De eleições em eleições vamos perdendo todas as conquistas dos anos 90. Se o povo fosse contra privatizações por que o FHC foi reeleito no primeiro turno? Por que ninguém diz algo do tipo proibir as importações é acabar com os produtos baratos no Natal? Por que ninguém disse que graças as privatizações todo mundo tem celular?

PT e PSDB são diferentes para quem acredita em balelas do tipo luta de classes, ambos defendem a indústria paulista, é CUT e FIESP, dá no mesmo. Tiveram de liberar a economia porque o Collor (talvez sem querer) botou o dedo na ferida e o povo votou nele.

Abraço,

Roberto

Chutando a Lata disse...

Falando pro D (de dado) que me chama de fanfarrão e pra nao ficar sem troco o chamo de bestalhao. Eu não tinha a informação curricular do Serra. Apenas ouvi dos petistas que ele, o Serra, agora apenas Zé, não era formado em nada e por isso coloquei meu comentário. Mesmo assim, continua a informação sobre o tempo que o Serra passou nos EUA estudando. Agora, pergunto: algum individuo minimamente sensato iria perder seu tempo buscando a bibliografia de um cara que até o bestalhao do D acha retrogrado? Só um abestalhado. Pra terminar como é que vou saber se D é D? Porque se A for B, C fo D, então..

D. disse...

Caro professor Roberto,

sem dúvida alguma, o PT e PSDB são farinha do mesmo saco. É só ver que o FHC, líder máximo do PSDB foi um dos autores da cartilha de "mandamentos" do PT em 1979. Também não tenho dúvida que a campanha do PSDB é incrivelmente estúpida, indo contra tudo de bom que o PSDB foi responsável e exaltando as idiotisses do PT e do próprio PSDB. A atuação do Serra na área econômica é absurda. Tudo que ele defende é completamente o oposto do que acredito e estudei.

A atuação política do Serra tem sido risível. No fundo eu acho que ele queria é ser candidato e não presidente. Mesmo antes da eleição achava muito difícil que uma "puta velha" pudesse quebrar o status quo confortável que se encontra o Brasil, mas pensava, ingenuamente, que o Serre tivesse lido, pelo menos, alguns livros que mostrassem o aburdo que é a política defendiada hoje por ele.

Eu era eleitor convicto do Serra (em grande parte, devido a concorrência) até uns dois meses atrás, mas hoje sou eleitor por não acreditar que votar nulo ajude em qualquer coisa. Vi que o Serra, assim como o Lula, a Dilma e o FHC são, acima de tudo, políticos, loucos pra aumentar o estado e assim seu poder sobre o todo. É incrível quão genial era o Hayek, que escreveu o "Caminho da servidão" a 50 anos atrás e continua não só mais atual que nunca, mas seguindo o que ele mostrava que ia acontecer como se fosse um cartilha.

Por fim, uma pergunta ao professor: Com o Brasil crescendo 7% nesse ano e Lula com 80% de popularidade, você realmente acha que o Serra (ou qualquer outro candidato) tenha alguma chance de vencer, falando qualquer coisa, seja certa ou errada?

Pelo que vejo, o Serra já está desesperado, falando qualquer coisa pra ver se cola.

D. disse...

Caro Chutando,

Como suposto pesquisador e doutor em economia (suposto?) acredito que você deva checar as suas fontes antes de sair falando asneiras. Mesmo que elas não estejam de jeito nenhum sendo parciais na análise delas; digamos, petistas falando do currículo do Serra.

Eu não "busquei bibliografia" (ou seria biografia?) de uma cara que eu acho ultrapassado. Eu conheço a bibliografia do sujeito. Meu avô era da CEPAL e foi professor e amigo do Serra, trabalhando com ele por muito tempo no Chile. Eu conheci a figura e já conversei com o próprio em meu segundo ano de economia. Desde aquela época, já tinhamos divergências ideológicas, mas isso não me impede de defender o cara quando alguém afirma que ele comprou o diploma ou mentiu descaradamente sobre suas qualificações acadêmicas.

Falando em mentir em qualificações acadêmicas, o que esses seus amigos petistas falam sobre a Silma ter mentido descaradamente sobre o seu currículo falando que tinha doutorado na Unicamp (como se fosse grande coisa, saber reprodução ampliada, lutas de classe e mais duzia de papers do Oreiro).

Por final, vamos pensar logicamente, qual a vantagem de você saber meu nome ou não? Se meu nome fosse astoufo, daria na mesma, você não me conhece, eu não conheço e nem sei o nome de vossa senhoria, então, acho que minha inicial basta.

Aliás, com minha inicial e a informção que faço UnB, você já reduz as hipóteses do meu nome a uns 50 no máximo.

Chutando a Lata disse...

Falando pra esse D (de demente e definitivamente) :Seu problema fundamental é que voce não sabe ler. Não afirmei nada sobre o Serra. Não sou petista e você não respondeu a pergunta óbvia. Não vou repeti-la, porque o seu caráter é curto tal qual sua capacidade cognitiva. Para não deixar a conversa no vazio, em estratégia vencedora, no cotidiano dos jogadores, que á do toma-lá-da-cá, retruco: vá pra PQP.

Chutando a Lata disse...

Encerrando meu comentário sobre o Serra. A única coisa que eu consegui fotografar do Serra, pela minha lente crítica, foi quando ele, o Zé Serra, (creio que está no youtube)tentou fazer, mostrando sua didática aloprada à criançada, uma conta de dividir. O que era de se esperar, confirmou-se: O Zé (zezinho) errou. Na verdade, duas vezes, porque um bom político jamais iria querer ensinar a dividir, mas sim a multiplicar, na crença de que somar já estaria bom demais. Depois eu é que tenho fama de petista ou comuna!

Anônimo disse...

Chutando, voce eh o cara mais mala sem alca da internet brasileira.

D. disse...

Opa, apelou perdeu. hahaha

Anônimo disse...

Respondendo ao D.

Não acho que um discurso mais liberal faria com que o Serra ou outro candidato ganhasse estas eleições. Perder e ganhar as eleições fazem parte das regras do jogo e é normal e natural que quando a economia vai bem o partido do governo ganhe as eleições.

É por esta razão que fico mais irritado com a oposição. Exatamente por ser uma eleição quase perdida que é ora de montar um discurso, elaborar propostas em contraposição ao governo, apontar erros e etc. Pode não decidir a eleição mas determina uma linha de atuação para oposição. Mais cedo ou mais tarde a economia muda, caso a oposição não tenha um discurso pronto não de beneficiará da mudança. Nem sequer vai falar o famoso "eu não disse". Uma pena.

Abraço,

Roberto

D. disse...

Chut(p)ando não tem fama de petista ou comuna.

A fama é de petista E comuna.

D. disse...

Roberto,

Assino em baixo do que você disse. Só acho complicado pensar que um "intelectual de esquerda" como o Serra possa ser esta oposição.

Cobaia disse...

Qto ao currículo do José (Zé)Serra, não tenho tantas duvidas quanto ao currículo da Dilminha...
Uma coisa é consenso geral, a eleição ja esta definida. E não só por méritos da Dilma (quer dizer, LULA) mas sim ja logo no começo qdo houve a indecisão sobre quem sairia candidato pelo PSDB.
O Serra pode falar qualquer coisa sobre economia, politica social ou qualquer outro tema na pauta de assuntos nacionais, pois é impossível mudar. JÁ ESTA CONSOLIDADO. DILMA SERÁ PRESIDENTA. só nos resta rezar..

Chutando a lata...calminha cara... apelou. PERDEU!
Rs rs rs

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email