segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Exatamente por que falta de caráter é mérito?

Nessa transição presidencial estamos assistindo algo inédito no país: a idolatria dos sem caráter. O exemplo mais óbvio é Palocci. A imprensa e vários especialistas gostam de elogiá-lo como alguém “pragmático”. Mas exatamente de onde vem o pragmatismo de Palocci? Esse pragmático ex-ministro foi sem dúvida alguma pragmático ao tentar se privilegiar da quebra ilegal de sigilo bancário de um simples caseiro. Palocci foi igualmente pragmático ao mentir na CPI dos bingos, parece que o pragmatismo do ex-ministro não tem limites.

O Brasil precisa de pessoas de princípios, que defendam suas idéias e que não mudem de posição em decorrência de quem está no poder. Claro que entender da operacionalização de procedimentos é importante. Claro que em alguns momentos é melhor aceitar o possível do que o improvável. Mas o norte a ser seguido sempre deve ser dado por princípios.

Pragmatismo é importante, mas existe uma diferença gigantesca entre pragmatismo e bandidagem.

6 comentários:

amauri disse...

Boa tarde Adolfo!
Dentro das ações PRAGMÁTICA entra tudo de perverso nas relações sejam elas sociais, políticas, econômicas,...
Pessoas com princípios ao adotar o pragmatismo só vai se relacionar com pessoas que tem valores.
É este afrouxamento dos valores que está mudando o norte do mundo.
Quem viver verá se está mudando para o bem ou não.

Anônimo disse...

A imprensa parece estar comportando-se como assessoria ou porta-voz do governo. Tanto do que sai como do que está para entrar. As notícias explicam tudo, justificam tudo. A gestão Palocci mereceria uma análise por parte da imprensa. Em que ele inovou? O que implementou? A ele foi atribuído ter consertado a "herança maldita", com austeridade e ajuste fiscal. Só que a necessidade de ajuste fiscal está ai de volta. Na realidade, desmontaram a política fiscal para atender as necessidades de gastos de custeio. A conta está chegando agora.
Dawran Numida

Kleber S. disse...

Adolfo, bateu na veia! Perfeito.


Um grande abraco

Kleber

Anônimo disse...

Você pode não ser um bom escritor, mas fala o que precisa ser dito e vai direto ao ponto. Gosto disso. Abraços.

Anônimo disse...

Você pode não ser um bom escritor, mas fala o que precisa ser dito e vai direto ao ponto. Gosto disso. Abraços.

William dos Reis disse...

Palocci é um dos maiores picaretas que já presenciei na política do Brasil. Ele, como futuro ministro chefe da casa civil, indica como provavelmente será o governo da presidente eleita!

William dos Reis

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email