quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Estratosférica Burrice Econômica de O Globo

É inaceitável o profundo grau de desconhecimento econômico do jornal O Globo. Agora, na edição online, temos o seguinte título "Ritmo Acelerado nas Importações ajudou a frear o crescimento do PIB". Ou seja, o O Globo culpa o aumento das importações pela redução no crescimento do PIB. Estupidez econômica pura e simples.

É necessário um alto grau de analfabetismo econômico para se fazer a afirmação feita pelo O Globo. Os analfabetos confundem identidade contábil com teoria de crescimento. Explico: na contabilidade do PIB as importações entram com sinal negativo. Contudo, isso É APENAS UMA IDENTIDADE CONTÁBIL, isso NÃO quer dizer que um aumento das importações reduz o PIB.

No primeiro curso de macroeconomia, todos os alunos aprendem que a identidade contábil do PIB NÃO PODE ser usada como teoria. Isto é, não se pode fazer a inferência feita pelo jornal O Globo. Quando as importações aumentam elas se destinam tanto ao consumo como também ao investimento (aumentando por exemplo a produtividade da economia), ou seja, o crescimento das importações costuma ser um importante acelerador do PIB e não o contrário.

6 comentários:

Leonardo Monasterio disse...

Que bom que vc postou isso! Eu li e fiquei p* da vida!

Anônimo disse...

Acabei de ler uma reportagem da Agência Estado que diz o seguinte:
IPEA: DISPARADA DAS IMPORTAÇÕES ROUBOU 3 PP DO PIB DO 3º TRIMESTRE.
O economista que fez o cálculo foi Paulo Levy.
Para ver que não é só o Globo que possui analfabetismo econômico.

Anônimo disse...

De O Globo, Míriam Leitão e assemelhados, tudo bem que pisem na bola. Mas o Paulo Levy não tem esse direito. A não ser que esteja em campanha para substituir o Márcio Pochman.

Pablo Vilarnovo disse...

A coisa fica tão surreal que a própria reportagem contraria o título:

"- O crescimento das importações está atendendo a uma demanda (existente do setor produtivo), esta AUMENTANDO A CAPACIDADE ECONÔMICA - disse.

Grifo meu.

Chega a ser esquisofrênico.

Anônimo disse...

Olha adolfo,

Nao sei quem me parece burro em termos economicos, se o globo ou o tesouro. Com esse taotao de maquiagem e reconhecendo a uniao gay ta parecendo ate travesti

Anônimo disse...

Te falar que ler a coluna da Mirian Leitão é tipo jogo dos sete erros...hehehe

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email