quarta-feira, 18 de maio de 2011

Brasileirão é no Selva Brasilis

O Selva Brasilis (SB)é um dos melhores blogs da internet: inteligente, irônico, e culto, se destaca por posts curtos e sempre afiados. Em 2011, o Selva Brasilis fará a cobertura do campeonato Brasileiro de futebol. Dois posts de especialistas já foram ao ar: o primeiro comentando a ida de Fórlan para o Ceará; e o segundo mostrando a força do América Mineiro. Na entrevista abaixo, eu converso com o Editor de Esportes do Selva Brasilis (SB). E não se esqueçam: Brasileirão 2011 é no Selva Brasilis, a melhor equipe de comentaristas esportivos!!!


1) Quais são suas previsões para esse brasileirão?

SB) Como você sabe o SB deu aula em vários MBA de porta de cadeia e sabe tudo de finanças. Portanto todas as previsões do SB são certeiramente erradas. O futebol brasileiro era a única coisa competitiva no Brasil. Mas o PT e a CBF num esforço monumental para acabar com a competição e competitividade do futebol brasileiro instituiram esse campeonato ridículo de pontos corridos. A tentativa de monopolização do campeonato brasileiro, levada adiante pelos clubes paulistas deu com os burros n´água porque os times cariocas aprenderam a jogar mal também e passaram a dominar a competição. Antes, na época em que futebol era futebol, a previsão era simples. Há 12 times de verdade no futebol Brasileiro, os 4 grandes do Rio e São Paulo e os 2 gaúchos e mineiros, portanto cada um tinha cerca de 8% de chances de ser campeão [o Flamengo, por causa da torcida, tinha 12%]. Com a italianização recente do futebol brasileiro apenas os clubes com estrutura para pagar a CBF e manipular sua comissão de arbitragem têm alguma chance de ser campeão. A única exceção é o Fluminense que contra todas as expectativas conseguiu ser campeão em 2010 jogando bola e sem comprar os juízes. Portanto, os favoritos ao título nesse modelo italiano são sempre os mesmos, o Corinthians, porque é o time oficial da bandidagem do PT e o São Paulo, porque é o único que consegue pagar a CBF em dia.


2) Sem Lula na presidência da república, os juízes continuarão roubando a favor do Corinthians? Ou irão migrar para outro time paulista?

SB) Qual o time da Dilma? Juiz no Brasil, seja da CBF ou do STF, sempre rouba pro governo. A única exceção são os juízes mineiros, que roubam para si mesmos. Política e historicamente o time que deveria se beneficiar com o PT no governo deveria ser o Botafogo. O Botafogo é o time predileto dos jornalistas. Como todo jornalista é ignorante, bandido, mau-caráter e essencialmente comunista, então o Botafogo é o time dos comunistas. Mas comunista é minoria em toda parte, exceto na USP, UnB, Unicamp e UFRJ, por isso a torcida do Botafogo é minúscula, mais ou menos do tamanho da inteligência do Emir Sáder.


3) Nosso Fluminense é sempre favorito ao título. Mas você acredita que poderemos ser campeões invictos? Afinal, até o Internacional conseguiu isso.

SB) É difícil comparar o Flu com um time que tinha Bira-Burro como centroavante. Quando o Internacional estava perdendo lá ia o Bira cabecear uma bola e levava junto a massa encefálica do zagueiro. O Inter foi campeão invicto jogando apenas duas partidas contra o Palmeiras do Telê que tinha Pires, Mococa e Jorge Mendonça no meio campo. Porra, na final contra o eterno vice, o Vasco, até Chico Espina parecia jogador de futebol! O Flu tem indiscutivelmente um grande escrete, mas enfrenta um trade-off violento entre futebol e trabalho. Os craques tricolores são vagabundos de primeira, detestam treinar e jogar bola. Mas com o Abelão de volta, a esperança é a de que ele distribua porradas `a la vonté para motivar o elenco. Essa é uma tática nova, criada pelo Ceará, um dos comentaristas convidados para fazer a cobertura do Brasileirão pelo SB. Ele sugeriu ao Joel Santana quando era técnico do Botafogo contratar o baiano de Okinawa Lyoto Machida para fazer discursos de motivação no vestiário do time. E funcionou! o discurso começava sempre assim: “ae, se vocês não jogarem bem hoje vão levar uma voadora no pé do ouvido”. Porra, aquele time horroroso conseguiu até ser campeão carioca!


4)Com quantas rodadas de antecedência o Bahia será oficialmente rebaixado?

SB) Pergunta dificílima de ser respondida. Há duas forças opostas a serem consideradas. Se deixarem o indomável espírito baiano dominar, a preguiça e picaretagem características vão sobressair e o Bahia será rebaixado antes do fim do mês, já na quarta rodada. Se, entretanto, o Bahia conseguir contratar novamente todas as mães de santo do recôncavo, aí meu amigo não tem para ninguém, o time está fadado ao campeonato brasileiro, oxalá mundial. Lembre-se da conquista de 1988, aquilo foi um milagre pois o time foi campeão com Bobo e Charles, vou repetir bem devagar, Bobo e Charles... imagina!? com a força de um macumbão desses até o Mercadante aprendia economia!


5) Montar a estrutura para a Copa do Mundo deve custar, por baixo, uns 10 bilhões de reais. Não seria mais fácil usarmos esse dinheiro para comprarmos a Espanha e realizar a copa lá?

SB) Com essa grana tu compra a Espanha e leva Portugal e Grécia de troco. Vão tentar te empurrar a Irlanda também, mas não aceite aquela merda verde de jeito nenhum. A Espanha sempre foi uma roubada, não tem condição fazer uma copa do mundo num lugar onde até o mascote é metrossexual. Lembra do Naranjito? Tu já viu laranja gay? Porra, aquela fruta era tão espanhola que fazia bronzeamento artificial. Como você sabe o SB é nacionalista e se orgulha do Brasil. Essa copa vai mostrar ao mundo nossa capacidade de trabalho e organização. Temos o melhor turismo sexual do planeta, nossas vagabundas são baratas e limpinhas. As nossas carrocinhas de cachorro quente são excepcionais, os fregueses podem comer um cheiroso e comprar pó made in chatuba com selo de qualidade das FARC. Last but not least lembre-se que o Brasileiro é um povo educado, limpo e honesto quando não está fazendo um arrastão.

9 comentários:

rodrigo disse...

Cara não torço pro Flu mas gostei do SB. Valeu a dica.

Anônimo disse...

boa!!!!!!!!

Sérgio Ricardo disse...

Estou rindo até agora da resposta da última pergunta. Muito boa a entrevista!

Lucas Dayrell disse...

Akela velha história de economista achar que entende de tudo, até de futebol, sendo que nunk pegou numa bola. Mal consegue fazer previsões na sua área e tenta no futebol. Futebol é 11 contra 11, nao é ciência, não é exato como a física, o próprio fluminense é exemplo disso, a unica coisa que concordo é sobre os pontos corridos, o resto da entrevista acho pura perda de tempo e falta do que fazer

Anônimo disse...

Lá diz que a espanha compro a copa...Engraçado a base da espanha é do melhor time do mundo, e o resto do Real Madrid que tbm é um dos melhores, é o time que menos erros passes(fundamento básico do futebol) e mais anteriormente elogiado por quem realmente entende de futebol. Agora esse povo que nunk viu uma partida completa, nao sabe nem que 2 dos 3 melhores do mundo sao jogadores espanhóis e pior de tudo caem nessa mania de achar que só o que tem tradição presta, e esqueçe que futebol é dentro de campo, uma dica, vai comentar de economia vai, pq nunk vi tanta inutilidade e equivoco sendo falado, até os papo de buteco entende mais que isso.

Zé luiz 20 disse...

Fala meu caro,
ótima entrevista ai, tirando a resposta que fala do glorioso botafogo. Lá até que não tem esse tanto de comunista não, e se for roubar pq seria logo pro botafogo?
O único time que perdeu 3 campeonatos cariocas seguidos roubados...ta de brincadeira, se for pra roubar pra algum claro que vai ser para o de sempre, FLAMENGO.

Anônimo disse...

"Engraçado a base da espanha é do melhor time do mundo"

Como assim? Ficou louco?

Fernando Henrique, Michel, Geraldo (vulgo G10), Thiago Humberto, Iarley e Nicácio. Nenhum deles joga na seleção espanhola. Nem o Osvaldo.

paulo araújo disse...

A quem possa interessar.

Não sou economista e pouco sei a respeito dos derivativos cambais.

O blogueiro Ângelo da Cia escreveu um interessante post a respeito da reportagem sobre o caso Palocci na Revista Veja desta semana. O link para íntegra da reportagem da Veja está no post, que pode ser lido aqui:

“VEJA e sua assessoria Palocciana”

http://angelodacia.blogspot.com/2011/05/veja-e-sua-assessoria-palocciana.html

Esta notícia na reportagem da revista chamou minha atenção:

"A presidente Dilma pediu explicações. Palocci contou que ganhou dinheiro dando consultoria sobre riscos cambiais entre julho e setembro de 2008. Palocci disse que, por ter sido ministro da Fazenda e se tomado um competente economista sem diploma (o que ninguém discute), viu com maior clareza o tamanho do perigo cambial. Ele teria ajudado diversas empresas a desmontar suas arriscadas operações com os voláteis derivativos cambiais.”

Entre julho e setembro, ou seja no terceiro trimestre de 2008, o real sofreu a desvalorização que levou aos conhecidos prejuízos contabilizados pelos investidores no quarto trimestre de 2008.

Os jornais da época noticiaram fartamente as empresas que se ferraram nessas operações. Os valores reportados eram astronômicos. Mas não lembro de ter lido qualquer notícia a respeito de grandes empresas que escaparam da crise por orientação de consultores que teriam "ajudado diversas empresas a desmontar suas arriscadas operações com os voláteis derivativos cambiais" entre “julho e setembro de 2008”.

"Diversas" é sinônimo de muitas. A matéria seria mais crível se escolhesse a palavra "algumas", pois diversas foram as empresas que se ferraram.

Mas se escolhesse "algumas" ao invés de "diversas" talvez fosse mais difícil explicar o milagre da multiplicação dos pães operado pela empresa de Palocci. Ou seja, seria preciso que apenas "algumas" tivessem pagado muito.

Enfim, somente um economista enfronhado nesses meandros financeiros poderia emitir um parecer sensato a respeito da atuação do mercado de consultoria no mesmo período.

A pergunta é simples: o mercado reconheceu e a imprensa especializada noticiou na época da crise dos derivativos que a Projeto foi uma das poucas consultorias que previu a tempo o alto risco dessas operações e, na contramão do espírito de manada, aconselhou seus clientes a se desfazerem desses papeis?

O buslis, me parece, é o triênio julho/setembro de 2008. É possível apontar no mesmo período a existência de outras consultorias que mostraram a mesma agudeza analítica de Palocci? E, sobretudo, é verossímil que a "consultoria de homem só" fosse capaz de produzir tal proeza, isto é, de antecipar a débâcle e, assim, ajudar "diversas empresas a desmontar suas arriscadas operações com os voláteis derivativos cambiais"?

Com a palavra os economistas, isto considerando que meus comentários de leigo são relevantes.

Anônimo disse...

Sensacional. A definição para a torcida do Botafofo - realmente, o time da imprensa - é perfeita.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email