segunda-feira, 2 de maio de 2011

Uma Importante Vitória da Sociedade Aberta

Ontem um dos maiores assassinos do mundo foi morto. Hoje o mundo é um local melhor. A morte de Osama Bin Laden é uma vitória da sociedade aberta contra seus inimigos.

Os atentados de 11 de setembro chocaram o mundo civilizado, deixaram uma ferida aberta no mundo. Ferida essa que é difícil cicatrizar, mas a morte do mentor de tão covarde ataque é motivo de alívio para a civilização.

Certa vez eu conversava com uma pessoa e ele elogiava a "inteligência" de Bin Laden: "esse Bin Laden é inteligente mesmo, sem recurso nenhum ele deu um cascudo nos americanos". Não, isso não é inteligência. Não é necessário inteligência para destruir coisas, crianças fazem isso o tempo todo. Um terrorista apenas aumenta a magnitude da destruição. Destruir é fácil e barato. Difícil é construir. Isso sim exigência inteligência, dedicação e paciência. Bin Laden foi um canalha, nada mais do que isso.

10 comentários:

Anônimo disse...

Lembro de um professor de economia da UnB vibrando com o ataque de 11/09. Imagino o que estará pensando hoje.

Pedro H. Albuquerque disse...

Bem colocado.

lelê disse...

Caro Adolfo,

Achei seu posto muito simplório, esperava alguns questionamentos...

Sobre a morte dele não tenho dúvidas, mas será que foi ontem? ou ele já estava morto? O que justifica esta pressa exacerbada? Será que você acredita que os americanos estão preocupados com os preceitos funerários islâmicos? Como jogar o corpo ao mar de forma tão rápida? Cadê a perícia? O Saddam Hussein eles enforcaram na frente das câmeras, por que com o Osama teria sido diferente?

Para mim, o Governo Americano já sabia disso, isso acontece em um momento tão oportuno para Obama, nunca ante um presidente se adiantou tanto para uma reeleição e com popularidade em baixa, aí do dia pra noite o Osama aparece morte. Oportunismos político, para mim ele já estava morto. E sabe se lá se foi realmente os soldados americanos que mataram, já que Osama tinha tantos Sósias...

Bem, mas seja lá como ou quando ele morreu o que importa é que foi achado, mas que ele mostrou que a segurança dos americanos é vulnerável ele mostrou, à custa de centenas de morte. Era uma questão de honra e justiça pega-lo, mas acho interessante gerar esse tipo de questionamentos e não acreditar de primeira nas informações da mídia.

Mas se não aparecerem as evidencias... é igual cabeça de bacalhau ninguém nunca viu.

Mas, por enquanto, para os americanos que comemoram nas ruas de forma gloriosa, como se tivessem ganho a copa do mundo estão de alma lavada... Um povo admirável...Obama é o cara! No entanto, o fato é passível de questionamento.

Alessandra Santos

Anônimo disse...

Professor Adolfo, por que o senhor rejeita comentários (sem ofensas) contra seus argumentos? Não é um contra-senso, tratando-se de um liberal?
Abs

Anônimo disse...

Sinceramente to nem aí se o cara morreu, concordo com o amigo e acho que isso foi um golpe de marketing do Obama, pq fico muito esquisito a morte dele, e outra o povo americano tem todo direito de gostar, mas essa comemoraçao exarcebada e essa mídia em cima demais acho que soa apenas como provocação, só falta a mídia se aproveitar disso e ficar 1 mes nesse assunto, voltar a lembrar do 11/09 sem parar e virar assunto principal do fantástico, se aproveitando de uma tragédia, pra mim oSama pode tá morto a muito tempo, e o oBama preferiu usar isso como marketing político. Nao to afirmando eh somente suposição.

Blog do Adolfo disse...

Caro Anonimo das 20:34

NENHUM comentario respeitoso eh rejeitado aqui. O blog esta repleto de comentarios que discordam de minhas ideias.

Se seu comentario foi rejeitado eh porque: 1) ele era ofensivo (e voce covarde o bastante para permanecer no anonimato); ou 2) ele era imbecil e errado (e voce esperto o bastante para permanecer anonimo).

Adolfo

Anônimo disse...

No lugar do Adolfo eu não aceitaria nenhum comentário com qualquer sugestão que o Bin Laden não é cara mau e/ou que o mundo não é um lugar melhor sem ele. Isto não tem nenhuma relação com censura, fazer tal relação é jogo sujo. O tipo de censura inaceitável é a praticada pelo estado. Não existe nenhum problema que o editor de um espaço privado decida o que quer ou não publicar, se você não gosta não leia ou, melhor, crie o seu espaço.

Anônimo disse...

Afirmar que correlação zero é o mesmo que ausência de relação entre as variáveis é errado ou imbecil?
Não saber diferenciar carga tributária de alíquotas de impostos é errado ou imbecil?
Apenas pergutas.

Anônimo disse...

Interessante. Bin Laden estava vivo e era problema para o Obama. Agora, Bin Laden está morto e é problema para Obama? Antes, vivo, era o líder e planejador do terrorismo. Agora, morto, não era nada disso, era só uma figura de marketing? Não tem lógica o que afirmam comentários de 2 de maio de 2011 13:19 e 2 de maio de 2011 23:04.
Dawran Numida

Anônimo disse...

Anonimo como eu disse é só uma suposiçao, eles podem msm ter matado o osama agora, mas que ha evidencias que eles sabiam do paradeiro do osama ha, e nao duvido nada que eles planejaram tudo, nao afirmei nada hora nenhuma, só nao gosto desse alarde todo, e da comemoraçao exarcebada, e outra a funçao do EUA nao era matar ele, podia localizar, denunciar e até prender, mas nada nem a vingança justifica o eua a invadir e sair matando que acha direito, isso tah em maos da justiça e nao de um país com um ego inflado.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email