sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Os 10 melhores filmes de guerra segundo o SB, comentados por Reblochon

Recentemente publiquei meu ranking com os 10 melhores filmes de guerra. O Selva Brasilis discordou inteiramente do post, então eu o desafiei a elaborar seu ranking. Abaixo segue o ranking do Selva Brasilis sobre os 10 melhores filmes de guerra. Em parênteses ficam os comentários do intelectual desconstrutivista francês Dr. Reblochon.

10) Capitao Corelli. (Excelente escolha. Um filme de guerra sensível que contrapõe o amor à guerra. Verdadeira obra de arte)

9) Top Gang (mais uma boa escolha do SB!!! Enquanto muitos consideram esse filme uma comédia, ele no fundo é uma violenta crítica à guerra e ao consumismo pós-moderno)

8) A Branca de Neve e os Sete Anões (verdadeiro clássico da luta do bem contra o mal, com a luta de classes como pano de fundo. A maneira como Branca de Neve explora os anões é a verdadeira trama psicológica desse clássico de guerra)

7) Treinando Papai (Escolha perfeita!!! Esse filme de guerra produzido pelos estúdios Disney retrata a luta de um pai para não cuidar da filha. A filha aqui representa a humanidade, e o pai é a figura do Criador. O filme explora o sentimento de vazio e a guerra interior da humanidade em busca da aceitação do Criador que lhe virou as costas)

6) Os Trapalhões na Mina do Rei Salomão (SB mostra um excelente conhecimento do cinema mundial, escolhendo um filme fora do eixo hollywoodiano ele demonstra conhecer a fundo as tribulações da alma. Os trapalhões mostram a luta de operários guerreando contra o capitalismo, aqui representado pelo rei)

5) Quando um Homem ama uma Mulher (Na mosca!!! Este clássico de guerra é o primeiro a explorar a guerra interna de um homossexual e sua constante batalha de negação de seu eu interior. Filme profundo, para ser assistido mais de uma vez)

4) Marcelinho pão e vinho (SB inclui esse filme na lista depois de uma conversa com o intelectual e livre pensador espanhol (da ilha de Canárias) Leon de Ledes. Marcelino representa na realidade a inocência do homem que luta para se libertar da dominação da igreja. É comovente a cena do sótão, quando Marcelino vê a luz que nada mais é do que o amanhecer atômico da humanidade)

3) Ghost, do outro lado da vida (Escolha que não pode faltar! Ghost representa a batalha entre a vida e a morte, entre o certo e o errado. Patrick Swayze está lindo no filme!!!)

2) 101 dálmatas (M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, primeiro filme que retrata a guerra desferida pelo homem contra a natureza, presença obrigatória em qualquer lista)

1) O Espelho tem duas Faces (suprema escolha!!!! Só um verdadeiro conhecedor da sétima arte para apreciar a fundo esse drama ambientado na guerra estética. Barbara Streiser e Nick Nolte estão deliciosos nessa trama que discorre sobre a mais antiga das guerras: a guerra pelo que é esbelto, pela forma perfeita. SB sabe tudo de cinema!!!)

5 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Adolfo, tanto voce como o blog Selva deixaram de fora de suas listas o melhor filme de guerra de todos os tempos. O nome e "the mirror" (talvez a traducao em portugues seja "o espelho"). Neste filme, Hitler trava uma guerra pessoal consigo mesmo. Nao ha filme melhor de guerra, sem violencia, do que este. E uma obra prima!

Anônimo disse...

Eu falei "the mirror", mas na realidade se chama, "The Empty Mirror"...filmaco que conseguiu arrecadar quase 5 mil dolares em maio de 1999!

Anônimo disse...

O Grande Ditador do Charles Chaplin tbm é um filme que merece ser mencionado como obra-prima

JV disse...

Filme de guerra sem John Wayne não conta.

Anônimo disse...

Por essa lista (gay) aí ta faltando "Priscila-A rainha do deserto"

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email