terça-feira, 23 de outubro de 2012

Lula e o Paradoxo do Malandro: Mensalão

Em 25 de agosto de 2010 escrevi o artigo abaixo. Como podem notar, já naquela época eu previa o futuro de Lula. Alguém duvida que Dilma esteja feliz da vida com o resultado do julgamento do mensalão?

Lula e o Paradoxo do Malandro

De acordo com o filósofo Bezerra da Silva “Malandro demais vira bicho”. Acredito que mais cedo do que pensa, Lula irá entender essa frase. Lula se acha gênio: escolheu para substituí-lo alguém completamente desconhecido e despreparado. Na cabeça de Lula a lógica é simples: escolhendo alguém desconhecido para substituí-lo ele teria duas vantagens: 1) manteria o poder nos bastidores; e 2) voltaria para a presidência na eleição seguinte.

Não sou fã do PT, mas mesmo o PT tem quadros mais capacitados que Dilma. Então Lula elaborou a trama, escolheu alguém que acredita que poderá manipular, alguém totalmente dependente do carisma dele, e mais importante, alguém que lhe apoiará para voltar a presidência. A conta de Lula é simples: 4 anos de Dilma e depois mais 8 anos de Lula.

Mas malandro demais vira bicho. Lula realmente acredita que irá manipular uma terrorista? Ele é que está sendo manipulado. Tão logo Dilma assuma o poder, ela e o grupo que a apóia irão dar um jeito de colocar Lula de lado. Em menos de 1 ano o ex-presidente irá descobrir que o poder tem memória curta. Mas o pesadelo para Lula irá até a tragédia. Ele realmente acredita que um grupo terrorista irá permitir a existência de um concorrente tão popular? Dilma e seu grupo irão se deparar com a difícil escolha entre matar Lula ou prendê-lo. Poderão matá-lo e acusar a “direita”. Arrumando assim o motivo para um golpe de Estado, e prendendo os adversários. Nesse caso, Lula seria glorificado como o grande líder assassinado pelas elites. Nada mais justo então do que encarcerar essa elite.

Mas matar Lula não é a única opção para o grupo de Dilma: pode-se também acusar Lula de traidor do movimento. Afinal, todo regime ditatorial necessita culpar alguém por seus fracassos. Vocês já viram quantos esquerdistas dizem que Lula os traiu? Pois é, não será difícil aos terroristas incriminar Lula por alta traição, colocá-lo numa cadeia e, é claro, aproveitar para fazer um expurgo. Se isso parece absurdo para você, então leia um pouco mais sobre o destino dos líderes comunistas que perderam a briga pelo poder. O exemplo mais óbvio é Trotsky.

Lula, você acha que vai se dar bem com Dilma. Engano seu: ela irá te trair. A única dúvida caro Presidente é se você será assassinado ou preso. Dilma e seu grupo não mudaram: continuam se orgulhando de terem combatido, de terem assassinado, sequestrado, e roubado em favor da implantação de uma ditadura de esquerda. Lula, não se cria um monstro acreditando que pode-se controlá-lo. Dilma é o começo das trevas sobre nosso país.

14 comentários:

Anônimo disse...

Claro, o Lula vai morrer, vão botar a culpa na direita, e a Dilma vai implnatar um ditadura esquerdista no ´país, e o Brasil vai virar uma nova Cuba.Adolfo acho incrível como vc iventa umas teorias viajadas como essa, e ainda tem uns que apoiam, e sinceramente, esse texto seu como muitos outros não vão levar a lugar algum, só a babação de ovo dos neo-liberais.Esse texto só me mostra alguém com o ego la em cima, que se acha o dono da verdade e acusa e julga os outros da forma como quer.Faz i seguinte, manda um e-mail pro escambau a quatro acusando a Dilma de terrorista com suas provas e manda esse texto pro Lula pra ele tomar cuidado, pq tenho certeza que é bem mais útil do que ficar conspirando.Eu não gosto da Dilma, não sei se é ou não terrorista, e se for que denuncie, faça algo, e não fique no seu mundinho querendo provar pra todo mundo que vc é o banbanban que odeia o lula e o pt e que vai lutar até a morte pra convencer todo mundo disso.

Blog do Adolfo disse...

Caro Anonimo,

Que comentario mais longo... ficou bravinha foi? Rssss estude mais e escreva menos, no seu caso vai te fazer bem.

Adolfo

Luciana D.S. disse...

Adolfo...
Vc nao perde a mania de fazer "amigos"!rsrsrs

Prefiro ser baba ovo neoliberal do que cega,e nao ver coisas que estao obvias.
So nao ve quem nao quer,depois que o pais estiver numa m**** pior do q a que estamos,nao vai adiantar reclamar.

Bom posso estar enganada...mas a motivacao de tamanho comentario me pareceu mais pessoal que politica!

Bj

Anônimo disse...

Adolfo,

acho que vc acertou na questao de que Lula subestimou Dilma. No Entanto apesar de nao gostar de nenhum dos dois acho que ela foi melhor que ele em varios aspectos. E se foi ou nao terrorista nao parece estar usando disso para governar.

e por falar em terrorismo procure saber um pouco de historia da politica externa americana. voce vai ver lote de atos terroristas.

Anônimo disse...

Adolfo e leitores,

Odeio Lula e Petistas afins (principalmente o PT) e não tenho a menor empatia pela Dilma e seu direcionamento econômico, mas vocês estão realmente vendo algum sinal de desgaste na imagem do Lula e do PT nesse processo todo? O meu sentimento, vendo o que é possível da população em geral, que realmente vota e elege esse povo é que votam e continuarão votando neles..

Isso me soa muito mais como um pensamento religioso das pessoas do que qualquer outra coisa: Não importa o quanto você mostre que o que ela defende não faz sentido e não tem nenhuma prova/evidência, tomo um pensamento como meu, acho que aquilo está certo, fecho os olhos pra qualquer coisa que seja contra e de repente consigo justificar a existência de unicórnios baseado e nada.

Anônimo disse...

Não fiquei bravo Adolfo, mas vc tem esse blog a 200 anos, sempre escreve a mesmas coisas, se acha o neo-liberal dono da verdade, querendo convencer todo mundo de que suas teorias são as certas e absolutas, e me diz uma coisa, conseguiu? Chegou em algum lugar?
Vc faz o que quiser da vida, só acho que muita coisa que vc faz e escreve é perda de tempo ou desnecessário, e pretensiosos.Não entendi seu comentário quanto a estudar mais e escrever menos, voçe que devia se informar mais de outros assuntos, porque tenta usar sua ótica econômica pra tentar explicar tudo muitas vezes, como muitos economistas, que acham que podem explicar tudo no mundo.

Rafael Vilela disse...

Caro anônimo, acho que ele estava se referindo a sua gramática um tanto quanto falha, enfim, concordo que esse texto tem um pouco de viagem em sua teoria, sinceramente não vejo a minima chance de acontecer o que o texto fala ou pelo menos algo parecido. Concordo com o outro comentário que diz que Dilma está fazendo um governo muito melhor que o de lula, que dizer menos pior, apesar de estar errando em questões essenciais como o controle da inflação e o aumento desenfreado do crédito via bancos públicos, se assemelhando assim com o governo Geisel.

Bruno Furtado disse...

Adolfo,

Sou economista, me considero liberal sim, e não tenho nenhuma predileção pelas políticas do PT, especialmente as econômicas. No entanto, acho que você anda lendo Orwell demais. Acha que a Dilma vai literalmente prender ou matar o Lula e tentar instituir uma ditadura de esquerda no Brasil? Sério mesmo? Que a Dilma tem perfil ditatorial, isso ela parece ter, mas convenhamos, ela teria que ser muito burra pra tentar um golpe, jogando fora tudo que faz do PT popular. Mesmo que ela quisesse fazer isso, você acha que ela teria o apoio do exército? Ou você acha que ela vai convocar todos os petistas que comentam no blog do Nassif para a revolução armada? Menos, Adolfo, menos...

Edinilton Rodrigues disse...

"Anônimo disse...
(...)só acho que muita coisa que vc faz e escreve é perda de tempo ou desnecessário, e pretensiosos."
Tenho uma solução para o seu problema, Anônimo. Não leia o blog do Sachsida!

Anônimo disse...

Liga não Adolfo, o cara ta nervosinho.
Vai ver, é porque esta endividado até o pescoço.
Imagine ele indo no mercado toda semana, e vendo os preços sempre subindo. Tem que descontar em alguem poxa.

Anônimo disse...

vamos la:

a) "todos os petistas que comentam no blog do Nassif" hahahaha, sera que existe alguem que le esse cara?

b) o texto do Saschida realmente eh tao radical quanto um petista daqueles extremos que inventam teorias conspiratorias o tempo todo.

Anônimo disse...

Caro Edinilton Rodrigues, eu leio todos os blogs, inclusive o dos pensadores neo-liberais, porque eu to afim, e gosto de ler todo tipo de opinião, inclusive para ter argumentos para criticar ou defender, e eu acho que alguém que como o Adolfo que é professor, ou pelo menos ja foi, universitário, tem pós e mestrado, escreveu um texto totalmente desnecessário e conspiratório, quase se rebaixando ou nível de muitos petistas sem formação e conhecimento nenhum.Agora isso é minha opinião, se vcs acham que esse texto faz sentido e não é radical pode achar a vontade

Andre disse...

Esse foi seu post mais insano...lembro dele...muito engraçado...você viajou muito...

Dilma sempre que possível vai tentar se capitalizar na popularidade de Lula... não seria interessante para ela enfraquecer sua principal fonte de poder...pois bem sabe ela que o titulo de governante tecnica eh uma grande tolice, de tecnica ela sabe que nao tem nada...ganhou esse titulo somente por nao ter carisma...todos cargos e trabalhos dela sempre se basearam em politicagem...ela depende disso. Vc superestima a sua independencia com esses argumentos...

Quanto a Lula, seu projeto de poder nao eh necessariamente de Estado, ele eh vaidoso...e quer ser glorificado...por isso eh dubio com relacao aos seus futuros planos...ele eh oportunista e vai agir sempre no intuito de assegurar a sua popularidade, pois eh dai que vem seu poder...mesmo que isso signifique ter que apoiar outro para a Presidencia...

Acredito que ateh 2014 vai haver uma grande reviravolta na popularidade de Dilma...quando chegar a Copa e ficar evidente que nao preparamos nada e a midia internacional cair forte em cima do nosso amadorismo...a populacao brasileira eh sensivel a criticas de fora...e o governo nao consegue comprar a midia de todo o mundo...nesse contexto minha aposta eh por uma candidatura da Dilma com muita agressividade, discurso nacionalista e xenófobo do Lula e do PT a apoiando.

Anônimo disse...

O PT não tem quadros melhores que Dilma. O PT não tem é oposição.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email