domingo, 16 de dezembro de 2012

Existe uma relação entre inflação e desemprego para a economia Brasileira?

A relação entre inflação e desemprego, conhecido por Curva de Phillips, é conhecida de longa data em economia. Muitos a consideram uma das mais importantes relações entre variáveis macroeconômicas. Mas será mesmo que a Curva de Phillips serve para descrever a dinâmica inflacionária brasileira?

Segue a conclusão de um estudo meu com meus co-autores: Mario Jorge Cardoso de Mendonça e Luis Alberto Medrano:

"De maneira geral, nosso trabalho sugere a grande sensibilidade da curva de Phillips com relação às proxies utilizadas. Encontramos apenas um único resultado robusto às diversas mudanças: a expectativa futura de inflação e a inflação passada têm relevância na dinâmica do processo inflacionário. Contudo, o papel das expectativas parece aumentar no período mais recente a partir de 2002. Quando a amostra se estende com dados a partir de 1995, o efeito das expectativas é menor ou semelhante ao da inércia inflacionária. Além disso, para a maior parte das regressões estimadas, não foi possível rejeitar a hipótese derivada da forma estrutural da NKCP, de que a soma dos coeficientes da inflação passada e da expectativa de inflação seja igual a unidade.

Com relação ao desemprego seu impacto de curto prazo sobre a inflação depende do conjunto de proxies adotadas. Já no longo prazo, esse efeito se torna difícil de ser captado, dando a impressão de ser nulo ou pouco relevante na formação do processo inflacionário. (...)

Com os parágrafos acima em mente, tendemos a concluir que o processo inflacionário brasileiro não guarda relação próxima com a NKPC. Sendo de fundamental importância a utilização de outros modelos para tentar replicar a dinâmica inflacionária no Brasil. Isso é de especial importância, dado que a grande maioria dos “macromodelos” para a economia brasileira assumem formatos parecidos com o sugerido pela NKPC para descrever a inflação
".

2 comentários:

Fabricio disse...

Isso quer dizer que a imcompetencia da equipe economica e tao grande que desafia ate a leis da economia?

Anônimo disse...

Para mim generalizar algo na economia é sempre um erro, principalmente com modelos matemáticos, a curva de philips não serve e nem nunca servirá para todos os casos.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email