quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

30 de janeiro de 1933: Hitler Chega ao Poder

Em 30 de janeiro de 1933 Adolf Hitler foi nomeado Chanceler na Alemanha. Exatamente por que os partidos políticos permitiram isso? Ao contrário do senso comum, a divisão de poder na Alemanha, decorrente da eleição de 1932, não permitia ao Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (vulgarmente conhecido por Partido Nazista) governar sozinha. Para ser apontado como Chanceler Hitler precisava do apoio de outros partidos. Então, repito a pergunta, por que tais partidos apoiaram Hitler?

A primeira hipótese é: eles confiavam em Hilter. ERRADO. Confiavam coisa nenhuma. O próprio presidente alemão, Paul von Hindenburg, se recusava a ceder a Chancelaria para Hitler.

Segunda hipótese: eles não sabiam do que Hitler era capaz. ERRADO. As várias eleições ocorridas ao longo de 1932 já tinham mostrado a todos do que Hitler e o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães eram capazes. Além disso, o livro escrito por Hitler, Mein Kampf (Minha Luta), pregando ódio e aniquilação contra os "inimigos" (basicamente todo mundo que era contrário suas idéias) era de conhecimento comum.

Terceira hipótese: eles gostavam de Hitler. ERRADO. Hitler era desprezado como arruaceiro e populista. Além disso, esses partidos estavam disputando o poder contra Hitler.

Em minha opinião, alguns partidos apoiaram a indicação de Hitler para a Chanceleraria por causa de um erro de avaliação. Eles acreditaram que podiam controlar Hitler. Acreditaram que era possível controlar um monstro depois de criá-lo. Como aconteceu isso? Se não me falha a memória, naquela época haviam 11 ministérios na Alemanha. Como prova de boa-fé Hitler pediu pelo controle de apenas 3 deles. Isso deu aos demais partidos a falsa sensação de que, controlando os demais 8 ministérios, controlariam também Hitler. A história mostrou que estavam errados.

Será que isso nos traz algumas lembranças com nosso país? Será que temos algumas coincidências ocorrendo? Meus amigos, não se cria um monstro acreditando que se pode controlá-lo. A defesa da liberdade individual, da propriedade privada, e do estado de direito não pode ser feita aliando-se a quem é contrário a esse pilar básico do mundo ocidental. Espero que os partidos políticos do Brasil entendam isso.


OBS: O equivalente a Casa Civil foi um dos 3 ministérios solicitados por Hitler. Que entendeu rapidamente que, não importa a quantidade de ministérios que você tem, mas sim a força dos ministérios sob o seu controle. Com essa manobra a polícia alemã passou a estar sob o controle do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa sintese....

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email