quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Inflação não é culpa do Chuchu!!!!

Em 1977 Simonsen colocou a culpa da inflação no chuchu. Quase 40 anos depois parece que quase nada mudou. Dessa vez é o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que dispara: "Em fevereiro, a inflação deve ficar metade da de janeiro, apesar do combustível e da educação, por conta do efeito da queda da energia". Ou seja, continua o papo furado de que a inflação é um fenômeno exógeno, atribuído a um produto específico. ERRADO. A inflação não é culpa do chuchu, nem das mensalidades escolares e muito menos do preço da energia (maquiada ao último pelo visto). A inflação decorre de um MAU GERENCIAMENTO DA POLÍTICA MONETÁRIA.

Em janeiro a inflação aumentou pelo quinto mês consecutivo, alcançando 0,86% e acumulando 6,15% nos últimos doze meses. Isso não é culpa do chuchu!!! Isso decorre do mau gerenciamento da politica monetária. De maneira geral, é constrangedor ouvir os pronunciamentos do presidente do BACEN. Veja por exemplo a declaração abaixo transcrita por Mirian Leitão:

Ele (Tombini) acha que este ano há pontos positivos: a inflação de serviços, por exemplo, não deve ficar tão alta. No ano passado, teve o efeito do salário mínimo”.
Novamente culpa a inflação por um setor específico... ou seja, é o velho erro de culpar a consequência, mas não a causa. A alta no preço dos serviços é consequência da inflação, não sua causa. A origem do problema é o mau gerenciamento da política monetária.

Além disso, o câmbio, em 2012, teve desvalorização do vale ao pico de 20%, 9% nominal. E isso não vai acontecer de novo”.
Entendi, a culpa é da desvalorização cambial. Bom, talvez seja o momento do presidente do BACEN ler os textos para discussão feitos pelo próprio BACEN!!!! Em praticamente todos os textos que existem no mundo, a desvalorização cambial NÃO AFETA IMEDIATAMENTE a inflação. Esse efeito, caso ocorra, costuma levar no mínimo 6 meses para aparecer. Resumindo, se uma desvalorização cambial realmente afeta a inflação, esse efeito ainda irá aparecer em 2013, pois não teve tempo de se manifestar em 2012. Apenas para deixar claro: em dezembro de 2011 a taxa de câmbio era de 1,8751 reais por dólar. Em abril de 2012 essa mesma taxa era de 1,8912. Assumindo que ocorreu uma desvalorização cambial após abril, vamos deixar de lado a questão do câmbio real, temos que esse efeito ainda não teve tempo de impactar na inflação. Para finalizar, entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012 o câmbio se desvalorizou em termos nominais em 8,95%. Ou seja, valor bem menor do que o sugerido na reportagem.

Outra razão: o Brasil está colhendo uma boa safra e não há temor de que haja outro choque de preços, como no ano passado. Por tudo isso, ele acha que o IPCA vai ceder no segundo semestre, mas no primeiro, permanecerá alto”.
Tai!!! De novo culpando o chuchu pela inflação!!!! Pobre chuchu....

8 comentários:

Arthur disse...

Sem entrar no mérito de se o BC está cumprindo seu papel no combate a inflação, ela é causada tanto por choques de demanda quanto por choques de oferta.

Anônimo disse...

Isso só reforça que econometria e seus modelos não servem pra porra nenhuma. Até eu faço um modelo dizendo que o aumento no preço do papel higiênico gera inflação se eu quiser.

Anônimo disse...

O aumento do preço da farinha no Pará aumenta o salário também senão todo mundo passa fome

Anônimo disse...

De fato, Geraldo Alckimin não tem culpa da inflação: ela já existia antes mesmo de ele ter nascido!

Anônimo disse...

Vcs vivem aonde? No mundo das Fadas?
Quem controla a oferta são os próprios ofertantes, e em certo ponto a demanda também. Os produtores controlam os preços, e por isso a inflação também. Esse negócio de quem define oferta e demanda é o mercado é só nos livros de economia mesmo, talez se em cada setor da economia tivessem pelo menos 5 grandes empresas competindo aconteceria isso, mas são poucos que são assim

Anônimo disse...

Errado Arthur. Ela é causada pelo aumento de moeda na economia. Como bem disse o adolfo, a inflação é fruto de mau gerenciamento da política monetária. Sugiro a você a leitura dos excelentes textos abaixo, ela vai ajudar você a entender melhor o que causa inflação. Tombini pelo visto deveria ler eles também...

http://www.mises.org.br/EbookChapter.aspx?id=42

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1296

[]s

Anônimo disse...

Eu acho que que essa equipe econômica precisa é de um choque bem forte pra parar de fazer besteira. De preferência em uma cadeira adequada.

Blog do Adolfo disse...

Caro Amauri,

Eu discordo TOTALMENTE do professor Valdomiro Pinto, PhD*.

Contudo, aposto contigo que tem muita gente que concorda com ele.

Adolfo

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email