sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Taxas de Câmbio múltiplas é a solução. Artigo escrito por Valdomiro Pinto



Abaixo segue mais um artigo escrito por Valdomiro Pinto, PhD*

No momento a equipe econômica do governo enfrenta um dilema: como resolver duas equações com apenas uma variável? Do ponto de vista matemático isso é impossível, do ponto de vista econômico não! O governo precisa ajustar duas equações: estimular as exportações e combater a inflação. Mas só dispõe de uma variável: a taxa de câmbio. Um câmbio valorizado combate a inflação, por outro lado um câmbio desvalorizado estimula as exportações.

Como resolver esse dilema? Simples: taxas de câmbio múltiplas!!! Teremos uma taxa de câmbio valorizada para combater a inflação, e ao mesmo tempo teremos várias taxas de câmbio paralelas para estimular as exportações. Essa solução genial já provou sua funcionalidade no passado. Infelizmente, devido a mania que temos de copiar tudo dos estadudinenses, nos curvamos ao Consenso Neoliberal de Washington e acabamos aceitando a imposição, feita pelo FMI e pelo Banco Mundial, de termos apenas uma única taxa cambial.

Taxas de câmbio múltiplas é o caminho para combatermos a inflação e estimularmos as exportações. A solução técnica está dada, resta agora saber se temos a coragem política de adotá-la!!!

*: Valdomiro Pinto é PhD* em Finanças

7 comentários:

Anônimo disse...

Adolfo, sou obrigado a discordar de você e do Dr. Valdomiro.

Uma moeda é forte sempre é a melhor solução. O estímulo às exportações gerado pela desvalorização da moeda não representa ganhos significativos para a população, exceto para os exportadores. No fim, a população perde o seu poder de compra e a economia não avança. Aliás, crescimento nas exportações não é indicativo de economia crescente.

A chave sempre vai ser uma moeda forte, como a Alemanha, por exemplo, sempre teve (e, veja você, é um país que exporta muito).

Abraços

amauri disse...

Bom dia Adolfo!
Esta é realmente a solucao?
abs

Blog do Adolfo disse...

Caro Amauri,

Eu DISCORDO TOTALMENTE da opiniao do Professor Valdomiro Pinto, PhD*.

Contudo, tenho certeza que tem muita gente no governo que concorda com ele...

Adolfo

RONALDO disse...

Outros gênios já usaram este tipo de recurso no Brasil. Nunca deu certo.
Outros países já tentaram, também foi um desastre. SSó seria bom para empurrar com a barriga uma explosão para depois de 2014

JGould disse...

Dr.Valdomiro Pinto é muito dovish! Além do câmbio múltiplo, ele deveria recomendar o congelamento de preços por 60d. e ressuscitar a URP!

P.S.Adolfo, aproveitando que o Oscar vem aí, que tal uma lista com os 10 melhores filmes sobre política ou políticos de todos os tempos?

abs

Anônimo disse...

Melhor não dar idéia que nesse país até piada é levada à sério.

Paulo Simões disse...

Excelente idéia do Valdomiro. Se adotada, cria-se um novo mercado: arbitragem entre câmbio de importação e de exportação. Aí a gente deixa a Bolsa, que está fraquinha, e vai ganhar dinheiro, MUITO DINHEIRO!!!!

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email