domingo, 14 de abril de 2013

O Silencioso Confisco de Nossas Poupanças

Que tal darmos uma olhada no rendimento dos principais fundos nesse começo de ano? Vamos pegar o acumulado no ano até março. A poupança para quem aplicou antes de 03/05/2012 rendeu no ano 1,51%; e para quem aplicou após essa data 1,25%. A bolsa de valores acumula perdas de 9,83%, e o CDI acumulou alta de 1,89%. Já o IPCA acumulou 1,94% no período. Resumindo, quem poupou nesse começo de ano perdeu dinheiro. Nos últimos doze meses a poupança rendeu 6,27%, o CDI rendeu 7,52% (lembre-se que a maior parte das pessoas não recebe esse valor integral, e ainda é necessário descontar o imposto de renda), a bolsa perdeu 12,6%, e o IPCA aumulou 6,59%.

O parágrafo acima deixa claro que a política monetária atual pune severamente o poupador. Esta ocorrendo uma transferência de renda dos poupadores para os devedores da economia. É por isso que hoje é possível financiar a compra da casa própria com uma taxa de 7,5% ao ano (mais TR). Estamos transferindo recursos dos poupadores para os devedores. Com a inflação no patamar atual, hoje paga-se MENOS de 1% de taxa de juros real para se financiar a compra da casa própria. Pergunto: de onde vem essa poupança? De onde vem os recursos que estão tornando isso possível? Simples: as pessoas prudentes, que estão poupando, estão sendo punidas com uma taxa de juros artificialmente baixa.

Ahh quase ia me esquecendo: o governo está usando recursos do FGTS para ajudar bancos a financiar mais casas. Ahhh já ia me esquecendo também, o governo não repassou parte do dinheiro que devia ao FGTS. Resumindo: quando a crise estourar pode dar adeus ao seu FGTS (que aliás é mais uma forma de poupança do trabalhador).

A política monetária atual claramente beneficia os devedores à custa dos credores. Beneficia quem gasta mais do que ganha em detrimento dos que poupam parte de seu salário. É evidente que um esquema desses não é solvente, e também não é moralmente justo.

9 comentários:

Sérgio Sal disse...

Mais uma impropriedade.Que devedores estão sendo beneficiados pelos poupadores? Os únicos beneficiados dessa aberração, como sempre, são bancos e grandes empresas. Sou servidor federal e trabalho com mais de 1000 em meu órgão. Conheço, pois, os bons poupadores e os bons devedores: NENHUM DELES ESTÁ SENDO BENEFICIADO. O que houve com seus artigos?

Adolfo Sachsida disse...

Caro Sergio,

Quando uma pessoa financia seu imovel a 7,5% + TR ela esta se endividando e sendo beneficiada por uma taxa de juros artificialmente baixa.

Isso nao quer dizer que ela eh ma ou desonesta. Nada disso. Apenas quer dizer que GRACAS A UMA POLITICA MONETARIA que pune o poupador, pessoas que financiam seu imovel estao tendo que pagar um juros real baixo por isso.

Adolfo

Shamir disse...

Caro Adolfo,

Acho oportuno lembrar que o FGTS tem rendido sistematicamente 3%aa enquanto a inflação ronda os 6,5%aa.
Nessa marcha,em 20 anos haverá uma perda real de algo proximo de 50% do patrimônio de um saldo aplicado hoje.

Anônimo disse...

Prezado Adolfo vc está seriamente errado

perder meio ponto ao ano não é punir severamente

E quem comprou uma casa pode até ter um juros real de 1% mas o fato é que se o cara comrpou no auge da bolha em 2012, ele já perdeu uns 5% do principal após o estouro da bolha nas grandes cidades, perdeu 5% em coisa de 6 meses, do principal. Isso sim é punição severa.

Anônimo disse...

Mesmo com juros historicamente baixo comprar imovel é uma cagada sem tamanho pq os preços estão no auge historico.

Vc vai apgar juros pequeno dum montante imenso, o Samy Dana calculou essa questão melhor que vc.



Anônimo disse...

E pra piorar a bolha imobiliaria já estourou em algumas cidades, ou seja o preço esta caindo e o imovel corre o serio risco de passar a valer menos que a divida, exatamente como aconteceu recentemente no mercado automotivo, e levou centenas de comerciantes (autos usados) a fecharem as portas.

Isso sim será punição severa

Perder 0,5% ao ano é fichinha perto de outros riscos já em andamento.

Anônimo disse...

Putz então o que fazer se não posso resgatar o meu FGTS agora?

ilo felipe disse...

Será que haverá confisco da poupança e salários ou são meros boatos?

ilo felipe disse...

Será haverá denovo confisco da poupança e salários ou são meros boatos? Existe essa lei para ser votada na câmara dos deputados federais?

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email