sábado, 11 de maio de 2013

As Desconcertantes Semelhanças entre o Nazismo e o Comunismo

O nazismo é repugnante. Um indivíduo precisa ter sérios distúrbios psíquicos para apoiar um regime cruel como esse. Contudo, seu irmão mais velho, o comunismo, desfruta de uma áurea de beleza e bondade. Por que um deles é visto como um pesadelo enquanto o outro seria um sonho?

Em primeiro lugar, devemos lembrar do que é nazismo. Nazismo foi o regime político implementado pelo partido nazista na Alemanha de Hitler. Tal como PT é a abreviação de partido dos trabalhadores, o nazismo também é a abreviação de um nome: partido nacional-socialista dos trabalhadores alemães, ou simplesmente, partido nazista.

O partido nazista, tal como o partido comunista, buscou sua inspiração nas idéias de Karl Marx. Costuma-se dizer que comunismo é a ditadura da esquerda, enquanto o nazismo seria a ditadura da direita. Nada mais falso, tanto o nazismo quanto o comunismo tem inspiração marxista. Ambos compartilham do ódio contra a burguesia, desrespeitam a propriedade privada (basta ver os confiscos realizados por ambos os regimes), do desprezo pelas liberdades individuais, da glorificação do Estado como centro das atenções, e da respectiva diminuição da importância do papel do indivíduo. Além disso, ambos os regimes pregam a planificação da economia, isto é, defendem o planejamento central da atividade econômica.

Como é bem sabido, a planificação da economia (ou o planejamento central) demanda necessariamente alguma forma de controle de preços. É exatamente por isso que tanto o nazismo quanto o comunismo necessitam de um Estado grande e onipresente. Na ausência de um mecanismo de preços de mercado, é impossível direcionar a atividade econômica sem se recorrer à força física. Daí o caráter autoritário de ambos os regimes. Desnecessário dizer que tanto o nazismo quanto o comunismo foram responsáveis pela execução sumária, e pelo aprisionamento, de milhões de pessoas que cometerem um de dois crimes: ou não concordavam com o regime, ou pertenciam a alguma minoria escolhida para mover o ódio das massas. Aliás, você já notou que tanto Hitler (a figura que ilustra o nazismo) quanto Stalin ou Mao-tsé-tung (figuras que ilustram bem o comunismo) pregavam a morte dos "traidores da pátria"? Já notou que essas figuras sempre justificavam seus crimes com base num sonho futuro? Ou então argumentavam igualmente que a "ganância" de alguns impunha a miséria ao povo (justificando assim o confisco da propriedade pivada e a prisão generalizada de determinados grupos de indivíduos)?

Resumindo, são muitas as inquietantes semelhanças entre o nazismo e o comunismo. Dizer que o nazismo é um regime de direita é um absurdo lógico. Regimes de direita defendem a propriedade privada, o sistema de preços via mercado, e a liberdade individual. Essas três características são desprezadas tanto por nazistas quanto por comunistas. Você pode criticar um liberal por sua crença no mercado. Pode criticar o liberalismo por seu profundo respeito à propriedade privada, e pode criticar o "egoismo" do liberalismo que só pensa em si mesmo (isto é, coloca o indivíduo no centro da análise). Mas são justamente essas características do liberalismo que o colocam no extremo oposto dos regimes nazistas e comunistas.

13 comentários:

Anônimo disse...

Adolfo, o q vc acha deste artigo?

http://rationalrevolution.net/articles/redefining_the_political_spectru.htm

abs,
Alexandre.

Anônimo disse...

O que são inquietantes não são as semelhanças entre nazismo e comunismo, o que é inquietante é o respeito que o comunismo ainda desfruta nos dias de hoje!

Parabéns pelo post!

De acordo com o testemunho do pastor romeno Richard Wurmbrand, os sofrimentos na Romênia comunista foram incomparavelmente maiores do que quando sob o nazismo!

Anônimo disse...

O livro O Caminho da Servidão, do professor F.A. Hayek, tem nos seus primeiros capítulos algo similar ao seu post, em matéria comparativa sobre tais regimes políticos.

Sei que o senhor é fã do Hayek, digo isso apenas para dar uma opção de leitura interessantíssima sobre o assunto.

Obs.: Só faltei ser apredejado na UNB por falar (citar) essas "blasfêmias" do Hayek...


Abraços professor,
Lucas

Anônimo disse...

Nunca vi um post mais triste sobre essas duas realidades, mostra pouquíssimo conhecimento em ambos os conceitos e realidades, uma comparação mt fraca e partindo sempre da doxa. Primeiro que o estágio "comunismo" prevê a total extinção do Estado, agora, se quisermos fazer uma leitura de como os exemplos de tentativas de instaurar uma "ditadura do proletariado" primeira fase da instauração do comunismo, não passaram de uma ditadura no sentido pejorativo, aí sim, começaríamos a conversar, do contrário o post é extremamente tendencioso. Com relação a propriedade privada, não o fato de um cidadão comum ter algo e o governo comunista ir lá e tomar a metade, isso é coisa de gente sem conhecimento no assunto que fica espalhando tais informações falsas e medíocres, o que se prega é a partilha da riqueza produzida pela humanidade.

Anônimo disse...

O nazismo era/é uma ideologia anticomunista...não fez muito sentido a comparação.

Anônimo disse...

Você está um tanto confuso e deveria estudar um pouco mais a fundo o assunto.

Anônimo disse...

Tentar dialogar com Comunistas e Neo-nazistas, é perda de tempo Eles só usam jargões. São como robots. É como falar com uma parede !!!

eduardo disse...

“Neste sentido, os comunistas podem resumir sua teoria nesta fórmula única: a abolição da propriedade privada.”
Essas são palavras de Marx. Precisa dizer mais? Mais claro q isso, impossível. Falar que "o governo comunista nao queria tomar as propriedades...." é romantizar e criar um comunismo que nunca foi idealizado por Marx

Eduardo Costa disse...

O tal "estágio comunismo" (onde haveria ausencia total do estado) nunca foi alcançado pois Marx nunca descreveu como chegar até ele.
Detalhou seu estágio inicial, O socialismo, mas não falou como passar p/ a fase seguinte, o comunismo.

Nicolae Sofran disse...

O comunismo é judeu feito pelo Capitalista Judeu Kissel Mordekay, dito de "Karl Marx"! O nazismo é alemão feito por Hitler de família pobre, essas são as diferenças!

Anônimo disse...

Precisamos de pessoas que escrevam sobre isso. Precisamos de luz nesse amiebte de trevas que o Luloetismo implantou no Brasil nos ultimos 40 anos.

Anônimo disse...

Tens um profano e nefando orgulho, a soberba de um ogro, fecundo em palavras nescias, vaidoso e escaso de inteligência !!


Os inimigos declarados, devem ser difamados tanto quanto se possa, desde que não se falte a verdade, sendo obra de caridade gritar " eis o lobo" quando está entre os bons ou em qualquer lugar onde seja encontrado!!( São Francisco de Sales)


Temos aqui um individuo que de amoral se tornou ético, provavelmente tenha passado sua juventude nos túmulos da dialética, vem agora enfurecer-se até o frenesi contra simples conceitos, mais que debatidos. Esforça-se ele por ressuscitar todos os antigos e novos erros, condenados há tempo e sepultados no esquecimento, tantos seus como de outros autores, e ainda por cima pretende conhecer quanto há de mais elevado no mais alto do céu e ao mesmo tempo quanto há de mais recôndito no mais profundo do inferno( seu próprio ser);mostrando com seu modo de agir que a única coisa de que ainda não se deu conta é sua insigne neciedade.

Entra pelos próprios humbrais da vida eterna para esquadrinhar os mais sublimes arcanos de Deus, e em seguida volta a baixar até nós para contar-nos as palavras inefáveis que a nenhum homem é dado exprimir; com o que, enquanto parece disposto a dar-nos cumpridamente a razão de tudo, mesmo daquilo que é superior a toda a razão, o que realmente demonstra é estar contra toda razão.

Marilson Moreira de Azambuja disse...

Comunismo e nazismo são irmãos, pois comungam da mesma ideolia de Karl Marx! !
Pregam o fim da propriedade privada e a supressão dos direitos individuais em prol de um estado totalitário! !!

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email