quarta-feira, 31 de julho de 2013

O que passa pelas mentes dos diretores do BACEN????

Vamos deixar uma coisa clara: o Banco Central tem técnicos de nível excelente. Logo, fica difícil entender o que passa pela cabeça dos diretores do BACEN.

Tenho a mais plena certeza de que se formularmos a seguinte pergunta aos técnicos do Departamento de Pesquisa do BACEN: "É possível controlar taxa de câmbio e taxa de juros ao mesmo tempo?", a resposta será: "NÃO!!! Isso não é possível: ou se controla a taxa de câmbio, e o mercado determina a taxa de juros, ou se controla a taxa de juros, e o mercado determina a taxa de câmbio".

Então pergunto: por que o BACEN quer controlar taxa de câmbio e taxa de juros ao mesmo tempo?????

O instrumento adotado pelo BACEN é a taxa de juros. Esse é o mecanismo que deve ser usado. Será que é tão difícil entender isso? Essa lição está a nível de manuais de graduação de economia. Veja, não estou dizendo que controlar juros seja correto. Estou apenas dizendo que dado que o BACEN controla a taxa de juros é o mercado que irá escolher a taxa de câmbio. Essa lição é simples demais...

3 comentários:

Finanças Inteligentes disse...

É política de controle inflacionário de baixa eficácia. É impossível controlar câmbio. Meio desespero. Mas com razão. 20% de desvalorização do real causa impacto extra de 1 ponto percentual no IPCA. Esta estimativa é do próprio BC.

Anônimo disse...

Tem certeza que quer saber?
Pode ser que fique decepcionado...

Anônimo disse...

Sachsida, mande URGENTEMENTE esse link aqui (http://www.degregorio.cl/) aos funcionários do BACEN!!!

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email