quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Inflação acumula alta de 6,27% em 12 meses... e o governo comemora!!!!! SOCORRO!!!


A inflação de julho, medida pelo IPCA, foi de 0,03%. Dilma já apreceu dando entrevistas dizendo que a inflação esta sob controle (engraçado não era ela que dizia que não falava sobre inflação???). O governo comemora o "sucesso"!!!! SOCORRO!!!!!!

Sim, a inflação de julho veio baixa. CONTUDO, três detalhes importam aqui:

1) A inflação acumulada em 12 meses está em 6,27%.... dá pra comemorar isso????

2) Em julho a inflação foi baixa por causa do recuo nas tarifas de transporte público!!!! Isto nada tem haver com combate a inflação por meio de política monetária. A inflação no ano só esta nesse patamar pois o governo reduziu as contas de luz (implodindo ainda mais as já cambaleantes contas públicas). Por fim, o governo destrói o que sobrou da Petrobras para manter o preço da gasolina inalterado. Resumindo, o governo quer combater inflação não com política monetária, mas com artifícios fiscais que destroem as contas públicas.

3) A desvalorização cambial pode ter efeito na inflação futura, ou nas expectativas. Isso pressionará o índice de inflação no futuro. Esse ponto é técnico e irei explorá-lo em outra oportundiade.

Notem que em momento algum cito a queda no preço das commodities, que reduziu o valor do IPCA.... resumindo, a estratégia do governo para combater a inflação é cruzar os dedos e usar estatais para segurar reajustes de preços. Inflação se combate com política monetária restritiva, não com malabarismos que escondem da população o crescimento dos preços.

Esse é mais um exemplo da contabilidade criativa do Banco Central, que se apropria de vitórias que não são suas. O pequeno valor do IPCA em julho tem mais haver com manobras fiscais do que com uma política monetária restritiva.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito deste post, muito esclarecedor. Você poderia postar sobre Política monetária restritiva, queria entender melhor!!! Desde já agradeço!!!

Randerson disse...

Sem contar que julho é tradicionalmente um mês de inflação baixa, por fatores sazonais... eta governo bão, sô!

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email