quarta-feira, 23 de outubro de 2013

VideoCast do Sachsida: O Aumento do IPTU em São Paulo


Nesse vídeo exploro as consequências econômicas do aumento do IPTU na cidade de São Paulo. A mais óbvia consequência é o impacto direto sobre o mercado imobiliário. Para assistir ao vídeo clique aqui.

4 comentários:

Chutando a Lata disse...

Adolfo, colocaria a questão apenas no campo da ilegalidade. Não tem sentido legal qualquer governante aumentar impostos, tarifas ou taxas de forma abusiva. Se levarmos ao extremo essa possibilidade, significa que ficaremos escravos ou reféns de políticos.

Anônimo disse...

Novamente um dos reflexos da bolha imobiliária brasileira. Tenho plena certeza de que este aumento de IPTU vai ajudar a inviabilizar alguns comércios, como se não bastassem os aluguéis estratosféricos.

Anônimo disse...

Estou ficando louco, ou somente eu percebi que o aumento do IPTU se dá necessariamente nas áreas mais centrais da cidade a uma taxa muito acima da inflação oficial (mesmo até que a real), e nas áreas mais periféricas da cidade o IPTU sofrerá redução. Se pegarem o mapa das eleições municipais poderá perceber que onde o PT perdeu haverá aumento e onde ganhou ira ocorrer justamente a redução.

lucas disse...

Fala Adolfo,

tava passando por aqui e vi este vídeo. Nessa eu discordo:
1) estão atualizando o valor de registro, que está ficando bem defasado, não subindo a alícota.
2) seu argumento se baseia na baixa liquidez dos imóveis, mas esta liquidez não é zero. Se o cara era rico e virou pobre qual o problema dele ajustar o patrimônio dele à nova realidade?
3) o IPTU aumenta o custo de manter espaços vazios na cidade ou construções de baixa densidade. O que tende a tornar a cidade mais compacta. O que é bom.
4) Claro, tudo distorce e o impacto de longo prazo é maior do que o de curo. Mas o IPTU é preferível a qualquer outro imposto, tanto no curto quanto longo prazo, pois os demais impostos taxam o fluxo agora também em todos os períodos futuros.
5) argumento de autoridade da the economist vale? http://www.economist.com/news/finance-and-economics/21580130-governments-should-make-more-use-property-taxes-levying-land

um abraço e parabéns pelo blog

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email