segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Dados sobre Taxas de Homicidios no Brasil NAO PODEM ser usados para inferencias sobre discriminacao contra homossexuais e negros


A grande mídia esta repercutindo muito um estudo que mostra que negros tem maior chance de serem assassinados do que brancos. Sim, isso esta correto. Contudo, disso não eh possível fazer qualquer inferência a respeito de racismo, e menos ainda em relação a discriminação contra homossexuais.

Sim, negros são mais assassinados do que brancos. Contudo, vale a pena lembrar que amarelos são menos assassinados do que brancos. E dai? Disso devemos argumentar que brancos são discriminados (afinal correm mais risco de assassinato do que amarelos)?

Agora prestem atenção nessa estatística: a taxa de homicídios entre homens é muito superior a de mulheres: a taxa de homicídios por 100 mil habitantes é de 50,7 quando se considera apenas a população masculina, e de 4,4 por 100 mil quando se considera apenas a população feminina (dados referentes a 2009). Resumindo: homens correm quase 12 vezes mais risco de morrerem assassinados do que mulheres!!!! E ai, sera que podemos inferir disso que homens são discriminados???? Eh claro que não!!!!!!

Usar dados de homicídio para inferir sobre discriminação so eh valido se tivermos dados referentes AO MOTIVO DO CRIME!!!! Quando uma alta proporção de negros eh morta vitima de brancos racistas, isso sim eh um indicio de crime racial. Quando um negro eh morto por outro negro não há como argumentar que isso eh um crime decorrente da raca. Quando um negro eh morto por um branco em decorrência de um acidente de transito isso também não eh indicio de crime racial. De maneira semelhante, quando um homossexual eh assassinado isso não quer dizer que ele tenha sido morto por causa de sua preferencia sexual. Ele pode ter sido vitima de um assalto, de uma briga, por acidente, e por varias outras razoes que nada tem haver com discriminação.

O Brasil eh um pais violento, eh o pais onde (em números absolutos) mais se mata no mundo. De acordo com dados oficiais são mais de 50.000 homicídios por ano. Estudar e propor soluções de politicas de segurança eh uma prioridade nacional. Mas não devemos politizar ou adotar agendas politicas nessa discussão. O assunto eh serio e requer a seriedade necessária. Não quero dizer que não haja discriminação no Brasil. Digo apenas que aqui os assassinatos são democráticos, não poupam ninguém.

7 comentários:

Antonio disse...

Disse um sujeito branco.

Anônimo disse...

O Brasil é tão violento que o cérebro de muitos brasileiros já virou MINGAU.
Por isso eles usam estatísticas de forma enviesada pra falar que os negros estão sendo mortos por racismo.

Gustavo disse...

Estão fazendo isso sem sequer controlar pela renda?

Se for o caso, deve haver um viés de variável omitida aí. Em regiões mais pobres a violência costuma ser maior, e também costuma ser maior a parcela de negros na população. É natural que, nessas regiões, negros sejam mais afetados, e que isso afete a correlação geral entre homicídios e cor da pele.

Yago disse...

Caro Adolfo, você precisa analisar a conjuntura cultural do Brasil. Quando se fala em genocídio negro no Brasil, se referencia a marginalização cultural e histórica do negro no nosso país.
Essa marginalização também gera o racismo e a segregação racial.
Veja bem, essa mesma marginalização, que parece comum no quadro brasileiro, coloca a maioria negra num ambiente hostil, violento. Mesmo quando um negro mata o outro, a conjuntura que contribuiu para que isso aconteça é fortemente influenciada pela marginalização do indivíduo, que se for negro, foi e é construída culturalmente.
Da mesma forma, a segregação social também é gerada numa cultura cujo berço contempla a luta de classes (portanto segregação das mesmas).

Anônimo disse...

Taxa de homícidios POR MOTIVOS HOMOFÓBICOS cresceu 11% de 2011 para 2012.

Fonte: http://www.sdh.gov.br/noticias/2014/janeiro/nota-publica-sobre-o-assassinato-de-kaique-augusto-batista-dos-santos

No mesmo período o número de homicidios TOTAL no Brasil cresceu 7,6% (menos que a taxa relativa a homicidios
motivados por homofobia)

Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/11/taxa-de-homicidios-em-todo-o-brasil-aumentou-14-no-ano-passado.html

Anônimo disse...

E que estudou a ponto de poder enxergar mais claramente

Lucas disse...

Escrever "eh" em vez de "é" retira qualidade ao blogue.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email