quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Obrigado Papa Bento XVI


Foi um dos grandes teólogos da Igreja Católica. Mostrou, com seu exemplo, que não se busca o poder pelo poder.

Obrigado Papa Bento XVI sua lição é duradoura.

Já havia me manifestado antes, e novamente digo: o Sachsida é fã do Papa Bento XVI.

Realmente não tem como dar certo...


Amigos, estava aqui tentando elaborar a seguinte enquete: QUAL FOI A PIOR EQUIPE ECONÔMICA DE TODOS OS TEMPOS? Bom, depois de quebrar a cabeça por um bom tempo, elaborei a pesquisa ao lado. Por favor votem!!! Deixem sua opinião.

Sabem realmente qual foi a parte difícil? Foi escolher APENAS 4 candidatos. É incrível o volume de ruindade que assombrou o Ministério da Fazenda: Plano de Metas, Plano Bresser, Plano Verão, Plano Cruzado, PAC, é plano que não acaba mais. E, obviamente, todos sem a menor preocupação com os incentivos econômicos.

Tentei fazer o melhor e escolher os 4 piores. Mas confesso que grandes nomes como Delfim Netto, Mario Henrique Simonsen, San Tiago Dantas, e CIRO GOMES (ele mesmo!!!) acabaram ficando de fora da lista final.... realmente, não tem como esse país dar certo.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Redução do Custo do Financiamento Habitacional: O Maior Furo de Notícia Não Noticiado na Imprensa


TODAS as pessoas que pegaram financiamento habitacional, na Caixa Econômica Federal, até janeiro de 2012, para comprar imóveis acima de 500 mil reais, pagaram no mínimo um custo efetivo total de 12,04% ao ano. Nessa mesma época, o custo efetivo total para o mesmo empréstimo, mas no Banco Santander, era de 11,95%. (atenção: o importante para a redução do valor do financiamento é a data em que você fez o financiamento (e não o valor do financiamento). Se você fez o financiamento ANTES da queda nas taxas de juros (não importa o valor) então você pode se beneficiar das informações desse post. Basta fazer os 3 passos sugeridos ao final do texto).

TODAS as pessoas que pegaram financiamento habitacional, na Caixa Econômica Federal, após julho de 2012, para comprar imóveis acima de 500 mil reais, pagaram no mínimo um custo efetivo total de 9,75% ao ano. Nessa mesma época, o custo efetivo total para o mesmo empréstimo, mas no Banco Santander, continuava sendo de 11,95%.

No segundo semestre de 2012 o Banco do Brasil adotou uma política mais agressiva para atrair clientes em busca de crédito imobiliário. Oferecendo, inclusive, taxas de juros a níveis similares aos da Caixa Econômica Federal.

As informações acima são públicas e de conhecimento comum. CONTUDO, pouquíssimas pessoas sabem que se você pegou dinheiro emprestado na CEF, ANTES de janeiro de 2012, é um EXCELENTE negócio mudar seu financiamento imobiliário para o Banco do Brasil. Isso ocorre pois, devido a queda nas taxas de juros, ocorre uma redução expressiva nas suas prestações (ou então no número de parcelas que você deve).

Então peço a todos que divulguem esse post: várias pessoas estão pagando um financiamento MUITO MAIS ALTO do que o necessário. Basta elas mudarem seu financiamento da CEF para o Banco do Brasil para obterem reduções imediatas no valor (ou na quantidade devida) das parcelas (o nome técnico disso é portabilidade). Sim, existem algumas taxas que devem ser pagas, mas a redução nas parcelas mais do que compensa essas taxas.

Apenas para dar exemplos:

1) Comprar um imóvel no valor de 800 mil reais, tomando 400 mil reais emprestado na CEF: quem pegou esse financiamento em janeiro de 2012 paga um custo efetivo total de 12,04% (isso se você aproveitar todas os convênios e reduções de taxa). Na mesma situação, mas para pessoas que pegaram o financiamento em agosto de 2012, esse custo cai para 9,75% ao ano. Em termos práticos, isso implica numa economia de aproximadamente 600 reais por mês.

2) Para pessoas que pegaram financiamentos de 30 anos, e que já pagaram algo em torno de 4 anos, essa redução de taxa de juros significa algo em torno de 52 parcelas a menos (ou uma redução de 4 anos e 4 meses na duração de seu financiamento).

Por favor, divulguem essa informação. O procedimento operacional para conseguir essa redução é simples:

Passo 1) Vá na Caixa Econômica Federal e diga que você quer alterar seu financiamento imobiliário para se aproveitar da redução das taxas de juros.
Passo 2) Provavelmente o gerente da Caixa vai dizer que isso não é possível.
Passo 3) Vá no Banco do Brasil e explique sua situação. Diga que você tem um financiamento imobiliário na Caixa, mas que quer transferí-lo para o Banco do Brasil. O gerente do Banco do Brasil irá então te dar todas as informações necessárias.

Leitores, podem confiar nessa informação. Por favor divulguem. As reduções nas parcelas são expressivas e valem a pena. Infelizmente essa notícia não está sendo dada na grande imprensa. Se você não confia em mim, então te pergunto: qual o custo de fazer os 3 passos sugeridos acima??? O custo é baixíssimo, custa apenas uma ida na CEF e outra no Banco do Brasil. Faça isso e você pode me agradecer depois.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Militantes Petistas impediram a Liberdade de Expressão

"No one among us can complain about his death, for whoever joined our ranks put on the shirt of Nessus. A man's moral worth is established only at the point where he is ready to give up his life in defense of his convictions." (Henning von Tresckow)

Apenas para deixar claro: militantes PETISTAS impediram a liberdade de expressão.

Militantes PETISTAS impediram que uma mulher, sozinha e desarmada, desse sua opinião sobre Cuba.

Onde está a Secretaria de Políticas para as Mulheres? Onde está Eleonora Menicucci, que é a Ministra dessa pasta? Será que a Ministra não viu nada de errado no fato de uma mulher ter sido agredida por uma horda de petistas?

Onde está Marta Suplicy? Será que Marta Suplicy achou normal os manifestantes petistas puxarem o cabelo de Yoani Sanchez?

A liberdade de expressão sofreu um GRAVE ATENTADO em nosso país. A Ordem dos Advogados do Brasil se calou sobre isso! Onde está o Presidente da OAB? Será que ele achou normal os eventos envolvendo a visita de Yoani Sanchez ao Brasil?

A liberdade de expressão sofreu um GRAVE ATENTADO em nosso país. A Associação Brasileira de Imprenssa se calou sobre isso! Onde está o Presidente da ABI? Será que ele achou normal os eventos envolvendo a visita de Yoani Sanchez ao Brasil?

A liberdade de expressão sofreu um GRAVE ATENTADO em nosso país. Onde está a revolta e indignação dos telejornais? Das Revistas? Dos jornais? Será que acharam menos graves os eventos envolvendo a visita de Yoani Sanchez ao Brasil?

A liberdade de expressão foi agredida em nosso país e, com raríssimas exceções, poucos se deram conta do fato (ou se acovardaram para noticiá-lo).

A guerra já começou, ficar em cima do muro não irá salvar ninguém. Ou você defende a civilização ou você condena seus filhos a viverem na selva. Eu já escolhi meu lado, escolha você o seu... mas não se iluda, se omitir não vai te salvar. Um Homem tem que estar sempre pronto a lutar por seus princípios.

"Nenhum de nós pode reclamar sobre sua morte, pois aqueles que se juntaram a nossa causa vestiram a camisa de Nessus. O valor moral de um homem é estabelecido somente no ponto onde ele está pronto a dar sua vida em defesa de suas convicções." (Henning von Tresckow)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sachsida ajuda os Petistas

Sempre disposto a ajudar, o Sachsida agora tenta dar uma força aos petistas. Depois do escândalo do dossiê contra Yoani Sanchez, e depois das tentativas frustadas de desmoralizar a blogueira cubana, o governo petista esta numa situação delicada.

Verdade seja dita, tudo que estava ao alcance para desestabilizar a blogueira cubana foi tentado. Mas, até o momento, nada funcionou. Então, com amor no coração, pensei numa série de impropérios para que, uma vez divulgados na imprensa, destruam a reputação e o equilíbrio emocional da blogueira. Seguem 5 idéias para cartazes:

1) Yoani tu é petista que eu sei!!!

2) Yoani para presidente do PSOL!!!

3) Lewandowski e Dias Toffoli são amigos de Yoani

4) Silvio Santos contrata Yoani para Casa dos Artistas!!!

e, por fim, o mais brutal queima filme da história (sendo inclusive proibido pelo Acordo de Genebra)

5) Yoani apoia Lula para um terceiro mandato!!!

Quero ver a blogueira resistir a isso!!!!

Aiii que vergonha do cumpadre!!!

Uma velha piada conta que quando o marido saia de casa o cumpadre entrava, pela porta dos fundos, para paquerar sua esposa. Certo dia o marido volta mais cedo para casa e se depara com sua mulher nua na frente do cumpadre. O marido olha para sua esposa e nota que seus seios caidos quase tocam o chão... então ele exclama: "Aiii que vergonha do cumpadre!!!!".

Vendo um grupo de estudantes brasileiros, artistas brasileiros, e políticos brasileiros ameaçando uma mulher sozinha e desarmada (Yoani Sanchez) tive vontade de exclamar: "Aiii que vergonha do cumpadre!!!".

O que essa mulher fez de tão grave? Qual ameaça ela representa para grupos de vândalos a ameaçarem?

Aiii que vergonha do cumpadre!!!! Onde está a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República? Uma mulher foi agredida e ameaçada, onde estão os defensores da Lei Maria da Penha? Onde estão as feministas? Onde está o Ministério Público? Onde esta a polícia que permite isso?

Aiii que vergonha do cumpadre!!! Onde está a repercussão na imprensa? Uma mulher estrangeira, vivendo sob uma ditadura, e que defende a liberdade de expressão, vem visitar nosso país e é agredida e ameaçada por brasileiros. Será que isso não é manchete? Será que nossa imprensa perdeu a capacidade de se indignar frente à covardia? Estamos falando de grupos de mais de 20 pessoas ameaçando uma mulher sozinha e desarmada, será que isso é normal?

Aiii que vergonha do cumpadre!!! O maior líder da oposição, Senador Aecio Neves, sequer se pronunciou sobre o assunto. O governo da presidentA Dilma, que faz questão de ser chamada de presidentA, não se chocou com isso. Sequer se pronunciou sobre esse verdadeiro atentado à liberdade de expressão ocorrido em nosso país.

A liberdade de expressão foi cerceada no Brasil, e foi cerceada por brasileiros. A imprensa se calou, o governo se calou, a oposição se calou, a sociedade civil se calou. Aiii que vergonha do cumpadre!!!

Parabéns ao deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) que convidou Yoani Sanchez para participar de um evento nesta quarta-feira no Congresso, onde será exibido o filme “Conexão Cuba Honduras”, do cineasta Dado Galvão. Após a exibição, ela irá falar e responder a perguntas, em uma palestra aberta ao público.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

23 + 29 = 52

Caros amigos,


O artigo: "Faculty promotion in Academe: Theory and evidence from U.S. Economics Departments", no qual sou um dos autores, acaba de ser aceito pelo Journal of Economics and Econometrics.

Com esse chego a marca de 52 artigos aceitos/publicados (23 em revistas internacionais e 29 em revistas nacionais). O que na área de economia é uma marca respeitável.

Por favor, alguém avise o Senador Aecio Neves que o carnaval já acabou!!!


Por favor, avisem o Senador Aecio Neves que o carnaval já acabou!!!!!

Ele avisou que após o carnaval faria oposição.... bom, temos o escândalo de agentes cubanos agindo no Brasil... temos o escândalo de um funcionário do governo recebendo dossiê contra Yoani Sanchez dentro da embaixada cubana... temos jovens agredindo Yoani Sanchez e impedindo-a de transitar em nosso pais.... que tal o senador começar a trabalhar?????

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sachsida pergunta a Jose de Abreu: Qual o tratamento que uma traidora merece?

Caros Amigos,

Em sua conta no twitter o ator Jose de Abreu diz "Vamos dar à traidora a recepção que merece!". Ele se refere a dissidente cubana Yoani Sanches.

Eu visitei a conta de Jose de Abreu no twitter e lá aparece ainda: "Será que algum jornalista que não seja antiCastrista vai entrevistar a traíra? Ou só os Demetrios Magnolis da vida?".

O Sachsida tem duas perguntas para Jose de Abreu:

1) Por que Yoani Sanchez é traíra? Discordar do governo virou ato de traição?

2) Exatamente qual o tipo de recepção ele sugere que seja dado à traidora?

Não deixa de ser irônico notar que um artista, que por definição precisa da liberdade de expressão para sobreviver, seja crítico tão severo de quem defende a liberdade de expressão. Aliás, exatamente por que tantos artistas defendem a ditadura cubana?

Por fim, o termo "traidor" refere-se a quem comete ato de traição. Esse termo era muito utilizado pelos nazistas para prenderem os inimigos do regime...

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Sachsida apoia Yoani Sánchez!!! Campanha Fica no Brasil Yoani!!!


O Sachsida apoia Yoani Sánchez!!! Campanha Fica no Brasil Yoani!!!

Campanha Fica Yoani!!!! Que tal os senadores convidarem-na para falar no Senado?

Ajude a divulgar, compartilhe esse link com seus amigos! O Sachsida apoia Yoani Sánchez!!! Campanha Fica no Brasil Yoani!!!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

O Carnaval Acabou, Dilma não fez discurso agradecendo o Papa, e Aécio Neves se calou


O carnaval acabou, Dilma não fez discurso agradecendo o Papa, e Aécio Neves se calou. Por favor, alguém avise ao nobre senador mineiro que o carnaval JÁ ACABOU!!!! Cadê a oposição????

65% da população brasileira é católica, praticamente toda a população brasileira é cristã. O líder da Igreja de Pedro renúnciou ao cargo, nossa presidente (ao contrário dos presidentes dos Estados Unidos, da Alemanha, da França, da Grã Bretanha, entre outros) se calou. Taí uma baita chance para a oposição.... mas parece que aquela conversa do Aecio fazer oposição depois do carnaval era só enredo de escola de samba.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Onde está o discurso de Dilma agradecendo o trabalho do Papa Bento XVI???


Onde está o discurso de Dilma agradecendo o trabalho do Papa Bento XVI???

Obama, Merkel, Cameron, Hollande, todos fizeram discursos de agradecimento ao trabalho do Papa Bento XVI. Exatamente por que Dilma não fez o mesmo?

Desnecessário lembrar que a população católica do Brasil é uma das mais altas do mundo. Desnecessário lembrar que o Papa Bento XVI é um Chefe de Estado (Vaticano). Desnecessário lembrar que Chefes de Estado de outros países, com populações católicas bem menores que a brasileira, já se pronunciaram sobre a renúnica de Bento XVI. Onde está o discurso de agradecimento ao papa de Dilma???

Obrigado Papa Bento XVI


O Sachsida nunca escondeu de ninguém que é fã do Papa Bento XVI.

Ao contrário dos inúmeros "analistas", que como de praxe nada entendem, o Sachsida sempre achou excelente a escolha do cardeal Joseph Ratzinger para ser o sucessor do papa Joao Paulo II.

Algumas posições do Papa Bento XVI sempre me empolgaram, entre elas sua luta contra o terrorismo.

Agora, mostrando serenidade e consciência das limitações humanas, ele anuncia sua renúncia ao cargo. Obrigado Papa Bento XVI.

Aécio garante: depois do carnaval vai fazer oposição!!!!

Impressionante amigos!!!! Parece que depois de 2 anos o senador Aécio Neves, virtual candidato do PSDB à presidência, finalmente decidiu fazer oposição ao governo!!!!

Em 2011 a inflação bateu 6,5% e o PIB cresceu menos de 3%. Em 2012 a inflação, mesmo com todas as desonerações tributárias, ficou em 5,7% e o PIB cresceu 1%. As contas públicas estão em frangalhos, o sistema de metas de inflação foi abandonado, a credibilidade do governo está indo por água abaixo. Mas nada disso foi capaz de animar o destemido senador mineiro a fazer oposição.

Mas agora ele garante: depois do carnaval fará oposição. Então pergunto eu: por quê? Por que senador? Por que só agora? E mais importante do que tudo: por que depois do carnaval? Acaso o senhor vai tirar férias?

Tenho várias restrições a Aécio Neves, a mais óbvia é que eu o considero um dos responsáveis pelos atuais governos petistas. Não é segredo para ninguém que Aécio ajudou muito pouco nas últimas 3 eleições presidenciais. Mas tenho outra restrição ao Senador: Aécio pensa que é John Kennedy!!! Acha que beber e sair para a vida noturna é compatível com o caminho para ser presidente. Acha que ficar viajando para o Rio de Janeiro em vez de trabalhar em Brasília é compatível com suas ambições presidenciais.

Aécio Neves não tem cacife para vencer Dilma. Se o PT não tiver dossies contra ele o PSDB paulista certamente os têm. Tão logo Aécio anuncie sua candidatura à presidência decretará também seu fim político. Verdade seja dita, ele provavelmente sabe disso. A rigor vejo três caminhos para o senador mineiro, e nenhum deles leva à presidência: a) continuar no senado e esperar 2018; b) tentar o governo de Minas em 2014 ou 2018; e c) ser vice na chapa de Eduardo Campos para presidente em 2014.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Chalita e Mercadante x Mantega e Belchior

Meus amigos, esse governo realmente promete conseguir montar a pior equipe de ministros da história. Esse é um posto difícil, não é qualquer ruindade que supera a primeira equipe do Collor.

Depois de montar a pior equipe econômica da história, o governo Dilma caminha para montar a pior equipe de educação e ciência da história do Brasil. Depois que Mercadante foi ministro de Ciência e Tecnologia tornou-se virtualmente impossível encontrar alguém pior para assumir o cargo. Mas não devemos nunca duvidar da capacidade desse governo: transferiu Mercadante (o homem que dizia ter doutorado sem ter) para o Ministério da Educação, e agora ameaça colocar Chalita como Ministro de Ciência e Tecnologia.

Sou um otimista: não consigo acreditar nisso. Mas, confirmada a indicação, teremos sem sombra de dúvida a pior equipe de Educação e Ciência e Tecnologia da história do Brasil. Chalita e Mercadante são, sem sombra de dúvidas, representantes a altura de Mantega e Belchior.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Taxas de Câmbio múltiplas é a solução. Artigo escrito por Valdomiro Pinto



Abaixo segue mais um artigo escrito por Valdomiro Pinto, PhD*

No momento a equipe econômica do governo enfrenta um dilema: como resolver duas equações com apenas uma variável? Do ponto de vista matemático isso é impossível, do ponto de vista econômico não! O governo precisa ajustar duas equações: estimular as exportações e combater a inflação. Mas só dispõe de uma variável: a taxa de câmbio. Um câmbio valorizado combate a inflação, por outro lado um câmbio desvalorizado estimula as exportações.

Como resolver esse dilema? Simples: taxas de câmbio múltiplas!!! Teremos uma taxa de câmbio valorizada para combater a inflação, e ao mesmo tempo teremos várias taxas de câmbio paralelas para estimular as exportações. Essa solução genial já provou sua funcionalidade no passado. Infelizmente, devido a mania que temos de copiar tudo dos estadudinenses, nos curvamos ao Consenso Neoliberal de Washington e acabamos aceitando a imposição, feita pelo FMI e pelo Banco Mundial, de termos apenas uma única taxa cambial.

Taxas de câmbio múltiplas é o caminho para combatermos a inflação e estimularmos as exportações. A solução técnica está dada, resta agora saber se temos a coragem política de adotá-la!!!

*: Valdomiro Pinto é PhD* em Finanças

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Inflação não é culpa do Chuchu!!!!

Em 1977 Simonsen colocou a culpa da inflação no chuchu. Quase 40 anos depois parece que quase nada mudou. Dessa vez é o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que dispara: "Em fevereiro, a inflação deve ficar metade da de janeiro, apesar do combustível e da educação, por conta do efeito da queda da energia". Ou seja, continua o papo furado de que a inflação é um fenômeno exógeno, atribuído a um produto específico. ERRADO. A inflação não é culpa do chuchu, nem das mensalidades escolares e muito menos do preço da energia (maquiada ao último pelo visto). A inflação decorre de um MAU GERENCIAMENTO DA POLÍTICA MONETÁRIA.

Em janeiro a inflação aumentou pelo quinto mês consecutivo, alcançando 0,86% e acumulando 6,15% nos últimos doze meses. Isso não é culpa do chuchu!!! Isso decorre do mau gerenciamento da politica monetária. De maneira geral, é constrangedor ouvir os pronunciamentos do presidente do BACEN. Veja por exemplo a declaração abaixo transcrita por Mirian Leitão:

Ele (Tombini) acha que este ano há pontos positivos: a inflação de serviços, por exemplo, não deve ficar tão alta. No ano passado, teve o efeito do salário mínimo”.
Novamente culpa a inflação por um setor específico... ou seja, é o velho erro de culpar a consequência, mas não a causa. A alta no preço dos serviços é consequência da inflação, não sua causa. A origem do problema é o mau gerenciamento da política monetária.

Além disso, o câmbio, em 2012, teve desvalorização do vale ao pico de 20%, 9% nominal. E isso não vai acontecer de novo”.
Entendi, a culpa é da desvalorização cambial. Bom, talvez seja o momento do presidente do BACEN ler os textos para discussão feitos pelo próprio BACEN!!!! Em praticamente todos os textos que existem no mundo, a desvalorização cambial NÃO AFETA IMEDIATAMENTE a inflação. Esse efeito, caso ocorra, costuma levar no mínimo 6 meses para aparecer. Resumindo, se uma desvalorização cambial realmente afeta a inflação, esse efeito ainda irá aparecer em 2013, pois não teve tempo de se manifestar em 2012. Apenas para deixar claro: em dezembro de 2011 a taxa de câmbio era de 1,8751 reais por dólar. Em abril de 2012 essa mesma taxa era de 1,8912. Assumindo que ocorreu uma desvalorização cambial após abril, vamos deixar de lado a questão do câmbio real, temos que esse efeito ainda não teve tempo de impactar na inflação. Para finalizar, entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012 o câmbio se desvalorizou em termos nominais em 8,95%. Ou seja, valor bem menor do que o sugerido na reportagem.

Outra razão: o Brasil está colhendo uma boa safra e não há temor de que haja outro choque de preços, como no ano passado. Por tudo isso, ele acha que o IPCA vai ceder no segundo semestre, mas no primeiro, permanecerá alto”.
Tai!!! De novo culpando o chuchu pela inflação!!!! Pobre chuchu....

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O PT apoiou Renan Calheiros para Presidente do Senado!!!

Espalham-se pelo facebook e pela interenet manifestações contra Renan Calheiros. Interessante notar que muitos que espalham tais mensagens são petistas declarados. Então vamos deixar claro: Renan Calheiros não é o super homem!!! Se ele se tornou presidente do Senado é porque recebeu apoios!!! E o Partido dos Trabalhadores apoiou com todas as suas forças a candidatura de Renan.

Está assinando uma petição contra Renan Calheiros? Então assine também uma petição CONTRA os partidos que o apoiaram!!! Assine uma petição contra o Partido dos Trabalhadores que apoiou Renan Calheiros.

Eu tenho vergonha dos partidos que apoiaram Renan Calheiros para Presindência do Senado. Eu tenho vergonha do PT (pois aparentemente os petistas são incapazes disso). Você é petista? Então está na hora de tomar vergonha na cara!!! Seu partido apoiou Renan Calheiros para Presidência do Senado!!!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A Equipe Econômica dos Sonhos, artigo escrito por Valdomiro Pinto

Caros leitores, o Professor Valdomiro Pinto que normalmente contribui com o blog Selva Brasilis, gentilmente mandou a contribuição abaixo.

A equipe econômica atual tem recebido, injustamente, muitas críticas. Poucas vezes se viu equipe tão bem preparada, e que se atenta sempre ao lado social. Mantega, Belchior, Tombini e Augustin são os 4 Fantásticos. Devemos a eles a atual situação confortável da economia brasileira.

Tombini é o mago que a frente do Banco Central vem garantido excelentes resultados no combate à inflação. Belchior é o cérebro que comanda o Ministério do Planejamento, sendo diretamente responsável pelo brilhante planejamento de longo prazo da economia brasileira. Augustin é o homem que reinventou as finaças públicas. E o que dizer de Mantega? Esse verdadeiro touro indomável na busca por um novo amanhã. Certamente o melhor Ministro da Fazenda de todos os tempos.

Infelizmente, uma oposição sem propostas aliada a uma mídia golpista desgastaram os 4 Fantásticos. Sendo assim, acredito que para preservar a maravilhosa bibliografia desses gurus da economia seja o momento de mudanças. Nesse momento difícil, com toda minha experiência, sugiro a Presidenta montar a equipe econômica dos sonhos.

Ministro da Fazenda: Luciano Coutinho (o homem que revolucionou o BNDES)
Ministro do Planejamento: Belluzzo (sua experiência no Palmeiras fala por si mesma)
Presidente do Banco Central: Delfim Netto (quem entende mais de inflação do que ele?)
Secretário do Tesouro: Mister M (o único capaz de nos contar os segredos do que anda ocorrendo no Tesouro Nacional).

Eu chamaria esse time dos sonhos de Quadrado Mágico!!! Se você não concorda seja propositivo e elabore sua equipe econômica dos sonhos.

Valdomiro Pinto é PhD* em Finanças.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email