quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A Caixa Preta do FGTS

Amigos, há tempos alerto sobre o problema do FGTS. Por exemplo, no dia 25 de março de 2009 escrevi:

"O governo brasileiro está saqueando o FGTS, só tenho um comentário nesse ponto: quando ocorrer uma recessão e os trabalhadores forem sacar dinheiro do FGTS vão descobrir que o gosverno já gastou tudo com populismo. Não tem dinheiro no FGTS para tanta festança".

Mas não foi só isso, em 22 de setembro de 2008 eu alertava sobre o risco de permitir que o FGTS fosse usado APENAS para comprar ações da Petrobras. Isto é, eu me antecipava ao problema que ocorre hoje:

"Para os trabalhadores, e para toda a economia, seria muito mais prudente e saudável permitir que os recursos do FGTS fossem utilizados em qualquer lugar, e não apenas num único investimento. Um ano ruim da Petrobras irá transformar o prejuízo de uma empresa numa situação caótica para vários trabalhadores. Fato esse que gerará pressão política para o socorro estatal da Petrobras e prejuízo para todos os contribuintes".

No dia 14 de abril de 2010 eu alertava sobre o problema de decisões judiciais poderem drenar pesadamente os recursos do FGTS. Além disso, eu dizia:

"Cabe ao trabalhador, e não aos comitê gestor do FGTS, decidir o que fazer com seu próprio dinheiro".

Novamente, no dia 14 de abril de 2013, eu alertei para o uso não-ortodoxo dos recursos do FGTS, inclusive de receitas do FGTS sendo usadas para fortalecer o superávit primário:

"Resumindo: quando a crise estourar pode dar adeus ao seu FGTS (que aliás é mais uma forma de poupança do trabalhador)".

Agora, adivinhem só o que acaba de ser noticiado? MAIS UMA NOVA CAIXA PRETA DO FGTS!!! São 28 bilhões de reais do FGTS que são investidos em empresas a la BNDES... sabem qual é a melhor? Não são disponibilizadas informações a respeito de quais empresas receberam o dinheiro, quanto receberam, as condições de pagamento não são informadas, e o motivo e a viabilidade financeira do negócio também são SEGREDOS!!!

Será que finalmente agora alguém vai me ouvir??? Ou vamos esperar o FGTS quebrar para agir???

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu estou na torcida para que o trabalhador ganhe esta causa. É certo que as taxas de juros dos financiamentos serão reajustadas e a bolha imobiliária estourará depois disso.

Anônimo disse...

http://www.redenergia.com/noticias/rede-energia-caixa-tera-de-explicar-investimento/

Anônimo disse...

http://www.redenergia.com/noticias/rede-energia-caixa-tera-de-explicar-investimento/

Advocacia Ribeiro disse...

Outra da caixa
corrigiu o FGTS errado desde1999 ate hoje.
Disponibilizo para quem tiver interesse em ingressar com a ação do FGTS
Inicial FGTS 35 laudas,
Impugnação a contestação,
Contestação da caixa,
Sentenças procedentes de 3 estados PR,MG, RS
Recurso inominado ,
Tabela Excel (aprovada pela justiça federal), e demais documentos.

Peça para rivaldo_ribeiro@hotmail.com
Dr. Rivaldo Ribeiro

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email