quarta-feira, 9 de abril de 2014

Quando Explode a Violência

No Brasil são assassinadas mais de 50 mil pessoas por ano. Isso é mais do que o número de americanos mortos ao longo de toda a Guerra do Vietnã. São infindáveis famílias desfeitas, filhos que se tornam órfãos, mulheres que viram viúvas.

Ninguém sabe ao certo o número de roubos, furtos, sequestros relâmpagos e estupros no Brasil. Mas de uma coisa todos sabemos: esta cada vez mais perigoso sair a rua. As vezes tudo aquilo que se levou meses e anos para se acumular desaparece vítima de um assalto.

A receita para destruir uma sociedade é simples: violência e inflação. A primeira destrói a segurança, fazendo com que a população passe a aceitar restrições em suas liberdades. A segunda destrói a base monetária e econômica. Esse post se dedica a questão da violência.

Combater a violência é simples: policiais na rua e bandidos na cadeia. TODOS os estudos que eu li corroboram isso. Isso não quer dizer que outras variáveis não importam, quer dizer apenas que podemos diminuir a violência de nossa sociedade com políticas simples, óbvias e que deram resultado em todos os lugares onde foram aplicadas.

Hoje existe um grande lobby que criminaliza a polícia, outro lobby que defende que não adianta prender bandidos. O resultado é o que temos hoje. Em várias regiões do país simplesmente NÃO EXISTEM policiais. O que querem da população? Que aja como ovelhas? Que vá para o abate como cordeiros? A sociedade brasileira esta a beira da explosão!!!! Ou colocamos mais policias nas ruas, ou paramos de falar mal dos policiais, ou paramos com a crença absurda de que prender bandidos não resolve, ou a população irá tomar as rédeas da situação. Teremos grupos de extermínio agindo. Teremos algo que ninguém quer.

É completamente ERRADO que grupos privados se associem para aplicar penas a quem eles consideram bandidos. Grupos de extermínio sempre começam assim. Mas, a população brasileira não aguenta mais tanta violência. Ou o Estado brasileiro fornece segurança pública, ou não tenham dúvidas, alguém o fará!

Peço que compartilhem esse post: vamos começar uma grande campanha nacional!!! Polícia nas ruas e bandidos na cadeia. Ou fazemos isso enquanto é tempo, ou isso será feito por outros sem preocupações alguma com o respeito a lei.

5 comentários:

Pedro Nunes disse...

Compartilhado!

Anônimo disse...

"Combater a violência é simples: policiais na rua e bandidos na cadeia. TODOS os estudos que eu li corroboram isso"

Quais são eles?

Anônimo disse...

"Combater a violência é simples: policiais na rua e bandidos na cadeia. TODOS os estudos que eu li corroboram isso"

Quais são eles?

Eduardo disse...

Adolfo,desculpe o off post,mas acho que nem você que trabalha lá ,imaginaria uma filial bolivariana do Ipea em Caracas.Estes petistas não tem limite em inventar m....da.

Anônimo disse...

Depois de enfraquecerem o IPEA agora querem argentinizar o IBGE. http://oglobo.globo.com/economia/diretora-do-ibge-sai-do-cargo-apos-pesquisa-ter-sido-interrompida-12158549

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email