terça-feira, 15 de julho de 2014

BRICS: Quando uma ideia ruim consegue a proeza de ficar pior!


Em algum momento, por algum motivo obscuro, alguém cunhou o termo BRIC para se referir a Brasil, Rússia, Índia e China. Depois de algum tempo alguém resolveu acrescentar um S ao termo para incluir a África do Sul. O que esses países tem em comum? Que laços históricos ou culturais os unem? Enfim, por que será que esses países passaram a acreditar que sua união faz algum sentido? Por acaso os interesses russos são similares aos dos chineses? Acaso o Brasil tem disputas com o Paquistão que nos qualificam a nos unir a Índia? E, afinal, por que a África do Sul está nesse bolo?

Os BRICS não tem muitas coisas em comum, a rigor não faz o menor sentido esperar que as decisões desse grupo de países sejam homogêneas ou representem interesses similares. Mas, o que era algo sem sentido conseguiu a proeza de ficar pior: agora os BRICS vão criar um banco! Pergunto: de onde virá o dinheiro? O que esse banco irá financiar? E, acima de tudo, e mais importante: por que iremos criar esse banco?

No Brasil já temos o BNDES (que já está gigante), precisamos de outro banco? A nível mundial já temos o FMI. Agora o governo surge com essa ideia imbecil de gastar mais dinheiro ainda com um banco que irá nos associar a parceiros que temos pouco em comum.

Faço um pedido a todos os candidatos a Presidência da República: declarem sua contrariedade ao banco dos BRICS. Vamos denunciar esse absurdo, vamos deixar claro que essa iniciativa é exclusiva do PT, e o próximo presidente da República não será favorável a esse projeto. Amigos, o BNDES já esconde seus empréstimos para Cuba e Angola dizendo que os mesmos são secretos. Alguém duvida que o Banco dos BRICS será uma caixa preta maior ainda??? O dinheiro do contribuinte brasileiro será usado em segredo por essa estrovenga para financiar sabe-se lá o que ou onde.

Por fim, um pedido a Jorge Gerdau, Presidente do Conselho de Gestão da Presidência da República, faça uma reflexão: o senhor realmente concorda com isso? Será que realmente vale a pena colocar seu nome num apoio a essa ideia? O senhor já fez parte do Conselho de Administração da Petrobras na época da compra da refinaria de Pasadena. Realmente quer associar seu nome a mais essa iniciativa?

12 comentários:

Lucas disse...

Suas críticas são infundadas e nota-se a falta de qualquer conhecimento de economia.

"vamos deixar claro que essa iniciativa é exclusiva do PT"

Poupe a internet dos seus comentários ridículos.

IRCR disse...

Muitos paises estão querendo parar de usar o dolar como moeda internacional, acredito que isso seja um dos pontos para criação desse banco.
Esse banco deverá utilizar yuan ou uma nova moeda criada pelo bloco.

Anônimo disse...

Apoiado!

Anônimo disse...

Puta merda, um MAV falou que um doutor em economia não sabe nada de economia kkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

este banco do brics e uma tentativa imbecil de criar um capitalismo de estado em nivel mundial que nao includa os Estados Unidos. um tipo de globalizacao das economias de capitalismo de estado

Rud Kroll disse...

Adolfo....me parece que pingaram ridiculos 10 bi de dolares neste banquinho....hauahauahu....só o Brasil gastou o dobro disso na copa...mas vou arriscar um palpite :....dois canastrões ai chamados Putin e Dilma querem esse banco para fins de um eventual emprestador de ultima instância. Tipo entramos com o pau e a China com a bunda....mais ou menos assim...ahahah...como os chineses não são idiotas a sede do banco sera em Pequin e a china controlara tudo....no fundo , os chineses usam isso para bater tambor para atormentar os USA, europa e Japão...nada mais que isso....vamos ver no que vai dar.....um abraço,,,Rud Kroll

Anônimo disse...

O Banco do BRICS é uma catástrofe por si só, o Brasil já tem o BNDES que faz mais empréstimos que o próprio Banco Mundial e agora criam este Banco, percebe-se que o dinheiro claramente vai ser utilizado sem termos informações claras. Além disso o BNDES é um exemplo claro que este tipo de banco não ajuda a economia brasileira a crescer

Lucas disse...

Para o anônimo, deixo o seguinte post:

http://rgellery.blogspot.com.br/2014/07/banco-dos-brics-desnecessario-e-perigoso.html

Se for para criticar, que seja com fundamentos.

Abraços

cdmeft disse...

Sim, já temos o FMI com seus empréstimos para países com dificuldades econômicas condicionados a algumas políticas com a clara intenção de saquear o patrimônio e as riquezas da nações subdesenvolvidas, destruir suas indústrias, as ameaças militares, golpes de Estado e os vampiros americanos e europeus sugando até a última gota de sangue de quem trabalha, pqp!

Anônimo disse...

cdfmet, de novo esse papo de FMI opressor? rs Tudo que o FMI exige pra emprestar dinheiro é que a administração pública do país seja responsável com sua política econômica.

Você deveria agradecer a existência deles, pois salvaram o Brasil muitas vezes desde os anos 70.

Vá esquerdar em outro lugar!

samuel disse...

O PT nos odeia. Nosso dinheiro somente é aplicado FORA DO BRASIL! Porto de Mariel, ditadores africanos, COPA DO MUNDO (tb é um investimento no exterior, serve pra que no Brasil? - o dinheiro roubado seguramente não ficou aqui)
ELES NOS ODEIAM e só pensam em nos roubar. FORA PT, FORA o MAV (que tb estão presentes aqui no seu blog)

Anônimo disse...

Anônimo: "Que administração pública do país seja responsável com sua política econômica" essa frase traduzida fica: o governo deve seguir todas as diretrizes da santíssima trindade FMI, OMC e BIRD
Se der merda a gente te empresta a grana pra consertar a cagada, aí quem vai pagar o empréstimo sou eu, e ainda assim deveria agradecer a existência deles, boa piada!

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email