sexta-feira, 4 de julho de 2014

Meu Palpite sobre a Seleção Brasileira

Meu palpite é simples: Brasil campeão. Não temos o melhor time, mas o histórico das Copas não deixa dúvidas de que jogar em casa faz diferença.

Sobre o time existem muitas críticas a Fred (atacante). Mas pergunto ao leitor: quantos gols ele perdeu? Fred, em 4 jogos, teve uma única chance de gol e marcou. Ele é o jogador que menos passes recebe, e a maior parte dos passes que recebeu vieram de Julio Cesar (goleiro) e de Dani Alves (lateral direito). Ora, isso não é razoável. O normal seria que ele recebesse mais bolas dos jogadores de meio-campo.

O meio de campo brasileiro recebe muitas críticas. Sim, não sou grande fã de Hulk. Além disso, Paulinho e Oscar não estão numa boa fase. Mas, mesmo assim, será que eles jogam tão mal? Vejamos: Hulk saiu e deu lugar a Ramires (no jogo contra o México), e Paulinho deu lugar a Fernandinho (no jogo contra o Chile), os resultados foram igualmente ruins. Será mesmo que todos esses jogadores estão abaixo da crítica? Acredito que não. Me parece que todos esses jogadores estão sendo obrigados a cobrir os imensos espaços que os laterais Marcelo e, principalmente, Dani Alves deixam abertos.

Os laterais me parecem ser o real problema da seleção brasileira, deixam espaços demais. Não estão apoiando bem e, pior, não estão marcando bem. Os espaços deixados por eles obriga os jogadores de meio de campo a voltarem muito, e se concentrarem mais na marcação do que na armação de jogadas. Dani Alves tem um problema adicional, se acha gênio. A maneira de consertar isso é trocá-lo por Maicon. Já em relação a Marcelo seria necessário uma orientação do técnico para que não subisse tanto ao ataque e se concentrasse mais na defesa.

Felipão parece concordar comigo, contudo adota uma solução diferente, ao tentar um esquema com três zagueiros. Ele parece assumir que os laterais irão apoiar muito de qualquer maneira, sendo o mais razoável reforçar a zaga. Não gosto dessa solução por dois motivos: a) os laterais brasileiros não são tão bons assim; e b) implica num estilo de jogo que não foi treinado antes. O melhor mesmo é fazer o simples: por Maicon no lugar de Dani Alves, e manter Marcelo mais recuado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adolfo, você acha que o resultado da Copa vai influenciar o resultado das eleições? Eu sei que o colunista Reinaldo Azevedo escreveu um artigo sobre isto:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/174360-a-derrota-da-selecao-e-a-de-dilma.shtml

Anônimo disse...

Torcedor de time que não paga série B devia ser proibido de falar sobre futebol.

Raiz Crespa Por Vânia Luz disse...

Quando a Alemanha fez o 5 gol lembrei desse post.
O pão e circo acabou , meu caro.
A realidade continua, o decreto 8.243 comunista está aí...

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email