sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O Inverno Está Chegando: Contas Públicas estão se deteriorando cada vez mais!

"O governo central, que reúne as contas do Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, acumulou no primeiro semestre um superávit primário de R$ 17,237 bilhões. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a economia somou 0,69%. Nesse critério, foi o menor resultado para o período desde 1998. Também foi menos da metade do resultado obtido no primeiro semestre do ano passado e de 2009, o pior ano da crise econômica internacional, quando a economia brasileira entrou em recessão e o governo decidiu aumentar os seus gastos para amenizar os efeitos do desaquecimento econômico".

Amigos, imaginem o que irá ocorrer com o Brasil quando a taxa de juros internacional subir? Nosso déficit nominal (que inclui a conta de juros) irá disparar. As contas públicas desse país que vão de mal a pior serão postas em situação calamitosa. Sabem o que me assustou mais no parágrafo acima??? Foi ver diversos especialistas dizendo algo como "O problema é que as despesas estão crescendo mais rápido do que as receitas...". Nos primeiros seis meses do ano as receitas cresceram 6,1%, será que ninguém acha isso estranho? O secretário do Tesouro diz que no segundo semestre as receitas crescerão ainda mais!!! A lógica esta errada! O problema todo é que as despesas deveriam estar caindo, e atualmente as mesmas estão não só subindo, como subindo a um ritmo de 10% em relação ao período anterior.

Não basta frisar que a despesa esta crescendo mais rápido que a receita. É fundamental deixar clara a necessidade de baixar a despesa, a necessidade de se gastar menos. Novamente, o governo tenta equalizar suas contas arrecadando cada vez mais. Esse é o caminho errado. Fico espantado com argumentos que não levam isso em consideração.

Enfim, tal como já alertei em diversas ocasiões, o governo federal esta implodindo as contas públicas desse país. Verdade seja dita, ele não está sozinho nessa empreitada: os estados estão fazendo sua parte para piorar ainda mais o cenário fiscal do ano que vem.

O inverno está chegando...

Um comentário:

Asprig disse...

O mundo é outro. Não tem como se repetirem as patifarias passadas. Mesmo porque com quase um quarto da dívida nas mãos da China e Russia, como os USA vão subir os juros? Sem falar que eles e a Europa estão falidos. O medo é da deflação.
Outra coisa, o custo da força de trabalho dos gringos caiu e tem que cair mais. Este foi o objetivo da "crise". E diga-se, foi um lindo movimento do capital. Coisa de gênio a imensa esterilização de riquezas, sua concetração e o empobrecimento dos trabalhadores gringos, perfeito!
Contudo, sempre acham um jeito de ferrar, ainda mais, com os pobres... triste.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email