terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dilma Aplica a Kansas City Maneuver na Reforma Política

O que é a Kansas City Maneuver? Essa é uma manobra diversionista: faz-se um movimento para um lado quando o ataque verdadeiro se dará no lado oposto.

Dilma esta aplicando essa manobra na questão da reforma política. Ela alardeia para todos os cantos que quer uma reforma política via plebiscito. MENTIRA!!! Dilma e o PT sabem que isso é operacionalmente impossível. Um plebiscito deve necessariamente ser feito com perguntas que impliquem em respostas do tipo SIM ou NÃO. Mesmo em questões simples, do tipo: "Você é a favor do financiamento público de campanha?", ainda que a resposta implique em SIM ou NÃO, a sequência da pergunta impede isso. Por exemplo, suponha que se responda "sim" a pergunta acima. Então necessariamente precisaremos de uma segunda questão que disserta sobre como será feita a divisão dos recursos públicos para bancar as campanhas. Por exemplo, todos os partidos receberão a mesma quantia? A quantia será proporcional à bancada no Congresso ou ao número de votos recebidos? Notem que mesmo uma questão simples como essa gera desdobramentos que não podem ser respondidos num plebiscito.

O truque aqui é simples: Dilma e o PT NÃO querem um plebiscito para a reforma política, o que eles querem é: 1) a vantagem moral de dizerem que tentaram incluir a população na discussão; e 2) a própria reforma política. Entenderam? Eles pedem por um plebiscito, mas no fundo o que querem mesmo é a reforma política. Esse é o truque!!! Infelizmente boa parte do Congresso tem caído nesse truque: recusam o plebiscito, mas dão como certa a reforma política!!! O PT ainda controla a Câmara e o Senado, é extremamente arriscado fazer uma reforma política nesse cenário.

Diga NÃO a reforma política!!! Sim, temos que mudar nosso sistema político. Contudo, tal mudança deve ser feita quando partidos que respeitam a democracia e a alternância de poder estejam em condições de enfrentar os inimigos da sociedade aberta. Esse não é o momento da reforma política, o PT irá dominar o cenário e implementar mudanças que dificilmente darão chances a outros partidos nas próximas eleições.

3 comentários:

Vânia Luz disse...

Partido golpista. Quatro anos de muita luta contra as intenções dolosas do PT, espero que outros partidos que prezam pela liberdade façam marcação cerrada em cima do golpista.

Anônimo disse...

Adolfo,
discordo profundamente da forma que o PT tem conduzido o processo político no país. Não se iluda, nem seja leviano ou ingênuo, quem institucionalizou a perpetuação no poder foi o PSDB (e por um preço alto) e agora estamos pagando um custo elevadíssimo por essa irresponsabilidade democrática, lembrando que o ciclo do PT pode não acabar daqui a 4 anos.
Abs

Anônimo disse...

Reforma tributária (pode ser via plebiscito se ela quiser) deve vir antes de reforma política!

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email