quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Bolsonaro, Maria do Rosario, Sheherazade e Ghiraldelli: A Hipocrisia dos Covardes

Estupro é um crime horroroso. A pena para estupradores tem que ser pesada. Dificilmente alguém considerado de direita irá discordar disso.

Nessa semana chamou a atenção a declaração do deputado Bolsonaro para a deputada Maria do Rosario:

"Fica aí, Maria do Rosário, fica. Há poucos dias, tu me chamou de estuprador, no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece. Fica aqui pra ouvir".

Certamente a declaração de Bolsonaro é ridícula, de uma infelicidade incrível alias. Contudo, dizer que o deputado acha que mulheres devem ser estupradas é absurdo. Em nada de sua fala se depreende isso. Por exemplo, por ocasião da divulgação da pesquisa sobre estupro do IPEA, várias mulheres postaram fotos nas redes sociais com os dizeres "Eu não mereço ser estuprada". Ora acaso elas queriam dizer que outras mulheres mereceriam? Óbvio que não!!! Então vamos ser claros: Bolsonaro foi extremamente infeliz em sua declaração, e deveria se desculpar (não é vergonha alguma se desculpar quando erramos, acontece com todos nos). Mas dai a dizer que o deputado apoia o estupro é de um absurdo atroz.

Também chama a atenção que Maria do Rosario em momento algum nega ter realmente chamado o deputado de estuprador. Opa!!! Calúnia e difamação são crimes, por que a deputada não negou que assim tivesse procedido? Chamar um homem de estuprador é uma ofensa séria a sua honra e a sua família. Não é uma acusação pequena, o que deputada tem a dizer sobre isso? Aliás, ainda estou esperando a ex-Secretaria dos Direitos Humanos reclamar da truculência com que a polícia do Congresso tratou uma senhora de 79 anos de idade. As vezes tenho a impressão de que a nobre deputada se importa mais com a qualidade da vítima do que com o crime em si.


Dito isso, fico chocado com pessoas que aplaudem Paulo Ghiraldelli por dizer que Rachel Sheherazade merece ser estuprada, mas fazem escândalo por Bolsonaro dizer que Maria do Rosario NÃO merece ser estuprada. Para essas pessoas o crime não se refere ao tipo do crime, mas a sua percepção sobre a "qualidade" da vitima. De minha parte deixo claro: bandido tem que ir pra cadeia, e estuprador tem que cumprir pena de prisão longa!

Para finalizar, noto que as secretarias de Políticas para as Mulheres e de Direitos Humanos da Presidência divulgaram nota conjunta de repúdio às declarações de Bolsonaro. Gostaria de saber o que essas mesmas secretarias fizeram em relação as horríveis declarações de Ghiraldelli. Será que para tais secretarias mais importante que o crime, ou a declaração, é a qualidade da vítima?

Mulher ou homem algum merecem ser estuprados, esse é um crime vil que atenta contra a dignidade da pessoa humana. Por mim, estuprador ficaria na cadeia por um longo período.

6 comentários:

Anônimo disse...

Apenas um exercício: faça a negação de: "Ele não a estupra porque ela não merece".

Anônimo disse...

E a Globo ainda distorceu a fala do Bolsonaro, publicando "Só não te estupro porque você não merece". Este
"só" foi para passar a impressão de que ele tem vontade de fazer isto. Ainda esconderam que a Maria do Rosário já chamou ele várias vezes de estuprador, tem até um vídeo no youtube que mostra ela dizendo isto.

lgn disse...

Tenho a minha versão dos fatos. Parece-me que há uma intenção de desestabilizar, ou mesmo colocá-lo sob julgamento no congresso por falta de decoro parlamentar. Sabe-se que o deputado Bolsonaro não é uma pessoa comedida ao acusar a esquerda de cínica, de mentirosa, de se mostrar boazinha junto à opinião pública, enquanto, por trás dos panos pratica com sutileza uma aproximação com o socialismo. Bolsonaro, se não for o único, é um dos poucos que se manifesta sobre o Foro de São Paulo, sobre os contatos de figuras do governo com a Unasul, etc. Pois é aí, na minha visão, que se encontra o problema. Calar sua voz. Há muito a oposição no Brasil é, se muito, pontual. Pouquíssimos políticos se pronunciam contra o governo e quando o fazem é mais para constar em ata. Não temos uma oposição, por exemplo, que defenda o livre mercado, que o Estado não se meta com a economia, que queira acabar com o patrimonialismo, que queira privatizar todas as empresas estatais que são, não só cabides de emprego, como sujeitas à corrupção, que o Estado esteja comprometido em manter regras claras e limpas para a competição das empresas privadas, que as relações entre países não seja marcada pela ideologia barata como a que está sendo praticada, que se tirem da máquina pública os milhares de companheiros, etc. Eu, particularmente, não encontro um partido onde possa me sensibilizar pelo que defende. O máximo que se consegue é um partido de centro esquerda, como o PSDB, de nítida conotação social democrata. Pois o PT, pelo conjunto da obra, pode sim atacar e tirar de campo o Bolsonaro. Deixo claro que ele também não me representa. Estou muito mais para o liberalismo do que essa confusão da esquerda que está aí.

Augusto Machado disse...

Impressionante a energia que se dissipa com um arroubo infeliz de um Bolsonaro da vida. Enquanto debatemos as camadas de sentido do discurso bolsonariano, aproxima-se rapidamente uma tragédia anunciada que desgraçará a vida de muitas mulheres e famílias e que se repete a cada ano: falo do indulto de Natal, que colocará uma baciada de criminosos condenados nas ruas. Entre eles, estupradores. Alguns reincidirão. Tente-se colocar esse tema em debate e veremos Maria do Rosário saltar como uma onça progressista na defesa do indulto. No mundo rosariano, demonstrar progressismo é mais importante que evitar estupros. Haja hipocrisia!

Anônimo disse...

Prezado autor do blog, quero parabenizá-lo por ser o único, até o momento, a escrever um texto isento.

Rud Kroll disse...

concordo como o Sachisida ......massss.....vejam bem onde chegamos : ..uma hora é o clodovil que chama outra deputada de fubá....depois ela chora na TV.....outra hora é essa ai que implica com esse ...depois esse replica que ela não merece ser comida e é feia.....e por ai vai.....puts....parece BIG Brother cara,,,,me desculpe ,mas é muito pra minha cabeça.!....quando esse pessoal vai canalizar as energias em prol do trabalho para o povo ???????......se ele também não gostasse de fuxico então deveria processar ela por calunia e difamação e pronto.....e continuar o trabalho e deixar o resto pra justiça....mas não ...preferem o mimi....lembram de um antigo programa do Jô Soares ?...." Aqui tudo acaba em sambaaa " !!!!

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email