terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Mensagem de Fim de Ano do Sachsida: O Muro de Adriano

Neste vídeo deixo registrada minha mensagem de ano novo. Faço um paralelo entre o Muro de Adriano, que protegia o império romano dos selvagens, com os nossos valores morais (que nos protegem da barbárie). Que 2015 seja um ano abençoado e repleto de realizações a todos. Para assistir ao vídeo clique aqui.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A Oposição tem que dizer NÃO ao Pacotão de Dilma!!!

Mal começou e o novo governo Dilma já quer impor um pacotão ao povo brasileiro. É DEVER MORAL da oposição dizer NÃO ao pacotão de Dilma!!!

Você pode me perguntar: mas Sachsida esses ajustes não são necessário??? E te responderei: SIM!!! Esses ajustes são necessários!!! CONTUDO, eu avisei disso!!! Os conselheiros econômicos de Aécio Neves também!!! Foi Dilma quem disse que ajustes não eram necessários!!! Foi Dilma quem durante a campanha eleitoral repetiu INÚMERAS VEZES de que ajustes não eram necessários na parte fiscal. Foi Dilma quem acusou seus adversários de quererem tirar os direitos dos trabalhadores!!! Foi Dilma quem disse que não mexeria nos direitos trabalhistas nem que "a vaca tussa"...

Enfim, é obrigação moral da oposição cobrar que Dilma cumpra com o que prometeu durante a campanha presidencial!!!

2015 mês a mês

Janeiro: pacotaço de tarifas públicas (energia, transportes, combustível, etc.). Anúncio de aumento nos impostos, e primeiras tentativas de redução no gasto público. Mas o grosso do ajuste será via tarifas e impostos (e contando com a ajuda da inflação). Teremos saudades do famoso "não era por 20 centavos..."

Fevereiro: descobriremos que em tempos de crise um mês curto, e com um tremendo feriado no meio, é péssimo para os negócios... será o primeiro golpe do ano nos pequenos empresários que dependem de suas vendas para garantir o giro de mercadorias.

Março: para tentar amenizar os efeitos da crise o Banco Central vai aumentar a oferta de crédito. Incrível como o BACEN insiste em querer combater a inflação aumentando juros mas aumentando o crédito ao mesmo tempo. Irá descobrir rapidamente que esse incremento no crédito não irá resolver problema algum.

Abril: desemprego começa assustar o brasileiro, renda real em queda, e inflação em alta. Isso mesmo: se você acha que desemprego e inflação não podem subir ao mesmo tempo terá uma surpresa desagradável.

Maio: Inadimplência começa a subir de maneira mais forte. Governo tenta estimular ainda mais o crédito, mas novamente não funciona.

Junho: o Banco Central Americano (FED) aumenta a taxa de juros, começa a contagem regressiva para o desastre na economia brasileira.

Julho: As empresas que tomaram empréstimos em dólar, ou que dependem de insumos em dólar, começam a ter dificuldades financeiras. Petrobras a beira de um colapso. Mais desemprego, mais queda na renda real, e mais inflação.

Agosto: BACEN disputa com o mercado para manter a taxa de câmbio fixa... e perde. Para os que acham que nossas reservas nos garantem será uma surpresa desagradável.

Setembro: Com o aumento da TR, a queda na renda real, e aumento do desemprego, sobe a inadimplência no mercado imobiliário. Bolsa de Valores continua a patinar.

Outubro: é a hora de quem tiver dinheiro aproveitar para fazer ótimos negócios no mercado imobiliário. Bolha imobiliária se revela ao brasileiro. Bolsa de valores com problemas sérios, várias empresas a beira do precipício. Contas públicas em frangalhos. Vários esqueletos fiscais darão o ar da graça. Será o outubro negro da economia brasileira. Joaquim Levy é demitido do Ministério da Fazenda, em seu lugar entra Nelson Barbosa.

Novembro: Caixa Econômica Federal em apuros necessitará de ajuda do Tesouro (isto é, dos contribuintes). Além disso, os recursos do FGTS serão insuficientes para suprir as obrigações desse fundo.

Dezembro: será a vez dos estados e municípios darem o cano no pagamento de salários e de outras contas correntes. Várias estatais em dificuldades financeiras. Enfim, finalmente alguém vai descobrir que deixar tudo para "restos a pagar" não resolve o problema, apenas o esconde. Enfim, ficará claro que a contabilidade criativa, e a política fiscal irresponsável adotada pelo governo central, fez escola nos estados, nos municípios e nas empresas estatais. Várias caixas pretas aparecerão ao longo do ano na CEF, na Petrobras, e no BNDES. E, claro, nos estados e municípios.

Será um ano longo e ruim.


O Longo e Perigoso Trajeto até 2018

Ano que vem será um ano de ajustes duros na economia, mais impostos e mais inflação. Inadimplência alta, e juros subindo. Tudo ficará pior ainda quando o Banco Central americano começar sua sequência de aumento nos juros americanos. Não tenho dúvidas que teremos anos duros pela frente, e nessas horas os extremos ganham força. Já venho alertando sobre isso há algum tempo: os grupos radicais ganharão força nos próximos anos (pois essa é umas das consequências das crises). Evitar uma venezuelização do Brasil e, ao mesmo tempo, evitarmos armadilhas que nos afastem da democracia será um desafio primordial.

Tenho sérias dúvidas sobre o ambiente político que nos aguarda nos próximos anos. Não é apenas a economia que vai de mal a pior. O lado social, com uma explosão da violência também assusta. São 60 mil pessoas assassinadas no Brasil ao ano. Em termos absolutos, o Brasil é o país onde mais pessoas são assassinadas por ano. Uma verdadeira tragédia.

Ambientes sociais violentos aliados a crises econômicas tem o potencial de produzir líderes extremistas. Esse caminho representa um risco real a democracia brasileira. Como serão as próximas eleições presidenciais em 2018? Temo que serão marcadas pela violência. O PT passou os últimos 12 anos dividindo o Brasil, e o que antes era periférico agora é central: existe uma verdadeira revolta em vários segmentos da população. O nível de animosidade e belicosidade vem crescendo.

Acredito que nos próximos anos teremos confrontos civis nas ruas. Tomara Deus que esteja errado. Luto para evitar isso, luto para mantermos e aprimorarmos nossas instituições, e convido a todos se juntarem a mim nessa defesa. Sim, nos próximos anos ganharemos força. Mas os inimigos da sociedade aberta também ganharão. Não nos enganemos, nem nos deixemos iludir por nosso crescimento, os extremistas também ganham força e, durante os próximos anos, tentarão de tudo para solapar nossa democracia.

O Brasil não é Cuba, o Brasil não é a Venezuela. A cor de nossa bandeira é verde e amarela. Vamos nos preparar para combater os radicais, vamos lutar para que em 2018 possamos tirar o PT do poder pela via democrática. Essa luta é longa e difícil, mas não existem atalhos. O caminho até 2018 é longo e perigoso, cerremos fileiras e, com fé em Deus, e trabalho duro vamos montar e organizar grupos que defenderão nossa sociedade da bolivarianização.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Diga NÃO a Intervenção Militar

Neste vídeo dou meus motivos para ser contra a intervenção militar: moralmente é errado, e operacionalmente é inviável. Para assistir clique aqui.

sábado, 27 de dezembro de 2014

O Ajuste Fiscal do Novo Governo Dilma

Ano que vem teremos mais um pacotão fiscal do governo Dilma. À diferença dos ajustes fiscais anteriores esse parece que será para valer. Você pode ler sobre minhas opiniões em 2011 e 2012.

Enfim, vamos ao que interessa: uma vez mais não serei ouvido. Uma vez mais o governo não vai focar o ajuste no corte de gastos e nas reformas macroeconômicas necessárias. Prestem atenção, pois vou dizer a vocês como será o ajuste fiscal do novo governo Dilma:

1) aumento de impostos
a) aumento da CIDE
b) aumento do IOF e da CSLL
c) aposto com vocês que o governo tentará emplacar novamente a CPMF (isso mesmo, o velho e ERRADO imposto sobre movimentação financeira)

2) inflação (uma inflação na casa dos 7% já ajuda o governo a ajustar as contas)

3) tarifaço
a) aumento no preço dos combustíveis e energia elétrica
b) aumento no preço dos transportes coletivos
c) aumento na conta de água e esgoto


Esse será o ajuste fiscal do novo governo: aumento de impostos, aumento no preço das tarifas públicas (ou concessões), e inflação. REPITO: essa é a maneira ERRADA de se fazer o ajuste fiscal. Em 2011 já mostrava como deveria ser o ajuste fiscal correto. Está na hora do governo petista parar de aumentar impostos, tarifas, e inflação. Está na hora de fazermos os ajustes macroeconômicos de que esse pais precisa: ajuste fiscal (reduzindo gastos, reduzindo a inflação e sem aumentar impostos), abertura econômica, redução e simplificação de impostos (a famosa reforma tributária), ajustes nas contas da previdência social, redução na burocracia estatal, melhora no ambiente de negócios do país, política monetária que combata a inflação, modernização das relações trabalhistas, modernização do acesso a justiça e redução do tempo médio que se leva para julgar processos, reforma na legislação sobre licitações, aumento das parcerias público privadas, estabelecimento de regras claras para investimentos, taxa de câmbio flexível (sem as constantes intervenções do Banco Central), e privatizações de empresas públicas com a consequente redução da interferência estatal na economia (que além de tudo diminuiria em muito a corrupção).

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Os Votos de Natal do Sachsida: A Intenção Faz Toda a Diferença do Mundo!

Certa vez assistindo uma comédia de Steve Martin ("Fé Demais Não Cheira Bem") uma cena me chamou a atenção. O ator principal, um tremendo de um picareta acaba por realizar um milagre de verdade. Nesse momento ele decide deixar de ser um picareta e ir embora, recomeçando nova vida. Um garoto olha para o picareta e diz: "Por que você esta indo embora? Por que não continuar? O importante é que você fez o milagre, que diferença a intenção faz?". Nesse momento, Steve Martin da sua resposta magistral: "Garoto, a intenção faz todo diferença do mundo".

Nessa véspera de Natal, em que nossa sociedade vem sofrendo tanto com a corrupção, a violência, e o descaso dos governantes, deixo aqui essa singela lembrança: Amigos, a intenção faz toda a diferença do mundo. Recebo vários e-mails de pessoas dizendo quererem ajudar mais, mas que estão em locais distantes e portanto não podem participar de manifestações ou atos contra os absurdos do governo petista. Amigos, a simples intenção já faz toda diferença do mundo.

Esses dias estava fazendo uma comparação com o juiz Sérgio Moro (da operação Lava Jato). Ele tem idade similar a minha, mas veja só o tamanho da contribuição dele em relação a minha. Fiquei um pouco decepcionado comigo mesmo, esperava mais de mim mesmo. Mas lendo as mensagens de pessoas que dizem querer contribuir mais entendi algo importante: numa sociedade cada um faz o que pode. Contribuo com meus estudos, com meu blog, e com minhas manifestações, de maneira semelhante vocês que estão espalhados pelo Brasil TAMBÉM contribuem com a causa de uma sociedade mais livre, TAMBÉM contribuem pela manutenção da sociedade aberta. E vocês fazem isso NÃO votando no PT, postando mensagens favoráveis a liberdade em suas redes sociais, criticando a corrupção em conversas com amigos, ajudando financeiramente movimentos liberais e conservadores, montando foros de discussão liberais e conservadores em suas cidades e em seus bairros, divulgando os ideias de liberdade junto a seus familiares. Vocês ajudam até mesmo ao compartilhar uma mensagem simples: Feliz Natal. O simples ato de desejar Feliz Natal é um lembrança de que nossa sociedade foi moldado por valores de respeito a liberdade e ao direito das minorias, é a moral judaico-cristã de tolerância e respeito as liberdades um dos pilares básicos de nossa sociedade.

Então meus amigos, pouco importa onde vocês estejam ou o que vocês fazem, sempre é possível ajudar na batalha pela liberdade em nosso país. Ninguém é pequeno demais para ajudar ou grande demais para se furtar a sua responsabilidade. Sua intenção de ajudar faz toda diferença do mundo. Um Feliz Natal e que a paz de Cristo abençoe a todos.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Serei o próximo escritor da novela das 9 da Globo!!!

Amigos, quero compartilhar com vocês esta notícia maravilhosa!!! Poucos sabem, mas além de economista, e quase advogado, sou também escritor. E um de meus sonhos está prestes a se concretizar: tenho uma bela chance de vir a ser o próximo escritor da novela das 9 da Rede Globo.

Meu caminho foi aberto por um draft que mandei para a emissora. A resposta foi a mais positiva possível. Acontece que o público está sempre ávido de novidades e, convenhamos, depois de tanto mocinho transar com a mãe da mocinha, e de mocinhas dando mais que chuchu na serra, estava difícil para a Globo encontrar uma trama original. Foi então que surgiu a ideia de um romance verdadeiramente revolucionário, algo que realmente abale os pilares do falso moralismo da nossa cidade, algo pra deixar essa nossa direita coxinha retrógrada cheia de mais preconceitos ainda!!!

Pois bem, a trama principal é a seguinte: uma menina pura, mas nem tanto, afinal com 10 anos as meninas de hoje já tem idade para escolher, começa um relacionamento de amor verdadeiro com um pedófilo de 51 anos. O enredo todo será sobre a briga desse casal para, vencendo os preconceitos burgueses de nossa sociedade, fazer o amor verdadeiro triunfar.

Como pano de fundo teremos várias tramas paralelas: o pai da menina, um típico coxinha que trabalha e insiste em ser honesto e fiel a sua esposa, morre logo no começo da trama (para deixar claro a morte da falsa moralidade). Nesse momento, a mãe da menina jogada as raias do desespero pela opressão machista da figura da viúva descobre-se inesperadamente em amores pela namorada de seu filho mais velho (de 13 anos). A namorada do filho também é a melhor amiga de nossa jovem heroína. Surge então um violento pentágono amoroso: o ex-pedófilo se apaixona pela jovem de 13 anos, que num ato de ciúme dorme com a mãe da heroína. O irmão, ao descobrir a traição da namorada se vinga numa noite de amor com a irmã caçula.

Quando tudo parece perdido, surge então Totó, o cachorrinho vira-lata, representando todos os desabrigados da sociedade capitalista. Totó, com sua simplicidade canina, une todos os antes antagonistas num coletivo de amor, tendo em Totó o herói romântico cheio de carícias e amor sincero. Por ser um cachorro Totó escapa dos rótulos da sociedade ocidental. Seria Totó homossexual? Bissexual? Heterossexual? Ou apenas um jovem cão em busca de sua autoafirmação na sociedade?

No último capítulo, o antes pentágono amoroso, agora transformado num hexágono coletivo, consegue na justiça o direito de adotar um casal de gêmeos de 11 anos de idade.

Com um enredo desses sou imbatível!!! Serei o próximo escritor da novela das 9 da Globo!!!

O que penso sobre a reaproximação EUA-Cuba

Do ponto de vista econômico o bloqueio imposto pelos Estados Unidos à Cuba ajudou a difundir a miséria na ilha, e a afundar ainda mais a frágil economia cubana. Aqueles que consideram a globalização um mal deveriam ver em Cuba a prova de que estão errados. Se globalização fosse ruim o bloqueio americano deveria ter dinamizado, e não prejudicado, a economia cubana. Se o objetivo do bloqueio americano era ajudar a destruir a economia cubana não há dúvidas de que foi um sucesso.

Do ponto de vista político o bloqueio foi claramente um fracasso. O tempo passou e os Estados Unidos foram se isolando nessa posição. Outros países passaram a se aproximar de Cuba e, na América Latina, não restam dúvidas de que Cuba desfruta de um prestígio superior ao americano. Se dúvida disso, veja as declarações dos presidentes de Brasil, Argentina e Venezuela sobre a reaproximação: todos exaltam Cuba e mostram-se felizes com o recuo americano.

Certamente existem motivos pró e contra a manutenção do embargo americano à Cuba. Infelizmente, a impressão que tenho é que a decisão do presidente Obama foi baseada em votos. Mais especificamente os votos de cubanos na Florida, estado chave nas eleições presidenciais americanas. Pelo menos foi isso que deduzi do que vi.

Se o presidente americano quisesse uma reaproximação baseada em motivos geopolíticos, e isso é lícito, deveria ter conversado antes e discutido a questão com líderes do Partido Republicano. Isso seria uma demonstração que tal política é uma ação de Estado, e não de governo. Da maneira como foi feita, às escondidas, sob segredo, a impressão que se tem é que essa é mais um gesto de autopromoção política do que exatamente uma decisão geopolítica.

A decisão americana, da maneira como foi tomada, é simplesmente um recuo: reconhece-se que o bloqueio não funcionou, mas nada obtém-se em troca. Cuba continuará mantendo presos políticos, continuará na lista de países que apoiam o terrorismo (de acordo com o próprio governo americano), e continuará uma ditadura. Claro que quando se comete um erro o mais sábio é abandoná-lo, nesse sentido sempre há espaço para se reconhecer o bloqueio como tal e deixa-lo para trás. Contudo, da maneira como foi feito tal acordo, o que me parece é que os motivos que levaram a reaproximação são bem menos geopolíticos e bem mais politiqueiros.

Acredito que, quando ocorrer, o fim do bloqueio americano a Cuba ajudará os cubanos. Levará mais cubanos a dependerem menos do governo, o que sempre é o primeiro passo para a consolidação de uma oposição viável. Tal abertura também imporá custos a manutenção da ditadura dos irmãos Castro, pelo menos a nível internacional espera-se mais abertura agora. Enfim, acredito que a suspensão do bloqueio cubano foi uma decisão acertada. Contudo, me parece ter sido tomada por motivos torpes.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Para que serve o Ministério Público do Trabalho???

Os médicos cubanos continuam em situação COMPLETAMENTE IRREGULAR NO BRASIL. Trabalham em regime equivalente a escravidão, seus documentos ficam retidos, ninguém tem notícia de seus contratos, e sua liberdade de ir e vir é cerceada. Então pergunto: para que serve o Ministério Público do Trabalho???

Será que por lá ainda existem procuradores??? Esta na hora de darmos um basta neste vergonhoso regime de escravidão que o PT reimplantou no país.

Por favor, se você é procurador do trabalho então é seu momento de se opor a escravidão.

Vamos escrever cartas, vamos mandar e-mails, vamos denunciar esse regime escravo, mas não é possível que o MPT continue a transigir com esse absurdo. Por fim, um apelo ao Ministério Público Federal: será que, diante do silêncio covarde do MPT, não cabe ao Ministério Público Federal se pronunciar?

Eu tenho vergonha da escravidão de médicos cubanos no Brasil. Sou contra esse absurdo, e me envergonho que meu pais silencie a esse respeito.

Sachsida e a Petrobras

Em agosto de 2008 fiz essa advertência sobre o pré-sal. Há mais de 6 anos venho advertindo que a estratégia da Petrobras em relação ao pré-sal é equivocada:

"se houver realmente uma reserva gigante de petróleo no pré-sal brasileiro, então o preço do petróleo irá cair tão logo comece a exploração do poço brasileiro. Ou seja, não podemos fazer cálculos econômicos supondo que o preço do petróleo ficará igual ao atual. TALVEZ, e esse é um grande talvez, ao preço de 135 dólares o barril seja viável comercialmente explorar o petróleo do pré-sal (caso ele exista realmente). Contudo, o preço do petróleo já está caindo, e o começo da exploração de uma jazida petrolífera tão rica resultaria numa queda de preço do petróleo. Tal fato diminuiria e muito a lucratividade desse empreendimento".

Em março de 2014 fiz a tarefa de casa e fui ler o plano de negócios da Petrobras. Prestem atenção: em 2014 a projeção de LONGO PRAZO da Petrobras para a taxa de câmbio era de R$ 1,92!!! Essa é claramente uma maneira artificial de tornar empreendimentos não viáveis em economicamente viáveis (um câmbio valorizado ajuda nas contas da Petrobras):

"Já alertei antes e alerto novamente, a contabilidade da Petrobras esta estranha. Ao detalhar seu plano de negócios em março de 2013 a Petrobras faz a seguinte afirmação: "A taxa de câmbio média (R$/US$) utilizada para o plano é de R$ 2 em 2013, chegando a R$ 1,85 no longo prazo". Viram bem sua previsão de taxa de câmbio de longo prazo???? Isso mesmo, em 2013 a Petrobras previa um câmbio de 1,85 no longo prazo. Agora vejam a projeção cambial da Petrobras para 2014: "A taxa de câmbio média é de R$ 2,23 em 2014, valorizando para R$1,92 no longo prazo".

O parágrafo acima é um escândalo, um verdadeiro caso de polícia. Prever o câmbio nesse patamar é uma maneira artificial de tornar economicamente viável negócios que são inviáveis do ponto de vista econômico
".

Quando o fracasso da estratégia do pré-sal enterrar a Petrobras, por favor, não digam que ninguém avisou. Desde 2008 eu já criticava essa estratégia e mostrava que a mesma estava equivocada. Os anos passaram e a Petrobras torrou investimentos gigantescos na exploração de jazidas petrolíferas que dificilmente são rentáveis do ponto de vista econômico. O futuro cobrará o preço por decisão tão equivocada. Meu amigo Roberto Ellery também escreveu artigo sobre o tema. Além disso, o sempre inteligente Selva Brasilis cansou de alertar sobre a invenção do pré-sal e os riscos da Petrobras.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Esta na hora de mudarmos o comando do Banco Central

"Não deveria ser tomado como surpresa nos próximos meses que a inflação fique maior do que a atual" (Alexandre Tombini, presidente do Banco Central do Brasil).

Quantas vezes avisei que a política monetária estava completamente equivocada? Quantas vezes avisei que o BACEN havia abandonado o regime de metas de inflação? Ou ainda aqui.

Agora o próprio presidente do BACEN diz que "Não deveria ser tomado como surpresa nos próximos meses que a inflação fique maior do que a atual". O que ele andou a fazer nesses últimos anos? Aliás, o que TODA diretoria do BACEN andou a fazer nos últimos anos? Combater a inflação é que não foi. Afinal, a declaração de Tombini é clara: a inflação irá aumentar porque existem preços represados na economia (represados apenas para não dizer congelados). Isto é, nos últimos anos a inflação só não superou a meta porque o governo usou e abusou de desonerações tributárias, de congelamento de preços administrados (combustíveis, por exemplo), e redução forçada do preço da energia para manter a inflação sob controle. Assim fica claro que a inflação ter ficado abaixo do teto da meta NÃO foi em decorrência da política monetária, mas apenas decorrência de manobras artificiais.

Agora que chegou a hora do ajuste (alias, nos artigos acima de 2012 já alertava que 2015 seria o ano do ajuste) o presidente do BACEN vem nos dizer que não devemos ficar surpresos que a inflação irá subir. Sim Tombini!!! De minha parte não é surpresa alguma que a inflação irá subir em 2015, só esperaria ver o presidente do BACEN incomodado com isso. Algo que efetivamente você não está.

O presidente e a diretoria atual do BACEN fizeram um péssimo trabalho no combate a inflação, e agora vem nos dizer: ei fique tranquilo a inflação vai subir.... na minha lista a resposta é simples: demissão a todos os diretores e ao presidente atual do BACEN.

Quando seu inimigo não lhe considera humano ele não presta sequer homenagem a seus mortos

Por favor, divulgue esse post. Compartilhe nas redes sociais, comente com seus amigos e parentes.

Aqui a lista dos 19 mortos por grupos terroristas ANTES do AI-5.

Aqui a lista de pessoas comuns (como você leitor) sem qualquer luta política que foram covardemente assassinados por grupos terroristas. Seu crime: estar na hora errada no local errado.

O terrorista idolatrado pelas esquerdas matou muita gente.

Mais mortos dos grupos terroristas que operavam no Brasil.

No dia 31 de janeiro de 2010 já havia postado aqui a relação das pessoas assassinadas pelos grupos terroristas que operavam no Brasil. Não podemos esquecer!

A comissão da verdade divulgou uma lista com 434 mortos durante a ditadura militar. Faço minhas as palavras de Reinaldo Azevedo: quando uma pessoa se rende é DEVER do Estado assegurar sua integridade física. Falhar nessa missão é falta grave. É inadmissível que pessoas presas (ou já rendidas) tenham sido assassinadas (ou torturadas) por funcionários a serviço do Estado.

Já conversaram com veteranos de guerra? Você verá que veteranos dificilmente odeiam seus antigos inimigos. Pelo contrário, é muito comum veteranos de guerra homenagearem os mortos do exército adversário. Isso ocorre pois existe uma compreensão implícita de que todos são seres humanos e sua memória deve ser respeitada. Quando a comissão da verdade IGNOROU os 119 mortos assassinados por grupos terroristas tal comissão deu um recado: ela não considera essas pessoas como seres humanos.

A comissão da verdade deu uma mostra clara do que seria o Brasil caso os grupos terroristas tivessem triunfado. Para a comissão da verdade os inocentes mortos por grupos terroristas não são dignos sequer de uma nota de rodapé. Para a comissão da verdade as pessoas assassinadas pelos grupos terroristas sequer eram humanos, daí seu completo descaso com sua memória.

Eu repudio a comissão da verdade. Como brasileiro me sinto enojado com o relatório que essa comissão preparou, um relatório que condena ao desprezo e ao esquecimento mais de uma centena de vidas humanas. Será que foi por isso que a presidente Dilma chorou ao ler o relatório?

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Homem Negro só Matava Mulheres Brancas. Isso não implica em crime racial. Era apenas um bandido covarde

Imagine qual seria a repercussão se amanhã fosse preso um homem branco que confessasse só matar mulheres negras. A Secretaria de Defesa das Mulheres e a Secretaria de Igualdade Racial fariam um escarcéu. As ong's feministas idem. O movimento negro idem. Aqueles pesquisadores que andaram divulgando estudo (ERRADO para dizer o mínimo) sobre crimes raciais apareceriam na primeira página dos jornais. Mas, para a infelicidade geral desse seleto grupo, foi um homem negro que, preso, confessou matar "apenas" mulheres brancas (inclusive uma criança de 2 anos de idade).

O objetivo desse post é simples: o Brasil é um pais extremamente violento. Tem maluco solto para tudo quanto é lado, malucos que matam e saem impunemente de seus crimes. Sendo assim, esse caso em particular NÃO É evidência de que negros querem matar brancos. De maneira semelhante, fosse o assassino branco e suas vítimas negras isso não seria evidência suficiente para caracterizar a existência de crimes raciais no país (exatamente pelo mesmo motivo que o atual crime não configura uma epidemia de crimes raciais no Brasil). Seguindo a mesma lógica, fosse o assassino heterossexual e suas vítimas homossexuais, isso também não seria indício suficiente de que homossexuais são perseguidos e assassinados no Brasil.

Prestem atenção: no Brasil são assassinados aproximadamente 55 mil pessoas por ano. Se você acha que homens negros são o grupo que mais sofre com assassinatos você ESTÁ ERRADO! O grupo que mais sofre com assassinatos no Brasil é o grupo de policiais. Ser policial no Brasil é profissão de EXTREMO risco. Depois dos policiais, homens jovens negros são o grupo que mais sofre com homicídios no país (note que, como parte significativa dos condenados por homicídios também é composta por homens jovens negros, isso não pode ser caracterizado como crime racial).

Sendo assim, peço que os grupos militantes parem de colocar determinadas vítimas em patamares superiores a outras. No Brasil não temos evidências de crimes raciais, também não temos evidências de assassinatos motivados por homofobia. O que temos no Brasil é sim uma situação de absurda violência que deve ser URGENTEMENTE combatida. Apenas para ficar claro: durante TODA a guerra do Vietnã morreram 50.000 americanos. No Brasil de hoje morrem, por ano, mais brasileiros do que o total de americanos mortos em toda a guerra do Vietnã.

Conjuntura Econômica Atual e Perspectivas para 2015

Nesse domingo (14/12), as 21:00 horas, no meu canal de youtube, teremos um hangout simplesmente sensacional: Conjuntura Econômica Atual e Perspectivas para 2015. Conto com vocês!!!!

Aqui a página do evento no facebook.

Onde esta o governador Agnelo???

Pode parecer brincadeira de mau gosto, mas nada do governador do Distrito Federal dar as caras!!! O DF esta um caos, onde esta o Agnelo?

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Bolsonaro, Maria do Rosario, Sheherazade e Ghiraldelli: A Hipocrisia dos Covardes

Estupro é um crime horroroso. A pena para estupradores tem que ser pesada. Dificilmente alguém considerado de direita irá discordar disso.

Nessa semana chamou a atenção a declaração do deputado Bolsonaro para a deputada Maria do Rosario:

"Fica aí, Maria do Rosário, fica. Há poucos dias, tu me chamou de estuprador, no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece. Fica aqui pra ouvir".

Certamente a declaração de Bolsonaro é ridícula, de uma infelicidade incrível alias. Contudo, dizer que o deputado acha que mulheres devem ser estupradas é absurdo. Em nada de sua fala se depreende isso. Por exemplo, por ocasião da divulgação da pesquisa sobre estupro do IPEA, várias mulheres postaram fotos nas redes sociais com os dizeres "Eu não mereço ser estuprada". Ora acaso elas queriam dizer que outras mulheres mereceriam? Óbvio que não!!! Então vamos ser claros: Bolsonaro foi extremamente infeliz em sua declaração, e deveria se desculpar (não é vergonha alguma se desculpar quando erramos, acontece com todos nos). Mas dai a dizer que o deputado apoia o estupro é de um absurdo atroz.

Também chama a atenção que Maria do Rosario em momento algum nega ter realmente chamado o deputado de estuprador. Opa!!! Calúnia e difamação são crimes, por que a deputada não negou que assim tivesse procedido? Chamar um homem de estuprador é uma ofensa séria a sua honra e a sua família. Não é uma acusação pequena, o que deputada tem a dizer sobre isso? Aliás, ainda estou esperando a ex-Secretaria dos Direitos Humanos reclamar da truculência com que a polícia do Congresso tratou uma senhora de 79 anos de idade. As vezes tenho a impressão de que a nobre deputada se importa mais com a qualidade da vítima do que com o crime em si.


Dito isso, fico chocado com pessoas que aplaudem Paulo Ghiraldelli por dizer que Rachel Sheherazade merece ser estuprada, mas fazem escândalo por Bolsonaro dizer que Maria do Rosario NÃO merece ser estuprada. Para essas pessoas o crime não se refere ao tipo do crime, mas a sua percepção sobre a "qualidade" da vitima. De minha parte deixo claro: bandido tem que ir pra cadeia, e estuprador tem que cumprir pena de prisão longa!

Para finalizar, noto que as secretarias de Políticas para as Mulheres e de Direitos Humanos da Presidência divulgaram nota conjunta de repúdio às declarações de Bolsonaro. Gostaria de saber o que essas mesmas secretarias fizeram em relação as horríveis declarações de Ghiraldelli. Será que para tais secretarias mais importante que o crime, ou a declaração, é a qualidade da vítima?

Mulher ou homem algum merecem ser estuprados, esse é um crime vil que atenta contra a dignidade da pessoa humana. Por mim, estuprador ficaria na cadeia por um longo período.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CVM não ouve o Sachsida, mas escritório de advocacia americano ouve!!! Petrobras vai conhecer de perto o custo de uma ação nos Estados Unidos

No dia 31 d outubro de 2013 escrevi o post: "Será que a CVM não aprendeu nada com o escândalo da OGX??? Manobra artificial da Petrobras imita declarações de Eike Batista!!!". Depois disso, em 05 de dezembro de 2013 fiz o vídeo: "Para que serve a CVM: o Caso da OGX e Petrobras".

Mas não parei por ai, em 26 de fevereiro de 2014 escrevi "A Caixa Preta da Petrobras". Por fim, em 17 de novembro de 2014 escrevi "Por que a PwC não assinou o Balanço da Petrobras?".

Por mais que alertasse, infelizmente não fui ouvido pela CVM que continua a fingir que o escândalo da Petrobras nada tem a ver com ela. Pergunto uma vez mais: quando a CVM vai agir? Quando a CVM vai impor punições REAIS a Petrobras???

Apesar da CVM não me ouvir, o escritório de advocacia americano Wolf Popper LLP parece ter lido meu blog. Notem o que escrevi em 07 de novembro de 2014:

"Na Petrobras fico só imaginando quando alguém for verificar os estoques (e o patrimônio) que a companhia afirma manter. Já já vão descobrir que a contabilidade criativa chegou lá também. Um exemplo óbvio é o caso da Refinaria de Pasadena. Por qual valor essa refinaria aparece na contabilidade da Petrobras? Esse é o valor real dessa refinaria? Tal como Pasadena, certamente existem outros ativos que estão supervalorizados na contabilidade da Petrobras".

Agora comparem com o argumento da ação, movida nos Estados Unidos, pela Wolf Popper LLP que diz basicamente: "O processo afirma que a companhia exagerou ao declarar o valor de suas propriedades e equipamentos no balanço financeiro em decorrência do superfaturamento de contratos".

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Direita Solidária

Acontece em Curitiba na próxima quinta-feira (11 de dezembro) a primeira
edição do evento DIREITA SOLIDÁRIA. O evento é organizado pelo movimento
político Direita Curitiba e tem como objetivo a arrecadação de
brinquedos para o Natal. Essa ação faz parte do projeto "Direita
Solidária", já que o grupo acredita na filantropia direta, ou seja, na
sociedade civil se articulando para fazer o bem sem interesses
duvidosos, sem má aplicação de recursos e sem os impostos para o
sustento de burocratas.

O evento acontecerá às 19h no Ópera Vídeo Bar no São Francisco, terá
diversas atrações musicais e confraternização entre os integrantes do
grupo e toda a comunidade.


SOBRE O DIREITA CURITIBA:
É um movimento formado por liberais e conservadores que acreditam na
liberdade individual, liberdade econômica, família e meritocracia.
Acreditando ser necessário agir localmente para obter grandes
resultados, fundou-se um movimento que pretende unificar, divulgar e
fortalecer idéias liberais e conservadoras na região de Curitiba. O
grupo pretende servir de exemplo para o surgimento de outros grupos por
todo o país, pois tem a convicção de que é possível melhorar o país
começando por nós mesmos, nossas famílias, nossa comunidade e nossa
cidade. O movimento acredita que Curitiba, por seu histórico de
conservadorismo e resistência aos planos bolivarianos deve ajudar o
máximo possível na luta pela democracia, liberdade e princípios.

Informações: www.direitacuritiba.org

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Previsões do Sachsida para 2015

Como já é tradição nesse blog, em dezembro faço minhas previsões para o ano seguinte. Aqui você pode ler sobre as previsões que fiz para 2012, aqui as previsões feitas para 2013, e aqui as feitas para 2014. E ai? Estou indo bem ou não estou?

Previsões para 2015:

Inflação: próxima de 7% (com direito a tarifaço nos preços administrados, esperem só para ver o reajuste na tarifa de ônibus)

PIB: -1% (isso mesmo, redução do PIB)

Contas públicas: o governo irá aumentar a CIDE (contribuição sobre combustíveis), cancelar as desonerações tributárias setoriais, e possivelmente aumentar a CSLL (contribuição sobre o lucro líquido das empresas). Acho que tentarão também ressuscitar a CPMF (talvez com outro nome). O salário do funcionalismo público ficará na sua maior parte congelado. O investimento público será reduzido. O rombo nas empresas estatais irá começar a aparecer, com destaque para Petrobras e CEF. Os estados e municípios, seguindo o exemplo do governo federal, tentarão dar um chega pra lá na lei de responsabilidade fiscal. Resumindo: os gastos públicos continuarão altos, e o ajuste será feito mesmo via aumento de impostos, inflação, e redução no investimento público.

Mercado imobiliário: vai passar por um ano ruim, um ano de ajustes, quem tiver dinheiro no bolso fará ótimos negócios.

Taxa de câmbio: a instabilidade cambial vai continuar, mas a tendência de desvalorização do real vai continuar (tudo bem, estou meio vaselina nessa previsão, mas o BACEN tem ajudado muito a aumentar a instabilidade cambial, aí fica realmente difícil).

Resumindo, tal como avisei INÚMERAS VEZES, 2015 será o ano do ajuste. Alertei da necessidade dos ajustes, fui chamado de pessimista. Ano que vem a taxa de juros americana vai subir, e nesse momento o Brasil vai conhecer o estrago que anos e anos de péssima política econômica causam a uma nação.

A inadimplência vai subir, o desemprego vai subir, a renda do brasileiro vai cair. Quando isso acontecer NÃO CULPE O MERCADO. Também não diga que essa é a "tempestade perfeita". Tempestade sugere algo aleatório. A crise que se abaterá no Brasil em 2015 nada tem de aleatória, ela foi causada pela PÉSSIMA qualidade das políticas monetárias e fiscal adotadas pelo governo petista.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Os Representantes do Distrito Federal e seu respeito pela responsabilidade fiscal

Abaixo segue a lista dos representantes do DF na Câmara e Senado, bem como sua posição frente ao projeto que joga a responsabilidade fiscal no lixo.

Jogaram a responsabilidade fiscal no lixo:

- Ronaldo Fonseca (PROS)
- Erika Kokay (PT)
- Magela (PT)
- Policarpo (PT)
- Rodrigo Rollemberg (PSB): não deixa de ser irônico o futuro governador do DF ser contra Agnelo aumentar seus gastos, mas votar a favor de Dilma aumentar os dela. Uma decepção enorme vindo de alguém que fez campanha baseada na ética e respeito ao patrimônio público. Cabe ressaltar que tivesse o senador se ausentado da sessão e não haveria quórum entre os senadores para votação. Isto é, Rollemberg contribuiu decisivamente para se jogar a responsabilidade fiscal no lixo.

Respeitaram com dignidade o patrimônio público:

- Reguffe (PDT)
- Luiz Pitiman (PSDB)
- Izalci (PSDB)

Não votaram, isto é, fizeram sua parte para preservar a lei de responsabilidade fiscal

- Gim Argelo (PTB)
- Jaqueline Roriz (PMN)
- Cristovam Buarque (PDT)

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Governo Petista bota preço no voto!!! Isso é compra escancarada de votos!!!!

O governo petista perdeu qualquer pudor: agora a compra de votos é feita as claras!!!!

Sim leitor, você leu certo!!!! A presidente Dilma CONDICIONOU a liberação de emendas a aprovação da mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias!!! É um escândalo!!! O governo petista está botando preço no voto. Será que esse pessoal não tem limites????

Hoje estarei as 18 horas no Congresso Nacional. Quero ver quem são os deputados e senadores que estão condenando nosso país ao caos fiscal, quem são os deputados e senadores que estão jogando a responsabilidade fiscal no lixo!!!

Por fim, faço novamente a pergunta: Joaquim Levy, Ministro da Fazenda, você concorda com isso? Você não esta mais no Bradesco, você é um homem público, é o homem da equipe de transição e futuro ministro da Fazenda, o senhor concorda com essa lei? Carlos Hamilton, futuro secretário do Tesouro, você concorda com essa mudança na LDO???

Izalci e Reguffe do lado do povo: ambos votam NAO ao projeto do governo que acaba com a responsabilidade fiscal

O Distrito Federal até agora vai indo bem: Izalci (PSDB) e Reguffe (PDT) já disseram NÃO ao PLN 36, o famigerado projeto do governo petista para acabar com a responsabilidade fiscal. Izalci tem sido um líder espetacular, um combatente feroz desse absurdo projeto de lei que joga a responsabilidade fiscal no lixo. Abaixo excelente matéria sobre a postura do Dep. Reguffe:

Reguffe critica fim de meta de superávit fiscal

Num discurso duro no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado federal José Antonio Reguffe (PDT) criticou fortemente a decisão do governo de acabar com a meta de superávit fiscal. Contrariando a orientação do seu partido, o PDT, Reguffe anunciou seu voto contrário ao projeto do governo.

Deputado federal pelo Distrito Federal e que vai assumir em 2015 uma cadeira no Senado, Reguffe disse que a medida era similar a uma pessoa em sua casa chegar no fim do mês gastando mais que recebe e não ver aquilo como problema.

“Um governo não pode gastar mais do que arrecada. A Lei de Responsabilidade Fiscal é uma conquista do contribuinte desse país e ninguém deveria irresponsavelmente brincar com isso”, afirmou Reguffe.

O deputado aproveitou e anunciou também sua assinatura à prorrogação da CPI da Petrobras e elogiou a Polícia Federal por estar agindo, nesse caso, como órgão de Estado e não de governo. No primeiro semestre, Reguffe, também contrariando a orientação do PDT, foi um dos primeiros parlamentares a assinar o pedido de instalação de uma CPI para investigar a Petrobras.

“Eu tenho lado, meu lado não é partido, não é governo, meu lado é o lado da população e do contribuinte. Eu sei quem eu represento com meu voto aqui”, declarou Reguffe.



O Sachsida agradece os nobres deputados que estão dando a cara a tapa e dando um basta nessa roubalheira e irresponsabilidade fiscal do governo do PT!!!!

Vamos ligar para TODOS os deputados e senadores do DF e ver como cada um irá votar!!!! Faça você o mesmo!!!

Para encontrar um deputado clique aqui.

Para encontrar um senador clique aqui.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email