segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O que penso sobre Olavo de Carvalho

Participo de vários grupos e, inevitavelmente, em algum momento alguém começa a falar sobre Olavo de Carvalho. Uns defendem outros criticam, esse post é a minha resposta a todos eles.

Olavo de Carvalho é um craque. Mais do que isso, é um homem de coragem e força de vontade ímpar. Assim, ele é um exemplo de conhecimento, inteligência, preparo acadêmico, e coragem para enfrentar desafios. Este homem lutou praticamente sozinho, por mais de 10 anos, contra toda a esquerda nacional e internacional. Alertou sobre os perigos do socialismo, sobre o Foro de São Paulo, sobre o PT, sobre o problema da deterioração da alta cultura quando estes problemas sequer eram imaginados seja na academia ou nas redações de jornais e revistas brasileiras.

Pagou um preço altíssimo por seus avisos: foi sendo paulatinamente ridicularizado, posto de lado, relegado ao esquecimento, e demitido de seus empregos. Resumindo: teve que suportar a solidão intelectual e a perda de empregos por falar a verdade, por embasar seus argumentos em raciocínios lógicos e comprovados.

Onde outros teriam desistido ele perseverou. Foi dele um dos artigos mais importantes que já li em toda vida: O Natal não é para os Covardes. Foi em seus textos que encontrei as primeiras referências a von Mises e Hayek (sim, o professor Ubiratan Iorio também é uma referência nesse tema). Boa parte das pessoas que tiveram contato com pensadores conservadores, ou mesmo libertários, tomaram conhecimento de suas obras lendo artigos de Olavo de Carvalho.

Alguns dizem que Olavo de Carvalho é extremamente agressivo. Sim, ele é. Mas quando se luta sozinho por tanto tempo essa arma que hoje lhe atrapalha é a mesma que o manteve vivo. Ninguém passa incólume por lutar tanto tempo contra um inimigo tão forte, essa foi a cicatriz que tal batalha lhe deixou.

Outros dizem que Olavo de Carvalho fala besteira demais. Bom, esses para mim são pessoas despreparadas. Certamente não concordo com todas as ideias do professor Olavo de Carvalho, mas daí a dizer que ele fala muitas besteiras é de um absurdo completo. Todo mundo erra de vez em quando, isso não é motivo para se jogar uma biografia no lixo. Ainda mais que tais erros, se é que eram erros mesmo, não são o ponto central de sua obra em nada comprometendo sua análise geral.

Deixemos que a esquerda tente destruir a reputação e a obra desse grande pensador. À direita cabe respeitar e promover o nome de Olavo de Carvalho como um de seus grandes ícones. A direita, a democracia, a liberdade de expressão, os conservadores e os liberais brasileiros devem muito a Olavo de Carvalho. Esse post é um pequeno agradecimento a esse gigante guerreiro das batalhas quase impossíveis. Boa parte da assim chamada direita brasileira só existe graças a obra e a perseverança desse nobre homem.

51 comentários:

Jair - SP disse...

Parabéns Adolfo. Através dos textos do Olavo de Carvalho, pude descobrir o que está acontecendo no Brasil e no Mundo. “Despertei”, por assim dizer. Tenho que agradecer.

Mauricio C. Serafim disse...

Parabens pelo texto. Olavo é uma figura ímpar no cenário cultural brasileiro.

THIAGO ROSS disse...

Excelente publicação, Sachsida!

Conseguiu sintetizar brilhantemente a importância de Olavo de Carvalho na criação da atmosfera cultural que muitos, hoje, podem desfrutar.

shamijacobus disse...

QUO VADIS
Bem claro,curto e quase grosso,concordamos em tudo
abraços

Anônimo disse...

De acordo. Aprendi muita coisa boa com o prof. Olavo de Carvalho!

Erick disse...

Texto maravilho. Parabéns Adolfo!!!
Todo ser humano tem seus defeitos, assim como o professor Olavo tem os dele, mas se confrontarmos com suas qualidades todos logo são ofuscados por tamanha magnitude e mérito.

Mário G. Bizerra. disse...

É Sr. Adolfo, concordo. Antes que Olavo dissesse suas sínteses Eu já as tinha. Gosto dele, e de você, pelo que li. Atenciosamente. Mário Bizerra.

Malu Velasquez disse...

Bem legal suas ponderações. Somos bastante patrulhados e não precisamos disso entre nós. Sou grata ao Olavo por partilhar seu conhecimento de modo tão generoso. As vezes numa praça ateniense, outras num botequim carioca, sempre aprendendo a reagir. Beleza de texto. Parabéns.

Judith Zaiden disse...

Ao conhecer os Escritos de Olavo de Carvalho eu não acordei simplesmente. Foi mais do que isso: é como se eu tivesse sido libertada da incapacidade de pensar!

O Cara É O Cara disse...

Olavo de Carvalho fez mais com seus livros e artigos do que toda a academia brasileira nas últimas décadas. Ao escancarar de forma crua as artimanhas comunistas para deturpar os fatos ao seu bel-prazer na tentativa de justificar os meios pelo fim utopicamente legítimo, ele não apenas clareou as mentes dos mais críticos como lançou sobre si uma nuvem negra que só não o impediu em sua trajetória intelectual (segundo o próprio, intelectual é aquele que tem a capacidade de enxergar a realidade como fato e mostrá-la com clareza aos demais) graças à sua perseverança e, acima de tudo, absoluta certeza de que ele era o único em toda a mídia brasileira com culhões para apontar o dedo acusador aos agressores da nação. Assim o fez e não a toa terminou 2014 como um dos perfis mais influentes do Twitter.

Anônimo disse...

Orgulho nacional infelizmente pouco reverenciado por estas paragens!

Anônimo disse...

"Este homem lutou praticamente sozinho, por mais de 10 anos, contra toda a esquerda nacional e internacional."

E se por acaso a esquerda sumisse do mapa ele continuaria lutando né...

Anônimo disse...

Sabem a marca do tempo a. C e d.C pois é eu marco o meu tempo em a.OC e d.OC.

Mike disse...

Parabéns, Adolfo! Belo texto, assino em baixo. Olavo de Carvalho já é quase um mito vivo.

Anônimo disse...

Graças ao prof. Olavo dei início há mais de 15 anos a um processo de desintoxicação ideológica após graduação, mestrado e doutorado na USP. Olavo na veia, funciona.
Luiz

Hugo Nobre disse...

Como aprendi com o professor Olavo, Leibniz ensinava que "Admirar sempre moderadamente é sinal de mediocridade".

Eu sou mais um devedor desse homem, sou aluno do COF e recomendo a todos que queiram crescer e ser gente na vida.

Acompanho o trabalho do professo desde 2009, conheci o Mises e os Austríacos por meio dele, e dificilmente passa um dia sem que eu aprenda algo com ele.

Com esse artigo, caro Adolfo, o Sr ganha ainda mais o meu respeito.

Parabéns pela justiça de suas palavras, pelo trabalho que vens fazendo e sobre tudo pela coragem.

Rodolfo Veronese disse...

Paulo Francis escreveu, irado, um artigo na Folha, e o ombudsman apontou vários erros conceituais. Paulo ficou puto e saiu da Folha.

Pessoas iradas falam merda demais, mas se forem gênios, não deixam de sê-los. Apenas os medíocres é que apontam os seus erros nos seus momentos de fraqueza.

Apontar Olavo quando ele relaxa e fala seus palavrões é coisa de gente intelectualmente medíocre.

Anônimo disse...

Grande Adolfo, paraqbéns! Sou um eterno aluno do do mestre Olavo de Carvalho, antes de conhecê-lo era um idiota e míope! OLAVO DE CARVALHO É DIGNO DE TODO RESPEITO E ADMIRAÇÃO!

ANDRE LUIS disse...

Admirar Olavo não é questão de opinião, mas de bom senso e honestidade, e é simples entender por que.

1- Cada crítica de Olavo é um convite à reação de seus opositores... nenhum conseguiu mostrar que ele está errado, nenhum conseguiu desmascará-lo, nenhum conseguiu calá-lo.

2- Olavo é humilde em apresentar suas referências intelectuais, colocando-se sempre na posição do "anão nos ombros do gigante". Assim ele acaba alargando seus próprios ombros para nos acomodar em cima.

3- Olavo não se esconde por trás de uma universidade ou outra instituição qualquer. Ele é o que ele aprendeu por meio de extrema dedicação pessoal, na solidão. Ele assim fere duplamente de morte o stablishment universitário; Primeiro porque se instruiu fora dele, mostrando a irrelevância desta instituição; Segundo e o mais grave motivo é que toda uma geração de intelectuais unida não consegue rebater suas críticas, o que demonstra não só o caráter irrelevante da formação universitária, mas sim seu caráter NOCIVO à inteligência.

Anônimo disse...

Passei vinte anos da minha na escola básica, isto é: analfabetismo, analfabetismo, analfabetismo e analfabetismo. Por último fui convidado a fazer pós em analfabetismo.Nesta mesma semana li um artigo do Mestre e Professor Olavo de Cavalho,recusei o pós em analfabetismo e comecei a estudar de verdade. em dois anos aprendi o que as várias escolas nunca me ensinaram.Aprendi a separar sílabas, escutar, pensar... hoje eu sei ler. É disso que as pessoas carecem.

Gilmar Moschem disse...

Parabéns Sachsida, excelente retrato do prof.Olavo.Concordo plenamente com as suas afirmações, até mesmo na parte da
contextualização sobre os eventuais agressividades e besteiras ditas que devem ser relevadas. Por motivos semelhante eu mesmo havia deixado de ler seu Blog/Face Sachsida, mas diante desse alerta faço o auto reparo e voltarei a aciona-lo. E parabéns, cheguei novamente até você, através de postagens do Pro.Olavo.

Gilmar Moschem disse...

Parabéns Sachsida, excelente retrato do prof.Olavo.Concordo plenamente com as suas afirmações, até mesmo na parte da
contextualização sobre os eventuais agressividades e besteiras ditas que devem ser relevadas. Por motivos semelhante eu mesmo havia deixado de ler teu Blog/Face Sachsida, mas diante desse alerta faço o auto reparo e voltarei a aciona-lo. E parabéns, cheguei novamente até você, através de postagens do Pro.Olavo.

Anônimo disse...

Eu também sou destes que se beneficiaram, e diretamente, dos estudos do Professor Olavo de Carvalho. Serei seu aluno em breve, se assim for da vontade de Deus. E agradeço também aos que cunharam o termo "Olavetes", pois só assim pude conhecer a obra deste grande pensador, e as verdades que são guardadas pelos que detêm o controle das comunicações. Ele com certeza é obra de Deus. E se Deus está conosco, Olavo certamente é um mensageiro. No momento não posso me expor, mas é chegada a hora, e no momento certo, poderei estar de frente no "campo de batalha", face-a -face.

Paulo Franco disse...

Sem palavras, sem dúvidas um texto da grandeza do mestre citado. Parabéns!

Anônimo disse...

Excelente texto, Olavo clareia a mente. Ensina, mostra diretamente o que é de mais importante para enfrentarmos as barbaridades que vemos no mundo e no Brasil. Os palavrões que fala nada mais é do "saco cheio" que transborda devido a barbaridades que ocorre.com essa gentalha que está no poder e que tanto faz mal ao Brasil, não há meias palavras, fala o que está engasgado na nossa garganta. Com essa corja não há mais o que fazer, senão desmascará-los. Chega de bom mocismo, basta do politicamente correto que está dizimando as verdades. Olavo, minha referência.
Maria Cristina SP

WILSON DA COSTA disse...

NÃO SOU FORMADO EM NENHUMA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS, MAS COMO CIDADÃO BRASILEIRO AGRADEÇO AO PROF. OLAVO DE CARVALHO POR COMPARTILHAR UM POUCO DO SEU CONHECIMENTO CONOSCO. DEUS O RECOMPENSARÁ POR ESSE TRABALHO, MESMO QUE NÓS BRASILEIROS NÃO O FAÇAMOS. ABRAÇOS DE UM CIDADÃO !!!!

Jeferson Leal disse...

Muito bom!!! Escreveu tudo o que eu gostaria de escrever.

ANA MARIA disse...

Parabéns pelo texto!!! Olavo de Carvalho é a coragem de nadar contra uma correnteza que destrói tudo pela frente. Homem de sabedoria, conhecimento e coragem! Justíssima homenagem!

Fabio Freitas disse...

Anos que leio as coisas do Olavo, e chego a imaginar o Mundo sem ele... Há em mim uma sensação de que Olavo seja algo tipo Anjo de Deus, talvez esteja exagerando um pouco, porque sou um apaixonado por esses pensamento sadio, coerente e sobre tudo "salvador" Se existir um homem-agulha, no palheiro, pode procurar que ele é Olavo de Carvalho!

Sérgio Garcia disse...

Texto irretorquível.10. Olavo, além de gênio, é HONESTO.

ZenCritic disse...

Babaovismo comovente.

Anônimo disse...

Essa é sua crítica? Vamos lá mostre que tem cérebro e critique com argumentos concretos e não com xingamentos de adolescente

Rose disse...

Amo, adoro o prof. Olavo. Ele é um fofo!!!!

Archimedes Fernandes disse...

Olavo é um grande mestre

Anônimo disse...


Grande Professor Olavo de Carvalho, não tem medo de dizer a verdade...virtude que vem de berço.Atravé de Pe. Paulo Ricardo Azevedo eu me interessei a ler seus artigos nas rede sociais..Parabéns!

Sofia disse...

Excelente comentário. Conheci Olavo assistindo seus vídeos. Foi uma machadada na minha cabeça. Quebrou paradigmas....a mesmice em mim. Fui obrigada refletir sobre todas as minhas pseudo opiniões. E me calei. Parei de falar bobagens! E...continuo calada. Pois o que leio é verdade. Uma complexa verdade a qual não tenho opinião contrária por absoluta falta de conhecimento da minha parte. Um conhecimento raso suficiente que me permite perceber a verdade a qual ele fala. Abraço.

Dyego Crisóstomo disse...

Meu Like é seu!

DraMSilvia disse...

Brilhante comentário a respeito de nossa maior jóia : prof Olavo de Carvalho , de quem foi aluna

MARIA disse...

Concordo com cada vírgula!!!

Anônimo disse...

Muito legal...

Anônimo disse...

Muito bom...

E. Santoloni disse...

Ótimo texto! Concordo em tudo e também sou grata por tudo que tenho aprendido com o professor Olavo, grande cara!

Danilo Fernandes disse...

Não só prof. Olavo me resgatou da ignorância, pra mim ele é meu herói preferido, super homem perto dele não passa de aspirante a herói!

máximo disse...

PADRE ELOGIA E INDICA O PROFESSOR OLAVO DE CARVALHO PARA QUEM DESEJAR APRENDER A PENSAR!

"O PROFESSOR OLAVO FALA PALAVRÕES...POIS BEM. DEIXA EU DIZER PRA VOCÊS COM TODA CLAREZA: EU ENTREGARIA OS MEUS SOBRINHOS PARA SEREM EDUCADOS PELO PROFESSOR OLAVO DE CARVALHO, COM OS PALAVRÕES QUE FOSSEM, E NÃO OS ENTREGARIA A MUITOS COLÉGIOS RELIGIOSOS CATÓLICOS DESSE PAÍS, ALIÁS, A MAIORIA DELES! PORQUE...UMA RAZÃO MUITO SIMPLES: ELES APRENDERIAM A VERDADE COM O PROFESSOR OLAVO E NESSES COLÉGIOS RELIGIOSOS CATÓLICOS ELES APRENDERIAM SIMPLESMENTE UMA MENTALIDADE REVOLUCIONÁRIA QUE OS TIRARIA DA REALIDADE E DA FÉ CATÓLICA " (PADRE PAULO RICARDO)

https://www.youtube.com/watch?v=g4NoM8_r6yo#t=138

Unknown disse...

De acordo. Somente ano passado conheci a figura do Olavo. Está sendo uma bênção as suas informações sempre muito bem abalizadas. O povo que deseja o bem do Brasil deve ler Olavo. O resto é o resto.

Paulo Bel disse...

Só posso dizer que nós somos muitos e nossa massa está crescendo, muito por causa das luzes do Professor Olavo

ANTONIO CARLOS Hindo disse...

Parabéns Adolfo ! O professor Olavo é sem dúvida o grande General da resistência contra os esquerdopatas que sangram diariamente o nosso Gigante Brasil !

Panthera disse...

Concordo plenamente com absolutamente tudo! Também conheci o professor pela Internet e foi graças a ele que eu hoje posso dizer que compreendo melhor o mundo em que vivo. Parabéns pelo texto! 👏

Anônimo disse...

Concordo com tudo, Olavo é o maior intelectual brasileiro vivo. Só faço uma ressalva: ele mandaria àquele lugar quem o chamar de ícone da direita.

Shirley Mary disse...

Parabéns, Adolfo!!! Concordo com sua opinião sobre Olavo de Carvalho.
Te admiro muito mais por sua coragem, sabendo que muitos vão te criticar por ter defendido nosso querido e eterno defensor da direita no Brasil.

Universo Paralelo disse...

Olavo me deu a mão para que eu saísse da matrix, isso não tem dinheiro que pague.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email