quarta-feira, 29 de julho de 2015

As Consequências Econômicas da Operação Lava-Jato

De acordo com a presidente Dilma Rousseff a operação Lava-Jato é responsável pela queda de 1% no PIB brasileiro. Essa explicação absurda, apesar de ser nova para alguns, já me é velha conhecida. Em março desse ano ouvi alguns analistas de mercado culpando a parada nas obras da Petrobras pelo fraco desempenho econômico.

Note que a opinião desses analistas é exatamente igual a da presidente, inclusive eles adotavam o mesmo número de 1% de queda no PIB. Na época disse que isso era besteira, na realidade era uma desculpa. Explico: tais analistas, no final de 2014, previram um crescimento de 1% do PIB para 2015. Em março de 2015 com a atividade econômica em franca recessão tais analistas precisam se justificar, precisam explicar o motivo de terem errado tanto em tão pouco tempo. Daí surgiu essa conta de padaria que fazia uma espécie de regra de três para projetar a parada nas obras da Petrobras numa redução de 1% do PIB.

Essa desculpa esfarrapada de culpar a operação Lava-Jato (ou a parada nas obras da Petrobras) pela queda no PIB se esquece de um dado simples: mesmo que a operação Lava Jato não parasse as obras na Petrobras, ainda assim a Petrobras seria obrigada a reduzir o seu volume de obras. Isso ocorre pelo simples fato de que a Petrobras não tem mais como sustentar seu volume de investimentos, prova disso foi a recente e expressiva redução em seu plano de investimento aliada a um plano de venda de ativos da empresa.

As obras na Petrobras iriam parar em 2015 de qualquer maneira por falta de recursos. Sou capaz de apostar que a Lava-Jato ajuda as contas da Petrobras, pois a desobriga de pagar por obras que ele certamente teria dificuldades em quitar. Em resumo, não foi a operação Lava Jato (como argumentado por Dilma) e nem a redução nas obras da Petrobras (como argumentado por analistas em busca de uma desculpa para seu erro) os responsáveis pela queda no PIB. O Brasil está em recessão por causa de políticas monetária e fiscal equivocadas adotadas pelo governo ao longo dos últimos anos. Tal recessão era amplamente previsível, e foi antecipada por alguns pesquisadores. O governo nos jogou nessa crise por absoluta incompetência e arrogância.

#EuApoioaLavaJato

Nenhum comentário:

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email