terça-feira, 4 de agosto de 2015

De quem é a culpa do fracasso no ajuste fiscal?

O ajuste fiscal falhou miseravelmente. No primeiro semestre de 2015 o governo federal teve déficit primário, o pior resultado da série histórica. Por alguma razão que me foge a percepção o Ministro da Fazenda tenta culpa o Congresso Nacional por isso.

O fracasso no ajuste fiscal deve ser debitado na conta do Ministro da Fazenda. Foi sua equipe que errou absurdamente na previsão de receita (erro acima de R$ 20 bilhões). Foi o ministro da fazenda e sua equipe que superestimaram a redução de gastos públicos decorrentes de suas medidas.

O grosso do ajuste fiscal elaborado pela equipe econômica seria feito por aumento de impostos. Uma parte menor seria feita via redução do gasto público, e dessa pequena parte uma menor ainda seria obtida com a ajuda do Congresso Nacional. A maior parte das medidas de redução de gastos enviadas pelo governo ao Congresso foram aprovadas, do que Levy reclama?

O ministro da fazenda deveria fazer o óbvio: pedir demissão. Seu ajuste fiscal foi uma tremenda piada de mau gosto. Claro que sempre pode-se argumentar que a culpa não foi dele, que o próprio governo não ajudou. Sim, pode ser, mas nesse caso temos apenas mais um motivo para o ministro pedir demissão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sachsida, você já leu o novo livro do Bernardo Guimarães, da EESP, "A riqueza da nação no séc XXI"?
http://www.amazon.com.br/Riqueza-Na%C3%A7%C3%A3o-S%C3%A9culo-XXI-ebook/dp/B011V0YXMS
Acharia legal ver os seus comentários.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email