domingo, 2 de agosto de 2015

Será que em 2010 seria possivel prever a crise no mercado de ações e mercado imobiliário?


Será que em 2010 seria possível prever a crise no mercado de ações e mercado imobiliário?

Em 2010 o índice IBOVESPA estava ao redor dos 70.000 pontos. Será que seria possível prever que 5 anos depois teria se reduzido e patinava na casa dos 50.000 pontos?

Em 2010 o mercado imobiliário estava cheio de vigor, e os imóveis estavam em alta como investimento. Seria possível que no meio daquele boom imobiliário alguém alertasse, com base em dados, de que uma bolha se formava naquele mercado?

Então os convido para ler o que escrevi em 24 de março de 2010:

"Existe uma boa chance do aumento da oferta monetária (e do crédito) ter inflado os mercados imobiliários e de ações no Brasil. Sendo que tal incremento no preço das ações e das casas, por uma deficiência dos índices de preço, acabaram não se refletindo nas tradicionais medidas de inflação.

O aumento da moeda (M) está escondido em algum mercado no Brasil. Para nossa infelicidade, existem indícios de que o mercado de ações e imobiliário sejam o reduto de parte desse excesso de oferta monetária. Caso isso seja correto, cedo ou tarde, teremos um estouro de bolha nada agradável no Brasil
".

Em resumo, em março de 2010 avisei do que estava por vir. Quando alguém falar em tempestade perfeita, avise esta pessoa que tal tempestade foi prevista com muito tempo de antecedência. Se o governo insistiu em cria-la isso se deve apenas a sua teimosia e ignorância. Mais uma vez alertei com muita antecedência, mais uma vez fui chamado de alarmista e pessimista. Agora esta na hora daqueles que me ofenderam se retratarem. Chega de ouvir os economistas do fracasso e seus companheiros!

2 comentários:

ANTONIO CARLOS Hindo disse...

Adolfo, já me preparava para 2015 há pelo menos 2 anos, seguindo justamente seus conselhos e do economista rodrigo constantino. Na minha opinião os 2 melhores ECONOMISTAS e ANALISTAS do Brasil ! Parabéns Adolfo ! Estamos sentindo falta dos seus vídeos no YouTube

Anônimo disse...

Caramba, Sachsida! Você deve ter ganho muito dinheiro com isso, conseguindo prever algo que ninguém previu! Colocou o seu dinheiro onde estava a sua palavra e faturou!

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email