sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A Hora e a Vez dos Estados e Municípios

Quem acompanha esse blog sabe o que penso: existe uma verdadeira caixa preta nas contas dos estados e municípios. Se a União que tem vários analistas capacitados checando suas contas aprontou as "maquiagens e pedaladas" fiscais, imagem o que estados e municípios (com muito menos analistas se preocupando com tais contas) não fizeram!

Bom, no dia 7 de novembro de 2014 alertei:
"O governo federal tem usado e abusado da contabilidade criativa. Se no governo federal esta assim, imagine como não estará nos estados e municípios??? Se no governo federal, onde existe um bom número de experientes analistas vasculhando as contas públicas, a contabilidade criativa já destruiu a credibilidade do governo (hoje ninguém sabe exatamente o tamanho do rombo nas contas públicas), imaginem como não estará o caos nas contas de estados e municípios!!! Certamente 2015 será um ano de dolorosas descobertas referentes as finanças públicas".

No dia 29 de dezembro de 2014 fiz minhas previsões para 2015:
"Dezembro: será a vez dos estados e municípios darem o cano no pagamento de salários e de outras contas correntes. Várias estatais em dificuldades financeiras. Enfim, finalmente alguém vai descobrir que deixar tudo para "restos a pagar" não resolve o problema, apenas o esconde. Enfim, ficará claro que a contabilidade criativa, e a política fiscal irresponsável adotada pelo governo central, fez escola nos estados, nos municípios e nas empresas estatais. Várias caixas pretas aparecerão ao longo do ano na CEF, na Petrobras, e no BNDES. E, claro, nos estados e municípios".

CREDIBILIDADE: está me achando exagerado ou alarmista? Bom, no dia 12 de novembro de 2014 avisei de que faltaria dinheiro para o pagamento de servidores do Governo do Distrito Federal:
"Vocês leram direito, a situação aqui é tão ruim que é bem capaz de faltar dinheiro para pagar salários aos funcionários do Distrito Federal". Adivinhem o que aconteceu no dia 15 de janeiro de 2015... clique aqui para ver o que aconteceu.

REPITO: vários estados e municípios não conseguirão pagar os salários no final do ano. O caos fiscal está só começando. São várias as caixas pretas: CEF, BNDES, estatais...

Nenhum comentário:

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email