quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

De Onde vem o Amor dos Banqueiros ao PT?

Um dos maiores misterios desses anos sombrios eh o continuo, e aparentemente irrestrito, apoio da elite economica ao PT. A mao amiga do BNDES fornecendo dinheiro dos trabalhadores, e pagadores de impostos, a juros subsidiados explica muito desse apoio. A Lava Jato esta ajudando a explicar outra parte desse apoio. Mas e os banqueiros??? Por que esses ainda apoiam esse governo corrupto e nitidamente incompetente?

A resposta esta aqui: Câmara aprova MP que permite que Caixa e BB voltem às compras. A CEF e o Banco do Brasil poderao comprar bancos novamente. Voce ja viu algum banqueiro vender um banco lucrativo? Entao imaginem que tipo de banco a CEF e o Banco do Brasil irao comprar. Tudo isso, claro, em nome da solvencia do sistema financeiro. Ou, num portugues claro, os bancos estatais irao comprar bancos privados em dificuldade. De maneira mais clara: quando um banco privado der lucro, o lucro sera dele, mas quando der prejuizo ele sera repartido com os pagadores de impostos. Nao eh uma graca isso? Nao eh a toa que os banqueiros adoram o PT.

Nao deixa de ser ironico que REITERADAS vezes eu tenha me posicionado CONTRA esse tipo de operacao. Em 03 de marco de 2011 eu escrevia como deveria ser o verdadeiro ajuste fiscal. La voce pode ler a medida 10 que diz:

"10) Proibição do Banco do Brasil e da CEF de comprarem participação em bancos privados. Se isso não for legalmente possível, então é melhor vendê-los".

As vezes eu acho que meus colegas no governo leem meu blog so pra fazerem o contrario do que eu sugiro... eh absurdo dar poderes para CEF e Banco do Brasil comprarem bancos privados falidos. Se voce nao acredita em mim, entao lembre-se do famoso caso da compra do Banco Pan Americano pela CEF, esse resultado so deu um prejuizo ao redor de R$ 1 bilhao de reais para o governo...

Quando um banco privado quebra nao cabe ao governo usar recursos dos pagadores de impostos para salva-lo. Se o governo sinaliza que ira salvar os bancos que forem a falencia, entao por obvio os bancos tomarao mais riscos (afinal se der certo o lucro sera deles, e se der errado o prejuizo sera do governo). Resumindo, alem de de tudo essa nova lei que autoriza bancos publicos a salvarem bancos privados tem o potencial de aumentar o risco dentro do sistema financeiro.

2 comentários:

Douglas Castro disse...

Muito de risco moral nisso.Lamentável.

Anônimo disse...

Hoje, 19/02/2016, na Revista Piauí, há matéria falando que uma moratória da dívida pública no curto prazo é inevitável. O que pensa disso?

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email