segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Existe uma onda protecionista recente no mundo? Seria Trump o responsável por ela?


Vários analistas tem alertado para uma recente onda de crescimento do protecionismo no mundo, e sugerem também que a eleicao de Trump pode aumentar ainda mais esse fato. De maneira curta e grossa digo: ESTAO ERRADOS!

Nao existe absolutamente NADA de recente na onda protecionista. Pelo contrário, essa onda contra o livre mercado nao é nova, e só vem crescendo nos últimos 20 anos. Por exemplo, vamos pegar os últimos 3 candidatos republicanos antes de Trump: Bush, Mcain, e Romney. Nenhum deles defendia uma reducao ampla dos subsídios ou um incremento substancial da abertura comercial nos EUA. A única diferenca entre Trump e eles é que Trump fez uma defesa aberta onde os outros três fizeram uma defesa velada. Claro que isso é um sinal ruim, mas longe de significar que Trump tem pensamento diferente deles. Voce se lembra qual foi o último presidente americano que defendeu abertamente reduzir os subsídios e aumentar a abertura comercial na América? O simples fato de voce nao saber a resposta já mostra que essa onda protecionista é antiga.

Entao quem é o responsável pela baixa popularidade do livre comércio? Os primeiros responsáveis sao os professores de economia de Harvard, Princeton, Yale, Chicago, e outras universidades de ponta em economia. Há muito tempo que nao aparece um único livro de economia dizendo que a liberdade economica gera crescimento. Os economistas sao bons em recomendar mais educacao, instituicoes melhores, e dao uma serie grande de sugestoes. Contudo, a esmagadora maioria se cala na hora de dizer que pouco disso importa se o país nao tiver abertura economica. No meu livro “Fatores Determinantes da Riqueza de uma Nacao” procuro mostrar (mesmo que com evidencias mais pontuais) que sem liberdade e abertura economica pouco adiantam outras recomendacoes para o crescimento economico. Qual foi o último economista que voce leu defendendo que a principal recomendacao de politica economica deve ser a abertura economica?

Ao contrário, os economistas hoje adoram culpar a globalizacao pelo aumento da desigualdade de renda. E se esquecem de dizer que essa mesma globalizacao é a responsável pela reducao na pobreza. Qual é o livro de economia mais vendido dos últimos anos? É justamente o livro de Piketty que critica o capitalismo acusando-o de concentrar renda. O que Donald Trump fez foi ouvir esses economistas. Agora esses mesmos que se calaram por anos, que tinham vergonha de defender o liberalismo economico, sao os mesmos que reclamam que Trump ira diminuir a abertura comercial.

Atencao: fechar a economia é um erro. Eu canso de dizer isso. Mas vamos fazer um teste. Vá no departamento de economia da UnB, da USP, da FGV-SP, da PUC-RJ, e da EPGE e pergunte aos professores de economia o seguinte: 1) o senhor concorda que um pais deve abrir a economia mesmo que de maneira unilateral (isto é, mesmo que os outros países nao abram suas respectivas economias); e 2) o senhor acha que o governo deve acabar com as políticas industriais e regionais? Voce verá que mais de 70% desse grupo de professores responderá NAO as duas perguntas acima. Isto é, os departamentos mais liberais em economia do Brasil concordam ao menos em parte com Donald Trump (apenas nao tem coragem de assumir isso).

A complacência - ou a ignorância, ou o fato de discordarem honestamente dos efeitos benéficos do livre mercado - dos professores de economia é responsável direta pela onda protecionista que tem assolado o mundo. Se os economistas fossem enfáticos em sua defesa do livre mercado, e da abertura economica, dificilmente tal onda protecionista teria crescido tanto. Mas se os proprios economistas nao defendem o livre mercado, o que esperar de sociólogos, cientistas políticos, advogados, jornalistas, e palpiteiros em geral?


2 comentários:

Rud disse...

Certíssimo Sachsida! ...e o que dizer da cortina de ferro protecionista da União Europeia ?...e os sabichões aqui no Brasil, deitando o pau no Trump e se esquecendo que o Brasil é uma das economias mais fechadas do mundo ?

Chutando a Lata disse...

Bem que voce nao me incluiu nessa turma. Mas e o Krugman? Está lá no seu livro economia internacional - 6 edição que o Mercosul é uma bosta e que o Chile se livrou desse modelo assassino de substituição de importações em que o imbecil do Geisel levou ao extremo. Vamos ter que reavivar as mentes ilustres que foram Simonsen, Reis Veloso , Delfim Neto e outros de mesma periculosidade politica que se empenharam para o fechamento da economia e todo tipo de intervenção mequetrefe no sistema de preços.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email