quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Os Efeitos econômicos da eleicao de Donald Trump sobre o Brasil

Quais serao os efeitos econômicos da eleicao de Donald Trump sobre a economia brasileira? De maneira curta e grossa, nao haverá nenhum efeito significante. Sejamos claros, é muito pouco provável que a economia brasileira sofra qualquer problema em decorrência da eleicao de Trump.

Trump quer rever acordos comerciais. Contudo, que acordo comercial com o Brasil ele quer rever? Que eu saiba nenhum. A balanca comercial entre Brasil e EUA favorece a economia americana, por que motivo Trump iria querer rever isso? A rigor existe um único canal onde uma decisao dos EUA pode afetar negativamente o Brasil: o aumento das taxas de juros americanas promovida pelo Banco Central americano. Contudo, tal decisao de aumento da taxa de juros americana tem muito pouco a ver com a eleicao de Trump. Logo, o aumento das taxas de juros nos EUA pode trazer problemas sérios para o Brasil. Contudo, tal aumento de juros é uma decisao de um banco central com razoável grau de independência, e que é pouco afetada pelo presidente eleito.

Os grandes problemas brasileiros sao todos internos a nossa economia: crise fiscal, baixa produtividade, complexidade do sistema tributário, baixa insercao na economia internacional, leis trabalhistas arcaicas, incentivos microeconômicos mal alinhados, uma violência urbana que bate recordes a cada dia que passa, entre outros.

Claro que voce pode argumentar que Trump representa inseguranca. Contudo, pergunto eu: Hillary e sua intervencao na Siria representariam menos inseguranca?

Nenhum comentário:

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email