terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Hoje tem Panelaco!!!! Anotem na agenda 20:30 panelaco no programa do PT!!! Fora CorruPTos!!!


Hoje só existe um programa realmente imperdível: bater panelas contra a corrupção, gritar contra a falta de vergonha na cara, e vaiar os ladroes!

Anotem na agenda: hoje, terça-feira, - 23/02/2016. As 20:30 horas, panelaço contra os corruptos!!!! Fora Dilma e Leve o PT junto!!!

Uma Homenagem ao Antagonista, e meus parabéns a Empiricus!

Amigos, quero deixar claro aqui meu reconhecimento e admiração pelo Antagonista. O escândalo da antena da Oi, favorecendo o sítio que näo é do Lula, foi anunciado em primeira mäo pelo Antagonista (que seguiu uma dica de um leitor). Mas este é apenas um dos vários furos jornalísticos desse time. Näo fossem as notícias divulgadas e investigadas pelo Antagonista o Brasil estaria certamente mais pobre de esperança, estaríamos certamente mais longes do impeachment ou da cassação de Dilma.

Eu leio o Antagonista de graça, näo pago nada por ele. E, em troca, ele nos dá um show de informação e investigação jornalística. Como seria bom se outros jornais seguissem teu exemplo Antagonista! O Antagonista é a prova viva da importância de se ter uma imprensa livre e independente. Graças ao Antagonista o fim desse governo corrupto está mais próximo. Muito obrigado por todo seu trabalho, só vocês sabem as dificuldades que passam para manter no ar esse site. Mas saibam que o trabalho de vocês colabora para um país melhor, muito obrigado!

Aproveito e dou os parabéns aqui também para o time da Empiricus. Parabéns por vocês terem compreendido a importância do Antagonista e terem patrocinado o site ainda no começo. Muitas pessoas me perguntam o que eu acho da análise econômica de vocês. Minha resposta é apenas uma: eles enfrentaram a ira petista e não se curvaram, mantiveram sua posição (ao contrario de outro banco que demitiu sua funcionária por ter escrito um relatório alertando sobre os riscos econômicos do Brasil). Além disso, a Empiricus acreditou e investiu no melhor site jornalístico do Brasil. Eu näo conheço a fundo as análises econômicas de vocês, mas não há dúvidas de que nos dois casos acima vocês acertaram em cheio. Obrigado e parabéns!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Uma Vitoria Sensacional de Nelson Barbosa!!! Boa Ministro!!!

Vamos dar os parabens a Nelson Barbosa, Ministro da Fazenda. Ele obteve uma vitoria importante!!! Conseguiu que, caso os gastos subam demais, o governo possa mudar a regra de reajuste do salario minimo e fazer ajuste em outros gastos.

Parabens Nelson Barbosa!!! Realmente o ministro mandou bem!!! Vejam so: se os gastos sairem do controle e a arrecadacao cair, entao, quem sabe, no futuro, o governo faca os cortes que ja deveria ter feito.

Parabens ministro!!! Olhem so que coisa bacana: todos sabem que a situacao fiscal esta insustentavel. Todos sabem que teremos um tremendo deficit primario esse ano. Todos sabem que os gastos estao subindo muito. Todos sabem que a arrecadacao nao esta acompanhando o crescimento dos gastos. Entao vem o ministro da fazenda e, em vez de cortar logo os gastos, diz que no futuro quando o dinheiro acabar e nao houver mais o que fazer entao ai sim ele fara os cortes.... nao eh uma beleza??????

Parabens Nelson Barbosa!!! Outra vitoria dessa e estaremos todos mortos!!!!

Ministro, o Sr. tem um responsabilidade para com o Estado brasileiro. Sabe tao bem quanto eu que a situacao fiscal eh insustentavel!!! O Sr. deveria estar exigindo cortes drasticos agora, e nao fingindo que esta tudo bem e que caso no futuro seja necessario os cortes serao feitos. Eh obvio que os cortes serao feitos pelo simples motivo de que o dinheiro ira acabar!!!!

Eh muito melhor fazermos os cortes no orcamento agora, enquanto ainda temos opcoes do que fazer o corte daqui 1 ano quando a situacao fiscal ja tiver colapsado!!!!!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

De quem eh a culpa pelo Brasil estar naufragando? Diga em alto e bom som que a culpa nao eh sua!!!! Dia 13/03 em todo o Brasil: FORA DILMA!!! FORA PT!!!

De quem eh a culpa por nosso pais estar naufragando? Sao 60.000 assassinatos por ano, o Brasil eh pais em que mais se mata pessoas no mundo.

Sao milhoes de desempregados!!! Milhares de miseraveis que nao tem perspectivas de um futuro melhor!!!

Analfabetismo, miseria, fome, violencia, epidemias, depressao economica, falta de empregos, falta de renda, falta de perspectivas num futuro melhor. Sabe de quem eh a culpa de tudo isso??? Eh de quem ficar em casa e nao sair pra protestar no dia 13/03!!!

Dia 13/03, domingo, em todo Brasil: FORA DILMA, e LEVE O PT JUNTO!!! Vamos mostrar que nao somos responsaveis por essa tragedia grega que ocorre em nosso pais, proteste! Saia as ruas, divulgue a manifestacao em suas redes sociais! CHEGA DE PT!!! Chega de desemprego! Chega de inflacao!!! Chega de corrupcao!!!

Dia 13/03 em todo Brasil: FORA DILMA E LEVE O PT JUNTO!!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

De Onde vem o Amor dos Banqueiros ao PT?

Um dos maiores misterios desses anos sombrios eh o continuo, e aparentemente irrestrito, apoio da elite economica ao PT. A mao amiga do BNDES fornecendo dinheiro dos trabalhadores, e pagadores de impostos, a juros subsidiados explica muito desse apoio. A Lava Jato esta ajudando a explicar outra parte desse apoio. Mas e os banqueiros??? Por que esses ainda apoiam esse governo corrupto e nitidamente incompetente?

A resposta esta aqui: Câmara aprova MP que permite que Caixa e BB voltem às compras. A CEF e o Banco do Brasil poderao comprar bancos novamente. Voce ja viu algum banqueiro vender um banco lucrativo? Entao imaginem que tipo de banco a CEF e o Banco do Brasil irao comprar. Tudo isso, claro, em nome da solvencia do sistema financeiro. Ou, num portugues claro, os bancos estatais irao comprar bancos privados em dificuldade. De maneira mais clara: quando um banco privado der lucro, o lucro sera dele, mas quando der prejuizo ele sera repartido com os pagadores de impostos. Nao eh uma graca isso? Nao eh a toa que os banqueiros adoram o PT.

Nao deixa de ser ironico que REITERADAS vezes eu tenha me posicionado CONTRA esse tipo de operacao. Em 03 de marco de 2011 eu escrevia como deveria ser o verdadeiro ajuste fiscal. La voce pode ler a medida 10 que diz:

"10) Proibição do Banco do Brasil e da CEF de comprarem participação em bancos privados. Se isso não for legalmente possível, então é melhor vendê-los".

As vezes eu acho que meus colegas no governo leem meu blog so pra fazerem o contrario do que eu sugiro... eh absurdo dar poderes para CEF e Banco do Brasil comprarem bancos privados falidos. Se voce nao acredita em mim, entao lembre-se do famoso caso da compra do Banco Pan Americano pela CEF, esse resultado so deu um prejuizo ao redor de R$ 1 bilhao de reais para o governo...

Quando um banco privado quebra nao cabe ao governo usar recursos dos pagadores de impostos para salva-lo. Se o governo sinaliza que ira salvar os bancos que forem a falencia, entao por obvio os bancos tomarao mais riscos (afinal se der certo o lucro sera deles, e se der errado o prejuizo sera do governo). Resumindo, alem de de tudo essa nova lei que autoriza bancos publicos a salvarem bancos privados tem o potencial de aumentar o risco dentro do sistema financeiro.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Carta Aberta ao Senador Aecio Neves

Caro Senador, lutei muito por sua eleição em 2014. Esperava vê-lo Presidente da República em 2015. Tal como eu, muitos outros se expuseram em prol de sua eleição. Perdemos, mas lutamos o bom combate.

Ao longo de 2015 eu o defendi de diversas acusações de que o senhor não estava empenhado em fazer um papel relevante como oposição. Confesso porém que estou chocado com sua postura e a de todo o PSDB neste começo de 2016.

Só existe uma reforma capaz de tirar o Brasil da crise: a reforma que tira Dilma Rousseff e o PT do poder. Qualquer outra medida é paliativa, e não interessa ao futuro de nosso país. O Brasil é grande e maravilhoso, mas certamente mudanças estruturais precisam ser feitas. Reformas macro e microeconômicas são vitais para devolver o emprego e a dignidade ao nosso povo. Contudo, nenhuma dessas reformas será liderada pelo governo Rousseff. Apoiar qualquer medida desse governo equivale a trair os anseios mais claros da população brasileira, qual seja, o fim desse governo corrupto.

Se o Senhor e o PSDB querem ser propositivos, então proponham a única agenda capaz de salvar o Brasil: Fora Dilma e leve o PT junto! Juntem-se aos milhões de brasileiros que dia 13/03 sairão as ruas de todo país pedindo pelo fim de tamanha corrupção, pedindo pelo fim de tanto desemprego e sofrimento, pedindo pelo fim de tamanha falta de vergonha na cara. Enfim, pedindo pelo fim desse governo corrupto e incompetente.

Vejo com assombro líderes do PSDB se posicionarem a favor de reformas que o governo sequer encaminhou!!! Nem mesmo a base aliada tem dado tamanha carta branca a presidente Dilma!

Senador Aécio Neves eu vos peço: lidere o PSDB e vote CONTRA todas as medidas desse governo corrupto, paralise esse governo fazendo uso legítimo e legal do papel de oposição. O governo tem votos o bastante em sua base para aprovar qualquer mudança que lhe pareça necessária, não cabe à oposição se aliar a um governo corrupto. Nada do que vier desse governo é mais importante que sua imediata retirada do poder.

Reformas são fundamentais para o Brasil, mas a primeira delas é a retirada de Dilma Rousseff, e do PT, do poder. Após isso, o Congresso Nacional e o novo Presidente da República, com o apoio do povo, e embasados pela Constituição Federal, farão com calma e honestidade as reformas de que nossa nação tanto precisa.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Mais Esclarecimentos Sobre o Financiamento Indireto do Banco Central ao Tesouro Nacional


Semana passada surgiu uma noticia potencialmente danosa para o governo federal, e que complica ainda mais a credibilidade do Banco Central e do Tesouro Nacional. No estudo "FONTES (REMANEJADAS) E USOS (RETARDADOS) DE RECURSOS FEDERAIS AO FINAL DE 2015" elaborado por José Roberto R. Afonso, Marcos J. Mendes, Leonardo C. Ribeiro, Felipe S. Salto, e Marcos A. Köhler, conclui-se que:

"O que a Lei 11.803/2008 fez foi justamente andar na direção contrária à separação das contas de TN e BC. Ao intensificar a transferência de lucros não realizados do BC ao TN, a Lei tirou transparência das contas públicas e viabilizou um financiamento indireto do Tesouro pelo BC" (negrito meu).

Em decorrencia desse estudo, Jose Roberto Afonso e Marcio Garcia escreveram um artigo para o jornal VALOR Economico, intitulado "Despedalar repedalando?" onde criticam severamente a postura do Banco Central, os autores escrevem categoricamente que:

"As "despedaladas" foram, indiretamente, financiamento de despesas públicas pelo Banco Central" (negrito no original).

O tema ganhou destaque com a reportagem de varios jornais a respeito, inclusive com materia no Jornal Estado de Sao Paulo. Em nota para a imprensa o Banco Central negou tal manobra. Em outra nota foi a vez do Ministerio da Fazenda negar.

Eu ja havia dito que tal manobra era um escandalo, e Monica de Bolle sustentou ponto similar.

Como pode ser visto, o Banco Central e o Tesouro citam que a lei 11.803/2008 os autorizava a tal manobra. Infelizmente para eles as coisas nao sao bem assim. Existe uma diferenca importante entre entes privados e entes publicos no que se refere a lei. Entes privados podem fazer tudo que a lei nao proibe. Ja para entes publicos eh o contrario, eles so podem agir com previsao expressa em lei. Ora resta evidente que lei autorizando tal manobra deveria existir, caso contrario o escandalo seria ainda maior. Mas aqui pergunta-se: qual o fundamento economico de tal lei? Por que a mesma foi aprovada? Nao meus amigos, nao havia qualquer suporte economico ou social para a lei 11.803/2008, ela foi apenas uma maneira de tirar a transparencia das contas publicas (no que se refere ao relacionamento entre o Tesouro e o Banco Central). Mas atencao, todas as leis devem necessariamente estar de acordo com a Constituicao Federal. E vejam o que diz a Constituicao:

"Art. 164. A competência da União para emitir moeda será exercida exclusivamente pelo banco central.

§ 1º É vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição financeira
". (negrito meu).

Em resumo, a lei 11.803/2008 afronta diretamente a Constituicao Federal. No conflito entre leis uma lei ordinaria NAO PODE PREVALECER sobre a lei maior de um pais, restando evidente a inconstitucionalidade da manobra realizada pelo Banco Central. Claro que o Tesouro e o BACEN se defendem citando a lei, mas ambos possuem assessoria juridica que certamente os alertaram sobre o paragrafo primeiro do artigo 164 da Constituicao Federal.

Para finalizar, a manobra realizada entre BACEN e Tesouro eh claramente inconstitucional. Nao fosse assim o governo poderia aprovar leis ordinarias que o isentam de seguir leis expressas na Constituicao, alias que la estao justamente para limitar seus poderes. O artigo 164 faz parte do capitulo que versa sobre Financas Publicas na Constituicao Federal, da pra acreditar que o BACEN e o Tesouro nao tinham conhecimento disso?

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

BOMBA!!! Presidente do BACEN deveria ser demitido sumariamente!!!

Amigos, todos sabem que dinheiro nao cai do ceu.... por isso varios colegas tem procurado de maneira insistente como foi que o governo conseguiu pagar as pedaladas fiscais no final do ano passado. O governo tirou da cartola um valor aproximado de R$ 50 bilhoes para pagar suas manobras contabeis (as famosas pedaladas). De maneira espantosa o governo simplesmente nao diz de onde veio esse dinheiro. Pois bem, parece que o misterio foi revelado por um grupo de economistas que estudou a fundo a questao.

Segundo eles, uma serie de Medidas Provisorias e Portarias (todas datadas no apagar das luzes de 2015), permitiu uma manobra triangular que garantiu repasses do Banco Central para o Tesouro Nacional. ATENCAO: nao eh apenas a Lei de Responsabilidade Fiscal que proibe que bancos repassem recursos para seus controladores. Nesse caso especifico A PROPRIA CONSTITUICAO FEDERAL PROIBE TAL MANOBRA. Leiam o que diz o paragrafo primeiro do artigo 164 da Constituicao Federal:

"Art. 164. A competência da União para emitir moeda será exercida exclusivamente pelo banco central.

§ 1º É vedado ao banco central conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição financeira".

O Estadao faz uma reportagem sobre o caso. REPITO: a acusacao eh gravissima. As implicacoes imediatas desse estudo sao diretas:

1) Demissao imediata do Presidente do Banco Central
2) Demissao imediata de todos os ministros e funcionarios de primeiro escalao envolvidos nessa operacao
3) Abertura de processo (mais um) por crime de responsabilidade contra a Presidente da Republica

Claro que o governo ira argumentar que o estudo esta incorreto, mas ate o momento nao disse isso. Pior, tambem nao diz de onde veio o dinheiro para pagar as pedaladas.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Pelo CANCELAMENTO IMEDIATO das Olimpiadas no Rio de Janeiro

As olimpiadas do Rio de Janeiro comecam dia 05 de agosto, hoje eh 04 de fevereiro. Isto eh, se cancelarmos as olimpiadas agora ainda sera possivel realiza-las em algum outro lugar. Talvez mesmo Londres, ou outra cidade que possa se preparar. Se nenhuma cidade se candidatar o melhor mesmo eh CANCELAR o evento. O Brasil enfrenta uma perigosa epidemia de zika virus, eh risco demais realizar o evento em nosso pais.

Nao falo mais sobre o desastre economico que foi trazer a copa do mundo de 2014 e as olimpiadas de 2016 para o Brasil, nao falo da pessima infraestrutura disponivel para os jogos, nao falo das obras que nao foram feitas e nem serao para os jogos, nao falo da sujeira que habita na baia de Guanabara (palco de alguns eventos dos jogos olimpicos), falo apenas que dada a epidemia de zika virus eh por demais arriscado realizar os jogos olimpicos de 2016 no Brasil.

Ainda eh possivel fazer a mudanca para outra cidade, nao esperemos para a ultima hora, nao esperemos que os desastres ocorram para so depois tomarmos providencias. Nao podemos permitir que uma epidemia devastadora e horrorosa seja a grande contribuicao brasileira ao mundo.

Peco a todos que reflitam sobre esse post, o risco eh grande demais para ser descartado.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Quase toda mudanca relevante no mundo eh feita pela classe media. Agora eh a nossa hora! Dia 13/03 Fora Dilma e Leve o PT junto!


Qual o estimulo que o dono do ITAU tem para ir contra Dilma e o PT? E o dono do Bradesco? De maneira geral, os megaempresarios tem muito poucos incentivos para irem contra o governo, afinal:
1) geralmente o governo eh um bom cliente desses megaempresarios
2) geralmente o governo tem negocios expressivos com os megaemrpesarios
3) quem eh bilionario quer preservar o status quo, dificilmente se arriscara pedindo mudancas
4) megaempresarios, apesar de serem financeiramente seguros, tem medo da retaliacao do governo

Em resumo, nao eh a Rede Globo quem ira tirar o PT do poder. Nao serao os grandes empresarios. Toda grande transformacao social na historia passa necessariamente pela classe media (ou seu equivalente historico). Os muito ricos nao tem incentivos para mudar o status quo, os muito pobres estao ocupados demais com sua propria sobrevivencia. Eh a classe media quem capitanea as mudancas, somente ela tem os incentivos e recursos necessaries para tal empreitada. Tem o incentivo de ver sua situacao piorar a cada dia, e que continuara a piorar se nada for feito. E tem algum recurso que lhe permite ao menos em pensar um pouco no futuro, e nao apenas na proxima refeicao.

De maneira simples e direta: a queda do PT passa necessariamente pelo apoio dos micro e pequenos empresarios, que podem conscientizar seus funcionarios a participarem do movimento FORA DILMA e LEVE O PT JUNTO! Tais microempresarios podem tambem ajudar financeiramente a alugar um carro de som, a produzir panfletos, ou fazer camisas convocando pelo impeachment de Dilma. A queda do PT passa tambem pela dona de casa, que estimula seus filhos a irem protestar contra o projeto bolivariano e corrupto do PT, que estimula seu marido a sair do sofa no domingo e ir protestar, e que ela exerca seu comando da familia e os leve as manifestacoes do dia 13/03.

A queda do PT passa pelos professores que se opoem ao projeto totalitario desse governo, passa pelo estudante secundarista que desafia seus professores esquerdistas e vai protestar, passa pelos alunos universitarios que dao um basta nessa farra esquerdista dentro das universidades.

A queda do PT deveria passar pelas igrejas, afinal que cristao pode se sentir seguro frente a um partido que apoia o aborto, a liberacao das drogas, e a dissolucao da familia? A queda do PT deveria passar pela OAB e varias outras associacoes de classe. Mas tais associacoes ja estao comprometidas, delas nao partira a salvacao de nosso pais.

Para finalizar, eh o homem e a mulher comum que farao a diferenca no dia 13/03. Se voce ficar em casa sera um fracasso, se voce for a rua protestar sera um sucesso. A decisao e o preco a ser pago sao seus, sua escolha! Ficar em casa no domingo dia 13/03 tera um custo e ele sera pago, como sempre, pelos homens e mulheres comuns do povo.

Google+ Followers

Ocorreu um erro neste gadget

Follow by Email