sábado, 17 de março de 2018

Até Quando o CONTRAN vai continuar ferrando impunemente a vida do Brasileiro? Nova exigência para carteira de motorista é ABSURDA!

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é daquelas entidades burocráticas sempre prontas a ferrar com a vida do brasileiro. Entre suas medidas geniais encontram-se o KIT de primeiros socorros (que obrigou dezenas de milhares de brasileiros a comprarem um kit de primeiros socorros para seus carros), o extintor ABC (que obrigou dezenas de milhares de brasileiros a comprarem um extintor tipo ABC para seus carros), e o capacete especial para motociclistas (que obrigou dezenas de milhares de brasileiros a comprarem um capacete especial para suas motos). Em todos esses casos o CONTRAN obrigou o brasileiro a gastar dinheiro e tempo para logo em seguida revogar a medida, isto é, nos fez a todos de bobos, nos obrigando a gastar dinheiro com algo que não era necessário.

Em países civilizados as medidas acima já teriam extrapolado a paciência de qualquer pessoa sensata e teriam levado a uma limpa na diretoria do CONTRAN. Infelizmente aqui no Brasil os burocratas do CONTRAN continuam prejudicando impunemente a vida do brasileiro. Mas dessa vez o CONTRAN se superou: TODOS os brasileiros serão obrigados a passar por um curso de 10 horas para renovar suas carteiras de motorista

Eu pergunto: até quando o CONTRAN vai continuar ferrando impunemente a vida do brasileiro? Digam para mim, quanto isso vai nos custar em dinheiro? Quanto isso irá nos custar em burocracia? Quanto isso irá nos custar em paciência? E qual o benefício? Pergunto mais, onde estão as avaliações de politicas públicas feitas pelo CONTRAN? Onde estão os estudos mostrando que tal curso tem algum benefício para a população (refiro-me a estudos sérios, não atas de reunião internas), em quais revistas científicas estão publicados tais estudos?

Essa nova exigência do CONTRAN irá aumentar ainda mais o custo para se ter uma carteira de habilitação. Em 1990 completei 18 anos e era pobre, não tinha dinheiro para quase nada. Naquela época minha família tinha um Fiat 147 ano 1982, foi com ele que fiz o teste para obter a carteira de motorista. Naquela época não eram necessários cursos de direção em escolas credenciadas pelo DETRAN (você poderia ter um parente que te ensinasse a dirigir). Você marcava a prova escrita, se passasse marcava a prova prática. Tudo a um preço razoável, acessível a pessoas com poucos recursos. 

Hoje um pobre é incapaz de obter a carteira de motorista, motivo: os custos absurdos para obter a carteira de motorista superam facilmente a casa dos R$ 2 mil. Que pessoa pobre é capaz de pagar isso? E o que o CONTRAN irá fazer? Irá agora aumentar ainda mais o custo de se renovar a carteira de motorista!!! Isto é, não basta ser caro obter a licença para dirigir, agora seremos explorados também na hora de renovar a licença.

Pergunto: desde que as novas regras para obter a carteira de motorista estão em vigor já se passaram anos, onde estão os estudos científicos mostrando redução nos acidentes de trânsito? Até quando o CONTRAN irá continuar ferrando a vida do brasileiro sem ao menos se preocupar com a eficiência das medidas que impõe ao povo brasileiro?

Sabe qual será o resultado dessa nova medida do CONTRAN? Os ricos farão o curso em casa (pela internet), os de classe média farão o curso nos locais habilitados (isto é, além de tudo terão que gastar dinheiro e tempo com o deslocamento até esses locais), e os pobres (sem dinheiro para mais essa formalidade ridícula) irão para a informalidade, isto é, serão impedidos de renovar suas carteiras de motorista.

Pergunto: o que de tão importante existe nesse novo curso de 10 horas que não havia antes? Em que esse curso irá melhorar a habilidade dos motoristas? Em que esse curso será útil? Se tal curso é mesmo necessário, então por que o mesmo não era obrigatório antes? O que mudou do ano passado para esse ano para tornar tal absurdo necessário?

A verdade é uma só: está na hora de demitir toda diretoria do CONTRAN, basta de ferrar impunemente a vida do brasileiro. Digo mais, deveríamos revogar toda a nova legislação referente a carteira nacional de habilitação, e voltarmos a 1990 quando pessoas comuns conseguiam obter sua licença para dirigir a um custo acessível a todos. Os custos atuais para se obter a carteira de motorista estão proibitivos para a maioria dos brasileiros, e não há uma única evidência de que essa nova legislação tenha reduzido os acidentes de trânsito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma pessoa dirige a 40 anos...nunca se envolveu em nenhum tipo de acidente, por mais leve que seja, pressupõe-se que seja ótimo motorista. As referidas aulas instituídas é óbvio que trata-Se de arrecadação . É este o país que eu quero ???? ME poupe né!!!

Anônimo disse...

professor, eles criaram várias exigências para tirar a primeira carteira. como ninguém consegue mais, as escolas estão falindo. minha opinião é que eles criaram esse novo curso para garantir renda para as escolas.

Google+ Followers

Follow by Email