terça-feira, 19 de junho de 2018

Considerações Econômicas, Sociais e Morais sobre a Tributação (2015), baixe o livro de graça!

Em 2015 escrevi o livro "Considerações Econômicas, Sociais e Morais sobre a Tributação". Você pode ler o livro gratuitamente clicando aqui.

Breve Resumo:

"Como é possível uma sociedade poder crer que um empréstimo de si mesma poderá fazê-la mais rica?" (Toem, 1952).
Tributação é um tema fascinante. Governos e impérios ruíram por equívocos associados a taxação. O objetivo desse livro é explorar os efeitos econômicos, sociais e morais da tributação. Boa parte da discussão tributária no Brasil assume que aumentar impostos é um direito inalienável do Estado. Pior do que isso, assume-se que elevar a carga tributária é sempre benéfico aos mais pobres, e que apenas os ricos e sem coração são contrários ao aumento da carga tributária.
Este livro levanta diversos questionamentos necessários, mas que por algum motivo não estão sendo discutidos no país. Por exemplo, será mesmo que um imposto sobre grandes fortunas é justo? Exatamente por que temos tantas pessoas defendendo o aumento da tributação? Este livro questiona os fundamentos morais de se taxar a herança. Qual a moralidade dessa medida? Questionam-se também os fundamentos sociais que apoiam a taxação progressiva da renda. Exatamente por que pessoas que trabalham mais devem ser taxadas numa proporção maior do que aquelas que trabalham menos? Será que tal medida não pune os indivíduos mais trabalhadores e beneficia os relapsos? Aliás, exatamente qual é o fundamento moral ou social que embasa a ideia de uma tributação progressiva? Do ponto de vista econômico qual é o melhor tipo de tributação? Será justo tributarmos os trabalhadores pobres que compram casas? Quem é que realmente paga o imposto sobre bens de luxo?

Um comentário:

Rodrigo Taira (平) disse...

Por um bom tempo procurei esse livro pra comprar. Depois, desisti. Então, pouco tempo atrás encontrei-o na "Livraria da Travessa". Muito bom livro. Linguagem acessível, direta, fácil de entender.

Google+ Followers

Follow by Email